O que significa estar na presença de Deus? | JP Padilha


Adão e Eva tiveram comunhão íntima na presença de Deus antes da queda (Gn 3.8). Desde aquela época, o pecado tem impedido a nossa capacidade de estar na presença física de Deus (Êx 33.20). Agora, apenas os anjos santos e sem pecado estão na presença física de Deus (Lc 1.19). Entretanto, os cristãos têm a presença de Deus dentro de si em virtude da habitação do Espírito Santo (Jo 14.23; 15.4), e essa presença interior vem somente por meio da fé no Senhor Jesus Cristo.

Estamos conscientes da realidade dessa presença devido a nossa obediência à Sua Palavra. "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pedro 2.9). Note que Pedro diz que "sois raça eleita... propriedade exclusiva de Deus". Se pertencemos a Deus, então Ele está presente no meio de nós. Nunca perdemos a realidade da Sua presença, independente do tamanho de nossas falhas; nenhum pecado é capaz de nos fazer perder a nossa salvação; nunca seremos capazes de afundar a ponto de banir o Espírito Santo. Somos disciplinados por Deus por causa de nossos pecados (Hb 12.6-11), mas os verdadeiros crentes nunca perdem a presença do Espírito Santo. Embora nunca percamos a realidade da presença de Deus, podemos perder a "sensação" de Sua presença.

Todo filho de Deus, invariavelmente, passa por esse sentimento de perder a presença de Deus ao longo do tempo (alguns crentes por pouco tempo, outros por longo tempo), como um proprietário que deixou sua casa e viajou a negócios por um tempo. Ele não deixou a casa completamente vazia, pois, se tivesse deixado, teria levado consigo todos os seus pertences. Todavia, se o proprietário deixou todos os seus móveis e pertences na casa, significa que ele certamente voltará. Todo crente deve estar ciente de que há momentos de “solidão espiritual”, quando o Senhor está determinado em testar a sua fé. Será que Ele não nos empurra através de Sua peneira, por meio das chamas das aflições, para que possamos ser ainda mais puros (Jó 23.10; 1Pe 1.7)?

O resultado prático de se estar na presença de Deus é a alegria! Entretanto, aquela sensação da ausência de Deus, da qual falamos no início deste artigo, faz com que cristãos se tornem sombrios e deprimidos. Isso ocorre porque carecem do “sentir” a presença de Deus. Mais uma vez é necessário dizer que isso não significa que Deus os abandonou. Tenhamos como exemplo o salmo 88. O salmo 88 tem como autor Hemã, um levita que foi ministro de música do rei Davi. Hemã era neto do profeta Samuel. Neste salmo vemos um homem de Deus em completo desespero porque não sente a presença do Senhor há muito tempo, embora ele seja descrito no salmo como sendo um verdadeiro servo de Deus.

A comunhão com Deus é doce para aqueles que andam com Ele em obediência e fé. Mas a doce comunhão que vem da obediência e confiança no Senhor não é um sentimento passageiro. Ela nos sustenta, especialmente durante as provações, "porque a alegria do SENHOR é a vossa força" (Neemias 8.10). Tiago, o irmão do Senhor Jesus, escreve: "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações" (Tiago 1.2) porque as provações produzem fé e desenvolvem a perseverança. Quando perseveramos nas dificuldades, provando a nós mesmos e a outros que a nossa fé é real, o nosso senso da presença de Deus aumenta, assim como a nossa alegria.

Davi fala de uma alegria que só os justos podem conhecer (Sl 16.11) – uma alegria que é apenas um vislumbre de uma alegria muito maior e eterna, quando virmos o rosto do Senhor na glória por vir.

• Em Êxodo 33.20, Deus diz a Moisés: "Não poderás ver a minha face, porque o ser humano não pode ver-me e permanecer vivo!" 

• Em 1 Timóteo 6.16, a Bíblia diz que Deus "habita em luz inacessível, a quem ninguém jamais viu nem pode ver".

• Em 1 Coríntios 13.12, a Bíblia diz que "agora vemos apenas um reflexo, como em um espelho, mas, um dia, veremos face a face".

• Em 1 João 3.2, a Bíblia diz que "seremos semelhantes a ele, porque o veremos como ele é".

Um dia, quando formos arrebatados nos ares por Jesus Cristo (1Ts 4.16-17), seremos levados para o Céu e, então, só então, estaremos na presença física de Deus e O veremos face a face.

– JP Padilha

Leia o artigo pelo Blog aqui:
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/04/o-que-significa-estar-na-presenca-de.html
___________________________________________________
Acesse o blog do livro E-BOOK "O Evangelho Sem Disfarces" completo e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html

– Fonte 1: Facebook JP Padilha
– Fonte 2: Página JP Padilha
– Fonte 3: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– Fonte 4: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?

Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai". Você ...