A CERTEZA DA SALVAÇÃO | JP Padilha
“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16.31).
Você já se perguntou se você é realmente salvo por ficar em dúvida sobre isso? Já ficou confuso a respeito de sua salvação? Você tem certeza de que tem a vida eterna e que você vai para o Céu quando morrer? Bom, Deus quer que você tenha certeza disso! Embora a passagem que vemos na introdução do artigo seja simples e tão clara como o meio-dia, podemos ainda cair na armadilha de falsos mestres arminianos e pentecostais que ensinam que é possível perder a salvação. Vamos tapar a boca de tais falsos profetas e provar, sob a base das Escrituras, que o salvo não pode perder a salvação jamais e que a certeza da salvação é um mandamento divino que nos fortalece e nos incita a desenvolver a nossa fé e perseverança.
A certeza da salvação é uma das coisas mais importantes para o nosso crescimento espiritual. Quando não temos essa convicção, não conseguimos nos relacionar com Deus corretamente. A verdade é que não há crescimento espiritual sem a certeza da salvação. Por isso, ela deve ser adquirida logo quando nos convertemos. Vejamos alguns versículos que provam isso:
“Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição” (2 Pedro 1.10). – Aqui Pedro fala de vocação e eleição. A vocação é o dom do chamado para a salvação que Deus nos deu, o qual faz com que o homem creia em Jesus Cristo em um certo momento da vida, enquanto a eleição é o ato de Deus em eleger a pessoa para a salvação antes mesmo da fundação do mundo, por meio da predestinação (cf. Efésios 1.3-14). Em uma tradução mais simples, Pedro está dizendo o seguinte: “Meus irmãos, procurem ficar cada vez mais firmes na certeza de que Deus os chamou e escolheu". O chamado é a vocação; a escolha é a eleição de Deus nos tempos eternos, ocorrida antes mesmo da fundação do mundo.
“Em quem também vós estais (em Cristo), depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Efésios 1.13). – Esta passagem nos mostra que o crente é salvo no momento em que crê em Jesus e O recebe por meio do evangelho da graça.
“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8.16). – Isto é, o Espírito Santo, que agora habita nos crentes, testifica com o espírito dos crentes que eles são filhos de Deus. A palavra “testifica” significa testemunhar, oferecer testemunho, comprovar a veracidade de, assegurar, afirmar com convicção e certeza, etc.
“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8.38-39). – Não importa o que façamos ou o que outro faça para tentar nos arrebatar das mãos de Deus. Nada pode nos separar de Seu amor. Esta passagem diz que absolutamente NADA – nem mesmo nossos piores pecados – pode nos separar deste amor. Não importa o quanto podemos pecar durante a nossa peregrinação neste mundo. Nenhum pecado que possamos vir a cometer pode nos afastar do nosso Pai Celestial, pois somos alvos de Seu amor incondicional, eterno, atemporal e ilimitado. Ainda que saiamos do caminho por um tempo, seremos disciplinados por Deus e voltaremos a andar pelo caminho estreito (Hb 12.5-11). Se estamos em Cristo, nada pode nos separar do amor de Deus – nem mesmo nós.
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” (Efésios 4.30). – Aqui vemos que o crente está numa condição imutável e não pode tornar atrás. Ele tomou uma decisão por causa da intervenção divina e isso não tem volta. Ele está selado no Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo jamais deixará o crente. Trata-se de um estado inalterável – fixo, estável, definitivo, contínuo, perdurável, eterno, invariável, imperturbável, inabalável, sólido e concreto.
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai” (João 10.27-29). – Jesus assegura que ninguém poderá arrancar as Suas ovelhas de Suas mãos. Trata-se de uma promessa de Jesus Cristo. O que mais poderíamos dizer sobre isso? Esta promessa ressalta a soberania e o cuidado constante de Deus sobre aqueles que Ele predestinou à salvação (Rm 8.29-30). Estar nas mãos de Cristo é estar em Sua posse e à Sua disposição, como todos os eleitos de Deus.
“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou” (Romanos 8.29-30). – Aqui Paulo explica que Deus predestinou os crentes para serem conformes à imagem de Jesus Cristo, e que todos os que são chamados por Deus serão justificados e glorificados. A boa obra que Cristo começou Ele a terminará até o dia do arrebatamento (Fp 1.6 – o Dia de Jesus Cristo).
É impossível ser mais claro do que João 5.24: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. – Atente-se para os tempos dos verbos, os quais revelam uma transformação imutável na posição do pecador salvo: “ouve”, “crê”, “TEM”, “entrará”, “PASSOU”. A passagem NÃO diz que o salvo “terá” vida eterna, mas que tem a vida eterna no momento em que crê, o que significa um direito adquirido por graça, e tão somente pela graça.
A Bíblia diz: “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna” (1 João 5.13). Suponha que você estivesse na frente de Deus neste exato momento e Ele lhe perguntasse: “Por que eu deixaria você entrar?” O que você diria? Você pode não saber o que responder. O que você precisa saber é que Deus nos ama (isto é, a Igreja) e providenciou para nós uma forma para que pudéssemos saber com certeza onde vamos passar a eternidade. Ele enviou apóstolos e profetas para escreverem a Sua Palavra para que não ficássemos sem um norte a respeito do assunto. Temos aqui uma lista de passagens bíblicas que nos conforta com a certeza da salvação em Cristo Jesus.
