COMO SURGIU A IDEIA DE DAR DÍZIMO A UMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA? | JP Padilha
O dízimo é bíblico? Sim. Mas, o dízimo é cristão? NÃO. A lei do dízimo pertence à dispensação da Lei e era uma instituição puramente judaica. No Novo Testamento não há nenhum registro sequer dessa prática e, por cerca de 300 anos da história da Igreja, não encontramos os cristãos dizimando, até porque o dízimo consistia em sacrifícios de animais e colheitas das plantações.
A ORIGEM DO “DÍZIMO CRISTÃO”
E DO SALÁRIO DO CLERO
Cipriano (200-258 d.C.) foi o primeiro escritor “cristão” a mencionar a prática de sustentar financeiramente o “clero” – uma classe especial de homens considerados “líderes” da Igreja de Cristo. Cipriano argumentou em seus escritos antibíblicos que, da mesma forma que os levitas foram sustentados pelo dízimo no Velho Testamento, assim também o “clero cristão” deveria ser sustentado pelo dízimo – imposição que consiste em pagar 10% de sua renda a uma instituição religiosa. Todavia, isso representa uma das mais repugnantes ideias que alguém poderia ter com relação à Igreja. A partir do momento em que Cristo morre na cruz e ressuscita dentre os mortos, o sistema levítico está eliminado, juntamente com todo o tipo de lei mosaica e sacerdócio veterotestamentário. Na Igreja, todos os crentes são sacerdotes, tendo como Sumo Sacerdote Jesus Cristo, que está nos céus. Por essa razão, se um dito “sacerdote” demanda dízimo dos fieis da Igreja de Deus, ele está praticando HERESIA e estelionato! O pedido de Cipriano foi bem incomum naquele tempo e, por isso, não foi apoiado nem divulgado pelo povo cristão naquela época, mas, somente muito tempo depois.
Além de Cipriano, nenhum escritor cristão antes de Constantino (272 d.C. - 337 d.C.) jamais utilizou referências do Velho Testamento para impor sobre a Igreja a lei do dízimo. Foi somente no século IV, 300 anos depois de Cristo, que alguns líderes cristãos começaram a defender a lei do dízimo como prática cristã a fim de sustentar o clero. Mesmo assim, isso não chegou a ser comum entre os cristãos até o século VIII! Segundo o que podemos constatar na história, pelos primeiros 700 anos o dízimo quase não fora mencionado entre os cristãos, até mesmo entre as denominações religiosas que começaram a ser instituídas a partir do século IV por meio de Constantino. Vale ressaltar que, até que a institucionalização da Igreja começasse por volta do século IV no império romano, os cristãos se reuniam como Jesus havia ensinado em Mateus 18.20, dentro de suas casas e em lugares menos pretenciosos do que aquelas réplicas do templo judaico que vemos na ruína do testemunho cristão hoje. A judaização da Igreja começou exatamente no século IV, com Constantino. Porém, a ideia do dízimo, como já fora mencionado, já estava circulando pouco tempo antes com os ensinos de Cipriano.
DA TEORIA PARA A PRÁTICA
Para ser mais exato, o assim chamado “dízimo cristão” migrou do Estado para a Igreja. Na prática, tudo começou com o Estado tendo total influência sobre as denominações religiosas e vice-versa, como é o exemplo da Igreja Anglicana na Inglaterra e da Igreja Católica Romana na Itália. Na Europa Ocidental, exigir o dízimo da produção de alguém era cobrar o aluguel da terra que lhe era dada em arrendamento. Na medida em que a cobrança do aluguel de 10% era entregue à Igreja, esta aumentava sua quantidade de terras ao longo da Europa. Essa prática resultou em um novo significado relacionado a essa cobrança de 10%. Logo chegou a ser identificada com o dízimo levítico! Por conseguinte, o “dízimo cristão” como instituição foi baseado em uma fusão da prática do Velho Testamento com a instituição pagã (o Estado). Isto é, não podemos dizer que se trata de Judaísmo nem de Cristianismo, visto que nem Israel, nem a Igreja edificada por Cristo jamais exerceu esse tipo de “dízimo” em dinheiro pago a um “clero”.
