Antes de
tirar qualquer conclusão precipitada, preste muita atenção ao contexto desta
passagem para que você não confunda Israel com a Igreja. Aqui será provado que
orar pela paz de Jerusalém não é exatamente o que Deus requer de Seu povo
celestial – a Igreja. Vamos entender melhor este assunto?
“Orai pela paz de Jerusalém! Sejam
prósperos os que te amam. Reine paz dentro de teus muros e prosperidade nos
teus palácios. Por amor dos meus irmãos e amigos, eu peço: haja paz em ti! Por
amor da Casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem” (Salmos 122.6-9).
Embora este salmo seja uma exortação a orar por Jerusalém, não significa que os
cristãos devam orar pela paz de Jerusalém. Somos exortados a abençoar Jerusalém
e orar para que os judeus se convertam a Cristo, não para que Jerusalém tenha
paz sem Cristo, o qual os judeus têm rejeitado desde Sua primeira vinda. O rei
Davi era judeu e o salmo 122 está endereçado ao remanescente judeu fiel para
que ore pela paz terrena de Jerusalém.
Embora a Igreja não seja exortada a orar pela paz de Jerusalém e sim a orar por
sua conversão, Deus prometeu bênçãos sobre aqueles que abençoam Israel e
maldições sobre aqueles que a amaldiçoam: “E
abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti
serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12.3). Como Jerusalém é
retratada como o centro da vida judaica, segue-se que aqueles que a abençoam
receberão bênçãos também.
Abençoar Jerusalém não é o mesmo que orar por ela. Orar pela paz de Jerusalém
não faz nenhum sentido para o cristão, principalmente sabendo o que hoje ocorre
ali e tendo consciência das guerras e tribulações ainda reservadas para aquela
cidade e para o povo judeu até que o Reino de Cristo seja estabelecido na
terra. Nossa oração deve ser inteligente e devemos aprender com o Senhor, que
não orava pelo mundo, mas pelos que eram Seus. "Eu rogo por eles
[os discípulos]; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste,
porque são teus" (João 17.9).
Portanto, entendo que devemos orar para que os que hoje vivem em Jerusalém se
convertam a Cristo, e para que os cristãos que estão ali sejam guardados do
mal. Depois do arrebatamento da Igreja, cerca de dois terços da população de
judeus existentes naquela terra serão dizimados. Sendo assim, o pior lugar para
um judeu estar hoje é justamente na terra de Israel. "E acontecerá
em toda a terra, diz o SENHOR, que as duas partes dela serão extirpadas, e
expirarão; mas a terceira parte restará nela" (Zacarias 13.7-9).
Os salmos não são cristãos, isto é, não foram escritos por cristãos e para
cristãos, muito embora nós possamos ser edificados, consolados e exortados por
eles. Por isso os cristãos não oram pela paz de Jerusalém, mas pela paz da
Igreja, que é o Corpo de Cristo e ao qual estão ligados todos os salvos. "Procurando
guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só
Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa
vocação" (Efésios 4.1-4).
Os salmos são judaicos em sua essência e sua visão é de um povo terreno de Deus
vivendo na terra. Todo o Salmo 122 e a passagem que vimos no início do artigo,
no versículo 6 – "Orai pela paz em Jerusalém" –
pertence ao futuro. Ali é o remanescente de judeus fiéis que é exortado a orar
pela paz de Jerusalém, porque, afinal, eles estão morando nela. Veja todo o
contexto para entender isso melhor:
"Cântico dos degraus, de Davi – Alegrei-me quando me disseram: Vamos
à casa do SENHOR [isto significa que o Templo terá sido reconstruído].
Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém [o remanescente
judeu fiel que irá se converter após o arrebatamento é visto aqui fisicamente
dentro de Jerusalém]. Jerusalém está edificada como uma cidade que é compacta.
