JESUS DISSE SER PEDRO O FUNDAMENTO DA IGREJA? | JP Padilha


Jesus disse, conforme cita a Bíblia: "...tu és Pedro, e sobre esta Rocha edificarei a minha igreja" (Mateus 16.18).

Líderes e fieis católicos costumam ler este versículo e concluir que Jesus está dizendo que Pedro é o fundamento da Igreja. Mas isso é uma heresia. É muito importante saber que Jesus não disse que construiria Sua Igreja tendo a pessoa de Pedro como fundamento. Existem duas palavras-chaves nesse versículo que são diferentes uma da outra: A primeira delas é “Pedra” (grego – Petros); e a segunda é “Rocha” (grego – Petra). O que Jesus diz é "Edificarei a minha Igreja sobre esta Rocha", e não sobre esta “pedra”. Ele mesmo é a Rocha. Jesus jamais disse que edificaria a Sua Igreja sobre Pedro, uma "pedra". O que acontece é que na maioria das traduções bíblicas o manuscrito nos foi apresentado de forma simplória, sem alguns detalhes do grego que precisaríamos em algumas passagens para uma melhor compreensão delas. E é o caso de Mateus 16.18 – na tradução original (grego Koiné) a palavra “pedra” não aparece duas vezes, mas somente na primeira vez, quando Jesus se refere a Pedro. Na segunda vez, Jesus fala sobre si mesmo, a Rocha.

A identificação de Jesus como a Rocha já existia. Porém, os judeus não sabiam disso. Foi Jesus a Rocha que acompanhou os israelitas na peregrinação no deserto: "E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra (Petra) era Cristo” (1 Coríntios 10.4). Numa tradução mais fiel seria a palavra “Rocha”.

A dificuldade dos leitores surge porque algumas traduções em português usam "pedra" tanto para PETROS como para PETRA. Em 1 Pedro 2.5-8 podemos constatar esse sentido, onde o próprio Pedro chama os cristãos de "pedras" e Jesus de "Rocha": “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a Pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido” (1 Pedro 2.5,6).

A Igreja, portanto, não é edificada sobre Pedro nem sobre seus sucessores, mas sobre o próprio Cristo, a Rocha. Para confirmar isso, basta consultarmos vários outros textos nas epístolas, como por exemplo no caso de 1 Coríntios 3.11: "Ninguém pode lançar outro fundamento além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo" (1 Coríntios 3.11).

Como vemos, o apóstolo Paulo também nos ensina que Cristo é o Fundamento, a Rocha. Sobre esta Rocha é que a Igreja está edificada (Confira também 1Co 10.4).

– JP Padilha
___________________________________________________
Acesse o blogger do livro "O Evangelho Sem Disfarces" e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html

– Fonte 1: Facebook
JP Padilha
– Fonte 2: Página 
JP Padilha
– Fonte 3: 
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– Fonte 4: 
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?

Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai"....