Já no século XVIII, o “dízimo cristão” chegou a ser um requisito legal nas ditas “igrejas” em muitas áreas da Europa Ocidental. Nessa época, o conceito bíblico do dízimo judaico, como lei cerimonial praticada no Antigo Testamento, já havia desaparecido. O “dízimo cristão” tornou-se obrigatório ao longo da Europa cristã.
Em outras palavras, antes do século VIII, o “dízimo cristão” era um ato de oferta voluntária (o termo “dízimo” já havia sido implementado pelos líderes das mais variadas denominações religiosas). Mas, pelo fim do século X, ele passou a ser uma exigência legal para sustentar a Igreja Estatal – exigida pelo clero e colocada em vigor pelas autoridades seculares!
Infelizmente, com essa judaização da Igreja, a maioria das denominações religiosas modernas, principalmente aquelas conhecidas como “igreja evangélica”, dá continuidade ao ato de dizimar em dinheiro como uma exigência legal. Certamente você não vai ser castigado fisicamente por não dizimar. Porém, se você não for dizimista – isto se aplica à maioria das igrejas modernas – você será excluído das posições importantes do ministério da denominação a qual está afiliado e sempre será culpado e atacado de cima do púlpito das instituições ditas cristãs.
O SALÁRIO DO CLERO
Quanto à ideia do clero receber salários mensais, os ministros da Igreja de Deus não receberam salários durante os primeiros três séculos d.C. Durante 300 anos isso não é encontrado na história da Igreja. Porém, quando Constantino, líder estatal da igreja em Roma, entrou em cena, ele instituiu a prática de pagar um salário fixo ao clero. Esse salário era proveniente dos fundos eclesiásticos e das tesourarias municipais e imperiais. Assim, pois, nasceu o salário do clero, uma prática daninha que não tem resquício de apoio do Novo Testamento. Mas, isso não é tudo. O ato de pagar um salário ao assim chamado hoje “pastor” obriga-o a ser complacente com os homens. É a lei do “faça por merecer” (o dito “pastor” diz o que as pessoas querem ouvir e as pessoas dão dinheiro a ele por isso). O então pastor se torna escravo dos homens. O “vale refeição” do pastor está garantido na medida em que ele se faz simpático com a congregação. Assim, pois, ele nunca está à vontade para expressar-se livremente sem temer perder alguns fortes dizimistas. Esta é a praga do sistema do pastor assalariado.
CONCLUSÃO
Embora o dízimo seja bíblico, ele não é cristão. Jesus Cristo nunca ensinou isso aos cristãos e jamais impôs tal lei à Sua amada noiva – a Igreja. Os cristãos do século I não o observaram e por cerca de 300 anos o povo de Deus não o praticou. Dizimar não foi uma prática aceita em grande escala entre os cristãos até o século VIII! O ato da oferta voluntária no Novo Testamento é segundo a capacidade de cada um e este sim tem a ver com dinheiro e todo o tipo de posse, além de não ser uma imposição da Lei, mas sim um ato de caridade pessoal (1Co 16.1-2; 2Co 8.5,11-12). Os cristãos doavam AOS POBRES para ajudar a outros, a fim de apoiar obreiros apostólicos da Igreja, permitindo-lhes viajar e evangelizar (2Co 9.9). O apóstolo Paulo falou sobre “dar e receber” e deixou claro que não desejava servir de peso a ninguém (2Ts 3.8-9; Fp 4.15-19). NINGUÉM dentre os cristãos primitivos pediu dinheiro em troca de exercer seu ministério com honestidade. Um dos testemunhos da Igreja Primitiva foi o de revelar o quão liberais eram os cristãos com relação aos pobres e necessitados. Foi isso que fez com que gente de fora da Igreja, inclusive o filósofo Galeno, presenciasse o poder gigantesco e encantador da Igreja Primitiva e dissesse: “Olhe como se amam uns aos outros”.