A Bíblia afirma isto assim: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). – A maioria das pessoas olha para esse versículo e acha que Deus ama todo o mundo, ou seja, cada indivíduo do mundo, sem exceção. Isso é um terrível engano de Satanás e uma forma de distorcer a visão correta do que Deus nos revela em Sua santa Palavra. Na verdade, Deus não ama a todos os indivíduos do mundo, nem tampouco poderia, visto que Ele salva a todos quantos Ele ama, e ninguém dentre os Seus amados escolhidos pode ser arrebatado de Suas mãos (Jo 10.26-30). Se Deus amasse a todos os indivíduos do mundo, certamente todos seriam salvos, pois Ele não é mentiroso, nem débil, nem fraco. Deus salva a quem Ele ama e ponto final. Então, como explicar esta incógnita de João 3.16? E as outras passagens que citam o termo “Mundo”?
A palavra “Kosmos” (Mundo) aqui, em João 3.16, se refere aos escolhidos, e não a cada indivíduo do mundo. O próprio contexto responde à indagação que poderia ser feita com relação a isso. Indivíduos do mundo todo são salvos, mas não todos os indivíduos do mundo. A passagem está dizendo que Deus ama indivíduos do mundo todo (de todas as tribos, nações, etnias, etc.). Quando a Bíblia diz que não há acepção de pessoas, ela está se referindo ao fato de que Deus não escolheu os salvos com base no país ou nação onde eles nasceram, ou em sua descendência, ou em qualquer mérito pessoal. Se por um lado não há acepção de pessoas, por outro há EXCEÇÃO de pessoas! Por exemplo, se interpretássemos "mundo" como "cada indivíduo do mundo" em João 3.16, teríamos que aplicar o mesmo sentido em 1 João 5.19 – “Todo o mundo está no maligno” --, e então teríamos um grande e terrível paradoxo. Todavia, a Bíblia não contém paradoxos. Ela não contradiz a si mesma. Quando João diz que “todo o mundo está no maligno”, ele está claramente dizendo que todo o mundo, fora do círculo de crentes em Jesus Cristo, está no maligno. Ele está se referindo ao mundo dos descrentes/perdidos, não ao mundo dos crentes.
Mais informação sobre João 3.16 aqui: “O significado de Mundo na Bíblia”:
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2019/07/o-significado-de-mundo-na-biblia-jp.html
É muito importante entender o que nos manteria afastados do Céu. O problema é este: Nossa natureza pecaminosa nos impediria de ter um relacionamento com Deus. Nós somos pecadores por natureza e por escolha. “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23).
Mas, graças a Deus fomos escolhidos por Ele e agora somos justificados pela fé em Cristo Jesus: "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei" (Romanos 3.28). "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5.21). "Sabemos que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas sim pela fé em Jesus Cristo" (Gálatas 2.16-19).
Nós não podemos salvar a nós mesmos. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8-9). Nós merecemos a morte e o inferno “porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23).
Deus é Santo e Justo. Ele irá punir os pecadores não salvos. Todavia, Ele nos ama e providenciou perdão para os nossos pecados quando sacrificou Seu próprio filho na cruz do calvário. E Ele o fez somente pelos eleitos, como já fora provado neste artigo. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6). Jesus morreu por nós na cruz: “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus” (1 Pedro 3.18). Jesus foi ressuscitado dos mortos, “o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação” (Romanos 4.25).
Então, de volta à questão inicial: “Como posso ter certeza de que eu vou para o Céu quando morrer?” A resposta é: “Creia no Senhor Jesus Cristo e você será salvo” (Atos 16.31). “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” (João 1.12). Você pode receber a vida eterna como um dom GRATUITO. “Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6.23). Você pode ter uma vida cheia de significado agora mesmo. Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10.10). Você pode passar a eternidade com Jesus no Céu, pois Ele prometeu: “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde estou, estejais vós também” (João 14.3). Este versículo fala do arrebatamento (cf. 1 Tessalonicenses 4.16-17).
Se você deseja receber Jesus como Seu Salvador e receber o perdão de Deus, aqui está uma oração que você pode fazer. Fazer esta oração ou qualquer outra não irá salvar você. É apenas crendo em Jesus Cristo que se recebe perdão dos pecados. Esta oração é simplesmente uma forma de expressar a Deus a sua fé nEle e de agradecer a Ele por providenciar o Seu perdão. Portanto, ore assim:
“Deus, eu sei que pequei contra Ti e mereço punição. Mas Jesus Cristo tomou sobre Si a punição que eu mereço para que através da fé nEle eu pudesse ser perdoado. Eu me volto contra o meu pecado e ponho a minha confiança em Ti para a salvação. Pai, eu me prostro diante de Ti. Obrigado por Tua graça e perdão maravilhosos, em nome do Senhor Jesus Cristo! Amém!”
Mas, e quanto àqueles que creram e voltaram para o mundo? Isso não significa que perderam a salvação? A resposta é que ninguém pode perder a salvação que uma vez foi dada aos santos escolhidos de Deus. O versículo que explica a condição daqueles que tornam atrás após receberem o evangelho está em 1 João 2.19: “Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós”. Ou seja, o fato do indivíduo ouvir o evangelho, crer no Senhor Jesus e tornar a viver no pecado só mostra que ele nunca realmente se converteu. A Bíblia é clara em nos ensinar que é impossível perder a salvação. Se alguém diz que creu em Jesus, mas torna para os velhos hábitos mundanos, este alguém nunca foi salvo. Foi apenas um cristão nominal – sem transformação real dentro de si.
“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados” (1 João 2.1-2).
Leia sobre o que significa Propiciação na Bíblia aqui:
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/02/o-que-significa-propiciacao-na-biblia.html
– JP Padilha
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