DEVEMOS ORAR PELA PAZ DE JERUSALÉM? | JP Padilha

Antes de tirar qualquer conclusão precipitada, preste muita atenção ao contexto desta passagem para que você não confunda Israel com a Igreja. Aqui será provado que orar pela paz de Jerusalém não é exatamente o que Deus requer de Seu povo celestial – a Igreja. Vamos entender melhor este assunto?

“Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam. Reine paz dentro de teus muros e prosperidade nos teus palácios. Por amor dos meus irmãos e amigos, eu peço: haja paz em ti! Por amor da Casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem” (Salmos 122.6-9).

Embora este salmo seja uma exortação a orar por Jerusalém, não significa que os cristãos devam orar pela paz de Jerusalém. Somos exortados a abençoar Jerusalém e orar para que os judeus se convertam a Cristo, não para que Jerusalém tenha paz sem Cristo, o qual os judeus têm rejeitado desde Sua primeira vinda. O rei Davi era judeu e o salmo 122 está endereçado ao remanescente judeu fiel para que ore pela paz terrena de Jerusalém.

Embora a Igreja não seja exortada a orar pela paz de Jerusalém e sim a orar por sua conversão, Deus prometeu bênçãos sobre aqueles que abençoam Israel e maldições sobre aqueles que a amaldiçoam: “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12.3). Como Jerusalém é retratada como o centro da vida judaica, segue-se que aqueles que a abençoam receberão bênçãos também.

Abençoar Jerusalém não é o mesmo que orar por ela. Orar pela paz de Jerusalém não faz nenhum sentido para o cristão, principalmente sabendo o que hoje ocorre ali e tendo consciência das guerras e tribulações ainda reservadas para aquela cidade e para o povo judeu até que o Reino de Cristo seja estabelecido na terra. Nossa oração deve ser inteligente e devemos aprender com o Senhor, que não orava pelo mundo, mas pelos que eram Seus. "Eu rogo por eles [os discípulos]; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus" (João 17.9).

Portanto, entendo que devemos orar para que os que hoje vivem em Jerusalém se convertam a Cristo, e para que os cristãos que estão ali sejam guardados do mal. Depois do arrebatamento da Igreja, cerca de dois terços da população de judeus existentes naquela terra serão dizimados. Sendo assim, o pior lugar para um judeu estar hoje é justamente na terra de Israel. "E acontecerá em toda a terra, diz o SENHOR, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela" (Zacarias 13.7-9).

Os salmos não são cristãos, isto é, não foram escritos por cristãos e para cristãos, muito embora nós possamos ser edificados, consolados e exortados por eles. Por isso os cristãos não oram pela paz de Jerusalém, mas pela paz da Igreja, que é o Corpo de Cristo e ao qual estão ligados todos os salvos. "Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação" (Efésios 4.1-4).

Os salmos são judaicos em sua essência e sua visão é de um povo terreno de Deus vivendo na terra. Todo o Salmo 122 e a passagem que vimos no início do artigo, no versículo 6 – "Orai pela paz em Jerusalém" – pertence ao futuro. Ali é o remanescente de judeus fiéis que é exortado a orar pela paz de Jerusalém, porque, afinal, eles estão morando nela. Veja todo o contexto para entender isso melhor:

"Cântico dos degraus, de Davi – Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR [isto significa que o Templo terá sido reconstruído]. Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém [o remanescente judeu fiel que irá se converter após o arrebatamento é visto aqui fisicamente dentro de Jerusalém]. Jerusalém está edificada como uma cidade que é compacta. Onde sobem as tribos, as tribos do SENHOR, até ao testemunho de Israel, para darem graças ao nome do SENHOR. Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi. Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti. Por causa da casa do SENHOR nosso Deus, buscarei o teu bem” (Salmos 122.1-9).

Observe que eles dizem estar com seus pés dentro de Jerusalém. Trata-se ali do remanescente de judeus fiéis que irão se converter após o arrebatamento da Igreja, sofrerão os horrores da perseguição na grande tribulação, até colocarem seus pés na cidade que Deus escolheu para eles, Jerusalém.

Orar pela paz de Jerusalém não é uma ordem direcionada à Igreja, mas abençoar o povo de Jerusalém e todo o Israel sim. Orar é uma coisa; abençoar é outra. A oração que devemos fazer por Jerusalém é para que se convertam a Cristo – esta é a ordem para a Igreja. Devemos orar pela conversão de todos, embora saibamos que nem todos irão se converter.

Jerusalém será o palco do retorno de Cristo (At 1.11; Zc 14.4), e naquele tempo Ele estabelecerá paz permanente com seus muros. Todos os que ficarem na terra e se converterem na Tribulação após o arrebatamento da Igreja devem estar aguardando ansiosamente o retorno do Rei de Israel e orando pelo tempo em que o Príncipe da Paz reinará em Jerusalém por mil anos (Ap 20.2-6).

ATENÇÃO:
Não confunda a segunda vinda de Cristo com o arrebatamento da Igreja, o qual ocorre no mínimo sete anos antes da Sua segunda vinda (Dn 9.24-27; Mt 24). A Igreja será arrebatada antes do tempo da Tribulação (1Ts 4.16-17; Ap 3.10). Ficarão na terra aqueles que não ouviram o evangelho da graça porque não tiveram tempo para ouvir e os que ouviram, mas não creram. Para os que ouviram e não creram não haverá uma segunda chance. Todavia, para aqueles que não tiveram tempo de ouvir, terá uma segunda chance de se converterem por meio do evangelho do Reino, que será pregado pelo remanescente judeu fiel e que anuncia o retorno do Rei de Israel (Mt 24.14). Preste muita atenção na diferença entre o arrebatamento e a segunda vinda – Arrebatamento é quando o Senhor vem para os Seus santos (Jo 14.2-3); a Segunda Vinda de Cristo ocorre mais tarde, quando Ele vem com os Seus santos que foram levados à glória no Arrebatamento (Jd 14; Zc 14.5b). No Arrebatamento Ele vem para libertar a Igreja (1Ts 1.10); em Sua Segunda Vinda Ele vem para libertar Israel (Sl 6.1-4).

Para melhor entendimento sobre a diferença entre Arrebatamento e Segunda Vinda, clique neste link:
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2019/08/a-diferenca-entre-o-arrebatamento-e.html

PENSE BEM ANTES DE MALDIZER ISRAEL

"Deus tirou os israelitas do Egito e luta por eles como um touro selvagem. Eles devoram as nações inimigas, quebram os ossos dos seus soldados e os matam com as suas flechas. Israel é como um leão poderoso: quando está dormindo, ninguém tem coragem para acordá-lo. Quem abençoar o povo de Israel será abençoado; e quem o amaldiçoar será amaldiçoado" (Números 24.8-9).

Shalom Adonai!

– JP Padilha
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