Definitivamente, o dízimo pertence ao Velho Testamento, onde um sistema de tributação foi estabelecido para apoiar os pobres e onde havia um sacerdócio especial separado para ministrar ao Senhor. Com a vinda de Jesus Cristo, houve uma “mudança na lei” – o antigo acordo foi “cancelado” e “posto de lado”, dando lugar a um novo. Agora, todos somos sacerdotes – livres para entrar no “Santo dos santos”, isto é, na presença de Deus (Ap 1.6; 5.10; 1Pe 2.5,9; Hb 10.19-22; 13.15-16). A Lei, o velho sacerdócio e o dízimo foram crucificados com Cristo. Agora não há cortina do Templo, nem imposto do Templo, e não há um sacerdócio especial que se coloca entre Deus e o homem. O cristão está liberto da atadura da lei do dízimo e da obrigação de apoiar o sistema clerical inventado pelos homens.
– JP Padilha – Livro: “O Evangelho Sem Disfarces – Volume 4 – A verdade sobre dízimos e ofertas na Bíblia”
Livro disponível no Clube de Autores aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-volume-7
___________________________________________________
Acesse o blog do livro E-BOOK "O Evangelho Sem Disfarces" completo e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html
Coleção do livro “O Evangelho Sem Disfarces”:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-volume-4
Compre o livro “O EVANGELHO SEM DISFARCES” com todos os volumes reunidos em uma só obra aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-2
Compre o livro “A OBRA DA SALVAÇÃO” aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/a-obra-da-salvacao
Compre o livro “O FIM DOS TEMPOS” aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-fim-dos-tempos-2
OBSERVAÇÃO: Nesse site você encontra os volumes da coleção “O Evangelho Sem Disfarces” separados por tema. Basta rolar o mouse para baixo. Meus livros estão todos no link acima.
– Facebook JP Padilha
– Página JP Padilha
– BLOG JP Padilha: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– BLOG “O Evangelho Sem Disfarces”: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/
– YOUTUBE: https://www.youtube.com/@jppadilha7523/featured
Artigos sobre dízimos e ofertas segundo a Bíblia | JP Padilha
Graças a Deus temos visto algumas das ovelhas de Cristo acordando a tempo de sair deste sistema de coisas trazido do Judaísmo para a cristandade. Para quem deseja saber o que a Bíblia ensina sobre dízimos, ofertas diversas, etc., segue abaixo uma listinha básica dos artigos onde eu falo sobre o assunto:
A verdade sobre o Dízimo
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2019/10/a-verdade-sobre-o-dizimo-jp-padilha.html
Oferta voluntária na Igreja de Deus
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2019/10/oferta-voluntaria-na-igreja-de-deus-jp.html
Deus ordena que socorramos os mais necessitados da Igreja
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2019/11/deus-ordena-que-socorramos-os-mais.html
Jesus mandou dar o Dízimo?
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2019/11/jesus-mandou-dar-o-dizimo-jp-padilha.html
O Dízimo e a diversidade de leis da Bíblia
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/10/o-dizimo-e-diversidade-de-leis-da.html
UM ALERTA BÍBLICO – O Dízimo é uma ordenança contrária ao cristão
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/10/um-alerta-biblico-o-dizimo-e-uma.html
Por que a lei do Dízimo não é para os cristãos?
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2022/07/por-que-lei-do-dizimo-nao-e-para-os.html
Os judeus atuais ainda dão o Dízimo?
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2022/07/os-judeus-atuais-ainda-dao-o-dizimo-jp.html
Como surgiu a ideia de dar dízimo a uma instituição religiosa?
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2022/07/como-surgiu-ideia-de-dar-dizimo-uma.html
– JP Padilha – Artigos baseados no livro “O Evangelho Sem Disfarces – Volume 4 – A verdade sobre dízimos e ofertas na Bíblia”
Livro disponível no Clube de Autores aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-volume-7
___________________________________________________
Acesse o blog do livro E-BOOK "O Evangelho Sem Disfarces" completo e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html
Coleção do livro “O Evangelho Sem Disfarces”:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-volume-4
Compre o livro “O EVANGELHO SEM DISFARCES” com todos os volumes reunidos em uma só obra aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-2
Compre o livro “A OBRA DA SALVAÇÃO” aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/a-obra-da-salvacao
Compre o livro “O FIM DOS TEMPOS” aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-fim-dos-tempos-2
OBSERVAÇÃO: Nesse site você encontra os volumes da coleção “O Evangelho Sem Disfarces” separados por tema. Basta rolar o mouse para baixo. Meus livros estão todos no link acima.
