SOMOS SALVOS PELAS OBRAS OU PELA GRAÇA? – Parte 2
"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia" (Isaías 64.6).
No texto original, a expressão "trapo da imundícia" é "pano de menstruação". Ou seja, se você considerar o fato de que Deus coloca nossas justiças no mesmo nível de um absorvente higiênico usado, vai perceber que não existe nem reciclagem para nossas boas obras.
Mas, vamos à pergunta: A salvação é somente pela graça, mediante a fé em Jesus Cristo, ou pela fé em Jesus Cristo somada às obras? Esta talvez seja a questão mais importante em toda a Teologia Cristã. Esta questão foi a causa da Reforma Protestante – a divisão entre os protestantes e o católicos romanos. Esta questão é uma diferença fundamental entre o Cristianismo bíblico e a maioria das seitas pseudo-cristãs. A salvação é somente pela fé ou pela fé mais as obras humanas? Dito de uma forma mais bíblica, sou salvo por crer em Jesus, ou tenho que crer em Jesus e, além disso, fazer certas coisas?
Além da fé, as obras necessárias para a salvação se diferem em vários círculos religiosos. Muitos grupos mencionam o batismo nas águas como uma obra que deve ser acrescentada à fé para a salvação – se não for batizado, não é salvo. Alguns vão ainda mais longe: é preciso ser batizado pelo ministro certo, usando o método certo, dizendo as palavras certas.
Outros sugerem diferentes ritos a serem observados para sermos salvos, mas a fórmula é sempre fé + [preencher o espaço em branco]. A salvação é através da fé + receber a missa, fé + confissão, fé + dízimo, etc.
Muitas passagens da Bíblia ensinam que a salvação ocorre somente através da fé em Jesus Cristo e nada mais, e não pela fé mais obras. Efésios 2.8-9, por exemplo, está redigido de forma clara e inequívoca: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie”. De grande importância é a palavra Graça, que se refere às bênçãos de Deus sobre indignos. A própria definição da graça nega todas as tentativas de conquistar a salvação por meio do próprio esforço. Paulo apresenta esse argumento ao falar da escolha do remanescente de Israel que será salvo por Deus futuramente: “Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente (de Israel), segundo a eleição da graça. E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça” (Romanos 11.5-6 – grifo meu).
Outras passagens que ensinam claramente a salvação somente pela graça, mediante a fé em Jesus Cristo, e que somos justificados somente pela fé, incluem Atos 16.31; Romanos 3.28; 4.5; 5.1; Gálatas 2.16; 3.24; Efésios 1.13; Filipenses 3.9.
“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei” (Romanos 3.28).
Existem algumas passagens bíblicas que, à primeira vista, parecem ensinar a salvação através “da fé e das obras”. Uma delas é Tiago 2.24, que parece dizer que a justificação é pela fé mais as obras: “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente”. Este aparente problema é resolvido examinando-se todo o argumento de Tiago em sua epístola. Tiago está refutando a ideia de que uma pessoa possui fé salvadora sem produzir boas obras (cf. Tg 2.17-26). A fé genuína em Cristo, diz Tiago, produzirá uma mudança radical de vida e resultará em boas obras. Tiago não está dizendo que a justificação é pela fé mais as obras, mas que uma pessoa que é verdadeiramente justificada pela fé terá boas obras em sua vida (por menores que sejam). As obras são uma demonstração exterior – uma consequência – da fé genuína em Cristo (Tg 2.14, 17, 20, 26) – e é essa demonstração exterior que serve de testemunho de que o crente é mesmo um genuíno crente à vista de outras pessoas. Ou seja, Tiago não está dizendo que somos salvos pelas obras, mas salvos PARA as boas obras, como é dito em Efésios 2.10: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus PARA as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”.
Paulo diz que aqueles que têm verdadeira fé em Jesus Cristo estarão “zelosos de boas obras” (Tito 2.14). Falando mais uma vez de Efésios 2, eu gostaria de enfatizar este ensino por meio de dois versículos que provam que as boas obras são a consequência de sermos salvos e não um pré-requisito para a salvação. Em Efésios 2, imediatamente após ensinar que somos salvos pela graça, mediante a fé, e não pelas obras (Ef 2.8-9), Paulo diz que fomos criados “para as boas obras” (Efésios 2.10). Ele praticamente disse o que Tiago diria mais tarde a respeito das boas obras como sendo a marca de um verdadeiro salvo, e não um ingresso para entrar no Céu. Nossas obras não podem nos salvar. A salvação vem pela graça de Deus através da fé, e essa fé se manifesta em boas obras. As obras seguem a fé e são uma prova dela.
Se vamos dizer que somos salvos pelas obras, devemos qualificar as obras de QUEM. Não somos salvos pelas nossas próprias obras, por mais meritórias que sejam aos nossos olhos. Somos salvos unicamente pela obra de Cristo em nosso favor. Sua morte e Sua ressurreição são as obras que nos salvam. Recebemos o nosso Salvador pela fé (Jo 1.12).
Leia mais sobre o assunto nos links abaixo:
Somos salvos pelas obras ou pela graça? – Parte 1
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/05/somos-salvos-pelas-obras-ou-pela-graca_12.html
Somos salvos pelas obras ou pela graça? – Parte 3
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/05/somos-salvos-pelas-obras-ou-pela-graca_14.html
O que significa Propiciação na Bíblia?
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/02/o-que-significa-propiciacao-na-biblia.html
A certeza da salvação
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/04/a-certeza-da-salvacao-jp-padilha.html
– JP Padilha
___________________________________________________
Acesse o blog do livro E-BOOK "O Evangelho Sem Disfarces" completo e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html
– Fonte 1: Facebook JP Padilha
– Fonte 2: Página JP Padilha
– Fonte 3: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– Fonte 4: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?
Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai". Você ...

-
Está provado que a compreensão da profecia bíblica é progressiva – à medida que os eventos mundiais continuam a se desdobrar, os elementos q...
-
1. O AUTOR DO PECADO 2. O AUTOR DE CONFUSÃO 3. POR QUE DEUS CRIOU O MAL? 4. LIBERDADE COMPATIBILISTA
-
Apologética é fácil, mas ela é freqüentemente dificultada por tradições antibíblicas e suposições irracionais. Quando cristãos reformados ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário