O QUE É A NOVA ALIANÇA PROMETIDA POR DEUS? | JP Padilha
Os teólogos do Pacto (aliancistas, se assim preferir) não veem problema em inferir coisas das Escrituras para fazê-las encaixar em sua interpretação. Chamamos a isso de “fator de correção arbitrária”. Um exemplo disso é a invenção dos termos “Pacto das Obras” e “Pacto da Graça” — dos quais as Escrituras não fazem qualquer menção. Eles também dizem que a “nova aliança” (ou “novo pacto”, ou “novo concerto”, dependendo da tradução) foi feita no tempo presente com a Igreja. Todavia, não existe nada nas Escrituras que ensine isso. Cada vez que é mencionada a Nova Aliança ou Pacto, as Escrituras declaram que não é algo que foi feito agora, mas algo que será feito no futuro com Israel. O Senhor diz: “estabelecerei uma nova aliança” e não “estabeleci uma nova aliança”. “Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois ‘daqueles dias’*, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (Jeremias 31.31-33). “Depois daqueles dias” significa “depois da Tribulação” de sete anos que virá sobre a terra (Dn 9.24-27; Mt 24).
As Escrituras dizem claramente que essa aliança ou pacto será “com a casa de Israel e com a casa de Judá” — não com a Igreja (Hb 8.8-12). Em contraste, as bênçãos cristãs são, via de regra, vistas como possessão presente dos crentes (Ef 1.3-14 – “... fomos feitos...”), enquanto as bênçãos para Israel na profecia são futuras. O apóstolo Paulo confirma isso declarando que “as alianças” e “as promessas” pertencem aos seus conterrâneos. Ele qualifica com exatidão quem são eles, não deixando qualquer margem para dúvida, ao dizer: “meus parentes segundo a carne, que são israelitas” (Rm 9.3-4). Isso jamais poderia ser interpretado como uma companhia de crentes espirituais dos dias de hoje que tenham sido chamados dentre os gentios, como ensinam os teólogos do Pacto.
Por exemplo, em Hebreus 4 o autor menciona que “resta ainda um repouso para o povo de Deus” (Hb 4.9). Isso se refere a algo que irá ocorrer depois que terminar o tempo do Cristianismo na terra. Tem a ver com um dia futuro quando o Senhor introduzirá o Seu povo em seu descanso final. Além disso, os capítulos 5 ao 7 falam do sacerdócio de Cristo sendo segundo a ordem de “Melquisedeque”. Este é um aspecto futuro e milenial de Seu sacerdócio, quando Ele irá reinar como Rei e Sacerdote por mil anos na terra, e um remanescente de Israel será abençoado por Ele (Zc 6.13; Sl 110.1-4; Ap 20.2-7). No capítulo 8 o autor de Hebreus mostra que a Nova Aliança será estabelecida “com a casa de Israel e com a casa de Judá”. O Senhor insiste que isso ainda não foi feito, mas que é algo que irá fazer no futuro (“Estabelecerei...” – Hb 8.8-12).
O capítulo 10 menciona o Novo Pacto ou Aliança mais uma vez, e deixa claro que é algo que Ele ainda fará com Israel no futuro (“Esta é a aliança que farei com eles depois daqueles dias” – Hb 10.16). No capítulo 12 temos a promessa de que o Senhor irá abalar “não só a terra, senão também o céu” (Hb 12.26-29), o que se refere ao tempo quando Seus juízos cairão sobre a terra. Sabemos das Escrituras dos Profetas que essas coisas serão entendidas por Israel quando essa nação for restaurada ao Senhor e abençoada em Seu reinado público.
– JP Padilha
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