Doze perguntas que devem ser feitas aos pós-tribulacionistas | JP Padilha


1) Se a Igreja não participou das primeiras 69 Semanas de Daniel (Dn 9.25), por que ela participaria da Septuagésima Semana (Dn 9.24-27), quando, enfim, as sete semanas restantes (a Tribulação) serão cumpridas?

2) Se Mateus 24.16 diz respeito à Igreja, eu devo me mudar para a Judéia para poder fugir para os montes quando o Anticristo atacar Jerusalém? O que farão os crentes que moram em lugares planos?

3) "Orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado" (Mateus 24.20). Que diferença isso faz para os crentes brasileiros ou africanos, por exemplo? E o que a Igreja tem a ver com o Sábado?

4) Se a Igreja estará aqui na terra durante a Tribulação, para onde seremos arrebatados, já que, após Sua vinda visível, Jesus ficará na terra por mil anos? A gente sobe e desce sem ao menos saber o que é desfrutar das promessas de Jesus de que teríamos um tempo significativo à mesa do Senhor no Céu (Sua Casa – Jo 14.2-3; 1Ts 4.16-17)? E quanto ao Tribunal de Cristo ao qual temos que comparecer também no Céu (2Co 5.10; 1Co 3.12-15)? Como daria tempo de fazer tudo isso e voltar imediatamente para a terra para reinar com Cristo no Milênio? Lembrando aqui que o Tribunal de Cristo é somente para os crentes e não tem caráter condenatório, mas de apreciação das obras praticadas por cada um.

5) Se a sétima trombeta de Apocalipse é a última trombeta de 1 Coríntios 15.52, por que só ela é chamada de “trombeta de Deus”? As outras seis não são trombetas de Deus?

6) Se a sétima trombeta de Apocalipse é a última, por que a Tribulação não termina no capítulo 11?

7) 1 Tessalonicenses 4.16 diz que os mortos devem ressuscitar primeiro. Por que cargas d’água não há ressurreição de mortos antes da sétima trombeta de Apocalipse, já que ela é a última?

8 ) Por que as Bodas do Cordeiro (Ap 19.7) acontecem antes do fim da Grande Tribulação (Ap 19.11 – metade da Septuagésima Semana de Daniel – 3 anos e meio), já com uma multidão arrebatada? Em que momento se deu o arrebatamento dessa multidão?

9) Por que nenhum pós-tribulacionista menciona o “casamento judaico” e a “colheita de Israel” na escatologia, mesmo Jesus tendo usado as duas analogias na sua fala?

10) Se Apocalipse 14 fala da colheita das uvas, quando foi que ocorreram a colheita da cevada e do trigo no âmbito profético? Cevada (Nissan), trigo (Sivan), uvas (Av).

11) Jesus, no final do texto de Mateus 23.39, diz que eles não o verão mais, até que digam: "Bendito o que vem em nome do Senhor". Onde Jesus disse que a Igreja só o verá no final da Grande Tribulação, se o discurso era com os judeus e fariseus e não com a igreja? (A Igreja nem mesmo existia nesse contexto. Ela veio a ser instituída em Atos 2, com a descida do Espírito Santo)

12) Se a Igreja é arrebatada no final da Grande Tribulação, por que Satanás será preso por mil anos (Ap 20.1-3) se os ímpios da Tribulação estarão mortos (Mt 25.31-46 – Separação entre bodes e ovelhas)? A quem Satanás tentará aqui na terra se a Igreja for arrebatada no final da Grande Tribulação?

O dia em que aparecer um teólogo do pacto, aliancista e/ou pós-tribulacionista que responda a essas perguntas sem distorcer as Escrituras, sem retirar algo delas ou acrescentar ideias próprias a elas, eu deixo de ser dispensacionalista e paro de crer no Arrebatamento da Igreja que ocorrerá antes da Tribulação vindoura (Pré-tribulacionismo – 1Ts 4.16-17).

– JP Padilha
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