– Facebook JP Padilha
– Página JP Padilha
– BLOG JP Padilha: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– BLOG “O Evangelho Sem Disfarces”: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/
– YOUTUBE: https://www.youtube.com/@jppadilha7523/featured
Desmascarando a heresia do Dízimo Cristão | JP Padilha
Graças a Deus temos visto algumas das ovelhas de Cristo acordando a tempo de sair deste sistema de coisas trazido do Judaísmo para a cristandade. Para quem deseja saber o que a Bíblia ensina sobre dízimo, segue abaixo uma listinha básica dos artigos que falam sobre o assunto:
A verdade sobre o Dízimo
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2019/10/a-verdade-sobre-o-dizimo-jp-padilha.html
Oferta voluntária na Igreja de Deus
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2019/10/oferta-voluntaria-na-igreja-de-deus-jp.html
Deus ordena que socorramos os mais necessitados da Igreja
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2019/11/deus-ordena-que-socorramos-os-mais.html
Jesus mandou dar o Dízimo?
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2019/11/jesus-mandou-dar-o-dizimo-jp-padilha.html
O Dízimo e a diversidade de leis da Bíblia
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/10/o-dizimo-e-diversidade-de-leis-da.html
UM ALERTA BÍBLICO – O Dízimo é uma ordenança contrária ao cristão
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/10/um-alerta-biblico-o-dizimo-e-uma.html
Por que a lei do Dízimo não é para os cristãos?
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2022/07/por-que-lei-do-dizimo-nao-e-para-os.html
Os judeus atuais ainda dão o Dízimo?
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2022/07/os-judeus-atuais-ainda-dao-o-dizimo-jp.html
Como surgiu a ideia de dar dízimo a uma instituição religiosa?
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2022/07/como-surgiu-ideia-de-dar-dizimo-uma.html
_______________________________________
Artigos de Mario Persona sobre o tema:
Devo dar o dízimo?
https://www.respondi.com.br/2007/01/devo-dar-o-dzimo.html?fbclid=IwAR2yhNmPuJ1vpwn-IZKnY8LTSN1RegNnZQyS8pnpTICJCwk7CXr3JKRwiQM
O cristão deve dar dízimo ou ofertas?
https://www.respondi.com.br/2010/04/o-cristao-deve-dar-dizimo-ou-ofertas.html?fbclid=IwAR1tX0U8jgAyAtEM1S0lBB3zPBY2HnERrmGZWilPkpE5TNoRxewqsBCtlfM
Não existe dízimo na doutrina dos apóstolos?
https://www.respondi.com.br/2017/03/nao-existe-dizimo-na-doutrina-dos.html?fbclid=IwAR0XbSowSDN_cQ70E8uaRK_Idtd5ZAgO-z-00-d7tHXqpjj1ptciIs3Ks-Y
Se não dizimar, para quê batizar?
https://www.respondi.com.br/2017/10/se-nao-dizimar-para-que-batizar.html?fbclid=IwAR1fF09m90zAzLD1o7JfhKy5J2U5c0_h9MKq2Po_cYyVs8t3zoBnyyyPMMg
Hebreus 7 ensina que devemos dar o dízimo?
https://www.respondi.com.br/2013/07/hebreus-7-ensina-que-devemos-dar-o.html?fbclid=IwAR3_dLNRLOrhr82K70AiD8RJdc2c1nNqq1JxOIkvyYa8wcC7vshXmfSzJ7Q
Você é dizimista?
https://www.respondi.com.br/2006/12/voc-dizimista.html?fbclid=IwAR2TJVbwdZnnML7iCeYkVZzTQaaYDs-zZVdA6J2ksCMFnAn4O7pHNaQOh1M
Como usar os recursos da coleta?
https://www.respondi.com.br/2016/10/como-usar-os-recursos-da-coleta.html?fbclid=IwAR3qwf2x5mhmfoIqnIQQJnjC_eg-9q1x61lQ7AEZK9e7WLZWMBdjzpBRov8
Devo dividir meus bens com o "bispo primaz"?
https://www.respondi.com.br/2012/05/devo-dividir-meus-bens-com-o-bispo.html?fbclid=IwAR3jS5Xy1aEXyxNEjP8vUQF2RxpgwF5SqvSsVa2xm5lhJDxC4FZJts6bjag
Como fazer uma campanha ou propósito para com Deus?