Onde sobem as tribos, as tribos do SENHOR, até ao testemunho de Israel, para
darem graças ao nome do SENHOR. Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da
casa de Davi. Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. Haja
paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. Por causa
dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti. Por causa da casa do SENHOR nosso
Deus, buscarei o teu bem” (Salmos
122.1-9).
Observe que eles dizem estar com seus pés dentro de Jerusalém. Trata-se ali do remanescente
de judeus fiéis que irão se converter após o arrebatamento da Igreja, sofrerão
os horrores da perseguição na grande tribulação, até colocarem seus pés na
cidade que Deus escolheu para eles, Jerusalém.
Orar pela paz de Jerusalém não é uma ordem direcionada à Igreja, mas abençoar o
povo de Jerusalém e todo o Israel sim. Orar é uma coisa; abençoar é outra. A
oração que devemos fazer por Jerusalém é para que se convertam a Cristo – esta
é a ordem para a Igreja. Devemos orar pela conversão de todos, embora saibamos
que nem todos irão se converter.
Jerusalém será o palco do retorno de Cristo (At 1.11; Zc 14.4), e naquele
tempo Ele estabelecerá paz permanente com seus muros. Todos os que ficarem na
terra e se converterem na Tribulação após o arrebatamento da Igreja devem estar
aguardando ansiosamente o retorno do Rei de Israel e orando pelo tempo em que o
Príncipe da Paz reinará em Jerusalém por mil anos (Ap 20.2-6).
ATENÇÃO:
Não confunda a segunda vinda de Cristo com o arrebatamento da Igreja, o qual
ocorre no mínimo sete anos antes da Sua segunda vinda (Dn 9.24-27; Mt 24). A
Igreja será arrebatada antes do tempo da Tribulação (1Ts 4.16-17; Ap 3.10).
Ficarão na terra aqueles que não ouviram o evangelho da graça porque não
tiveram tempo para ouvir e os que ouviram, mas não creram. Para os que ouviram
e não creram não haverá uma segunda chance. Todavia, para aqueles que não
tiveram tempo de ouvir, terá uma segunda chance de se converterem por meio do
evangelho do Reino, que será pregado pelo remanescente judeu fiel e que anuncia
o retorno do Rei de Israel (Mt 24.14). Preste muita atenção na diferença entre
o arrebatamento e a segunda vinda – Arrebatamento é quando o Senhor vem para os
Seus santos (Jo 14.2-3); a Segunda Vinda de Cristo ocorre mais tarde, quando
Ele vem com os Seus santos que foram levados à glória no Arrebatamento (Jd 14;
Zc 14.5b). No Arrebatamento Ele vem para libertar a Igreja (1Ts 1.10); em Sua
Segunda Vinda Ele vem para libertar Israel (Sl 6.1-4).
Para melhor entendimento sobre a diferença entre Arrebatamento e Segunda Vinda,
clique neste link:
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2019/08/a-diferenca-entre-o-arrebatamento-e.html
PENSE BEM ANTES DE MALDIZER ISRAEL
"Deus tirou os israelitas do Egito e
luta por eles como um touro selvagem. Eles devoram as nações inimigas, quebram
os ossos dos seus soldados e os matam com as suas flechas. Israel é como um
leão poderoso: quando está dormindo, ninguém tem coragem para acordá-lo. Quem
abençoar o povo de Israel será abençoado; e quem o amaldiçoar será
amaldiçoado" (Números 24.8-9).
Shalom Adonai!
– JP Padilha
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Para uma perspectiva cristã correta dos salmos, leia os links abaixo:
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/04/como-os-salmos-se-aplicam-ao-cristao-jp.html
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/04/devemos-rasgar-o-antigo-testamento-jp.html
http://www.respondi.com.br/2012/03/qual-o-problema-de-cristaos-louvarem.html
http://manjarcelestial.blogspot.com/2009/03/musica-instrumental-nas-reunioes.html
http://manjarcelestial.blogspot.com.br/2012/12/os-salmos-j-n-darby-e-outros-autores.html
DEVEMOS ORAR PELA PAZ DE JERUSALÉM? | JP Padilha
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