https://www.respondi.com.br/2017/04/como-fazer-uma-campanha-ou-proposito.html?fbclid=IwAR15NQ1gADNwe_DLkawh0mhxo8N0CNwGLiBgZ1vCRri3PJ9F_Jrhzm21FfA
Devo vender tudo e dividir com outros cristãos?
https://www.respondi.com.br/2009/01/devo-vender-tudo-e-dividir-com-outros.html?fbclid=IwAR1b7JRH4mFv_bLXvzZOttzsbgKv3h23DAx8a21Zy10U57jQIUIVOyqPhN8
Por que não posso ofertar?
https://www.respondi.com.br/2013/08/por-que-nao-posso-ofertar.html?fbclid=IwAR2QdT5v-ePV2x2MWiZXHPD1n-nQ7Mk1hpBXyd-LrRb3ly3ZdFXElfSDpZ4
Devemos ter tudo em comum como os primeiros cristãos?
https://www.respondi.com.br/2012/07/devemos-ter-tudo-em-comum-como-os.html?fbclid=IwAR11RzTn7g_GSBgI_ZN9D7PTgdaq1k8PpnwhwU2c_Rq1bGHUti1cmSotPfY
Devo continuar colaborando com a denominação?
https://www.respondi.com.br/2011/07/devo-continuar-colaborando-com.html?fbclid=IwAR1T7H8aVOvlg5DEBrZmiDIgYxzOkTxe4KoFC3FZQo315zJjjN3pDk6DGeM
Você ganha dinheiro pregando o evangelho na Internet?
https://www.respondi.com.br/2017/03/voce-ganha-dinheiro-pregando-o.html?fbclid=IwAR1gfIOtzJyD_Y9UEcwWS67ZP8dfyPiRbz4z9z4XmIgvrk-ud_5mDoib8H0
Posso pedir dinheiro para a obra do evangelho?
https://www.respondi.com.br/2016/01/posso-pedir-dinheiro-para-obra-do.html?fbclid=IwAR2vvRbwSodO7p_7xTEcw1LJMwwfKoB2UvDgQj02pJlEfBsvn8v7t7vwYKs
Como os pregadores da TV conseguem tirar dinheiro das pessoas?
https://www.respondi.com.br/2017/12/como-os-pregadores-da-tv-conseguem.html?fbclid=IwAR2BEgzEo12STXkxicPy51C2leQXRrpfF3juU1HbFcvy_mc7qKiA4TK7bMk
– JP Padilha
Compre já o seu exemplar do livro “O Evangelho Sem Disfarces – Volume 4 – A verdade sobre dízimos e ofertas na Bíblia” (link abaixo).
Livro disponível no Clube de Autores aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-volume-7
___________________________________________________
Acesse o blog do livro E-BOOK "O Evangelho Sem Disfarces" completo e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html
Coleção do livro “O Evangelho Sem Disfarces”:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-volume-4
Compre o livro “O EVANGELHO SEM DISFARCES” com todos os volumes reunidos em uma só obra aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-2
Compre o livro “A OBRA DA SALVAÇÃO” aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/a-obra-da-salvacao
Compre o livro “O FIM DOS TEMPOS” aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-fim-dos-tempos-2
OBSERVAÇÃO: Nesse site você encontra os volumes da coleção “O Evangelho Sem Disfarces” separados por tema. Basta rolar o mouse para baixo. Meus livros estão todos no link acima.
– Facebook JP Padilha
– Página JP Padilha
– BLOG JP Padilha: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– BLOG “O Evangelho Sem Disfarces”: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/
– YOUTUBE: https://www.youtube.com/@jppadilha7523/featured
UM ALERTA BÍBLICO – O Dízimo é uma ordenança contrária ao cristão | JP Padilha
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo (...); e, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ‘ordenanças’, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto, NINGUÉM VOS JULGUE pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos SÁBADOS*, que são SOMBRAS DAS COISAS FUTURAS, mas o corpo é de Cristo. Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus. SE, POIS, ESTAIS MORTOS COM CRISTO QUANTO AOS RUDIMENTOS DO MUNDO, POR QUE VOS CARREGAM AINDA DE ORDENANÇAS, COMO SE VIVÊSSEIS NO MUNDO, TAIS COMO: NÃO TOQUES, NÃO PROVES, NÃO MANUSEIES? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma APARÊNCIA DE SABEDORIA, EM DEVOÇÃO VOLUNTÁRIA, humildade, e em disciplina do corpo, MAS NÃO SÃO DE VALOR ALGUM SENÃO PARA A SATISFAÇÃO DA CARNE” (Colossenses 2.8-23).
"O Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: ‘O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis?’ diz o Senhor, ‘ou qual é o lugar do meu repouso’"? (Atos 7.48-49).
Na dispensação da lei, Deus habitava no Templo de Jerusalém, e ali era depositado o dízimo pelos judeus:
"Então haverá um lugar que escolherá o Senhor vosso Deus para ali fazer HABITAR O SEU NOME; ali trareis tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos DÍZIMOS, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que fizerdes ao Senhor" (Deuteronômio 12.11).
Na dispensação da graça o Senhor não habita em templos de tijolos (At 7.48-49). Portanto, não adianta você pensar que estará o agradando com "sacrifícios" e "holocaustos" (dízimos), ainda que isso fosse possível hoje. Na dispensação da lei, o Senhor habitava exatamente no Templo de Jerusalém, onde Ele mesmo escolheu para habitar o Seu Nome (Dt 12.11). Aquele que não cumpria com a lei do Dízimo estava sujeito à pena de morte por desobediência.
Nota*
A palavra Sábado em hebraico é Shabbath – Dia judaico dedicado ao descanso e ao culto. Mas, para o cristão, Cristo é o verdadeiro Sábado, pois, Nele somos convidados a descansar todos os dias (Mt 11.28). A "guarda do sábado" também era um sinal ou aliança apenas para os filhos de Israel e para ninguém mais. Todavia, havia uma profecia ou promessa de que Deus faria cessar os “sábados” (Os 2.11). Assim acontece com o dízimo – ele cessou juntamente com todas as ordenanças judaicas. Jesus aboliu o Velho Testamento (2Co 3). Para o cristão, o Velho Testamento é um livro de tipos e figuras.
Alguém pode perguntar: Mas, e os dez mandamentos? A resposta é simples: Todos os dez mandamentos estão contidos no Novo Testamento para os cristãos obedecerem, com exceção da guarda do sábado. Cristo toma para Si o Senhorio total e supremo sobre o Sábado, tornando-se o descanso perpétuo dos crentes (Mc 2.27-28). Por falta de espaço, deixaremos para falar sobre o Sábado Judaico em outra ocasião.
– JP Padilha – Livro: “O Evangelho Sem Disfarces – Volume 4 – A verdade sobre dízimos e ofertas na Bíblia”
Livro disponível no Clube de Autores aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-volume-7
___________________________________________________
Acesse o blog do livro E-BOOK "O Evangelho Sem Disfarces" completo e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html
Coleção do livro “O Evangelho Sem Disfarces”:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-volume-4
Compre o livro “O EVANGELHO SEM DISFARCES” com todos os volumes reunidos em uma só obra aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-2
Compre o livro “A OBRA DA SALVAÇÃO” aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/a-obra-da-salvacao
Compre o livro “O FIM DOS TEMPOS” aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-fim-dos-tempos-2
OBSERVAÇÃO: Nesse site você encontra os volumes da coleção “O Evangelho Sem Disfarces” separados por tema. Basta rolar o mouse para baixo. Meus livros estão todos no link acima.
– Facebook JP Padilha
– Página JP Padilha
– BLOG JP Padilha: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– BLOG “O Evangelho Sem Disfarces”: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/
– YOUTUBE: https://www.youtube.com/@jppadilha7523/featured
Assinar:
Comentários (Atom)
QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?
Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai". Você ...
-
Este artigo se trata de uma exortação aos que inutilmente se esforçam em “agradar a Deus” com porcentagens monetárias fixas e mensais em...
-
Depois que descobrimos que a lei do dízimo não é uma ordem de Deus para a Igreja, fica a seguinte pergunta: Se não somos ordenados a dizim...
-
Embora não exista o dízimo na doutrina dos apóstolos, nos é comunicado sobre a beneficência no Corpo de Cristo, isto é, o ato de socorrer ...







