O significado de "Mundo" na Bíblia | JP Padilha


“Deus amou ao ‘mundo’ de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”
(João 3.16).

A maioria das pessoas olha para esse versículo e acha que Deus ama todo o mundo, ou seja, cada indivíduo do mundo, sem exceção. Isso é um terrível engano de Satanás e uma forma de distorcer a visão correta do que Deus nos revela em Sua santa Palavra. Na verdade, Deus não ama a todos os indivíduos do mundo, nem tampouco poderia, visto que Ele salva a todos quantos Ele ama, e ninguém dentre os Seus amados escolhidos pode ser arrebatado de Suas mãos (Jo 10.26-30). Se Deus amasse a todos os indivíduos do mundo, certamente todos seriam salvos, pois Ele não é mentiroso, nem débil, nem fraco. Deus salva a quem Ele ama e ponto final. Então, como explicar esta incógnita de João 3.16? E as outras passagens que citam o termo “Mundo”?

A palavra “Kosmos” (Mundo) aqui, em João 3.16, se refere aos escolhidos, e não a cada indivíduo do mundo. O próprio contexto responde à indagação que poderia ser feita com relação a isso. Indivíduos do mundo todo são salvos, mas não todos os indivíduos do mundo. A passagem está dizendo que Deus ama indivíduos do mundo todo (de todas as tribos, nações, etnias, etc.). Quando a Bíblia diz que não há acepção de pessoas, ela está se referindo ao fato de que Deus não escolheu os salvos com base no país ou nação onde eles nasceram, ou em sua descendência, ou em qualquer mérito pessoal. Se por um lado não há acepção de pessoas, por outro há EXCEÇÃO de pessoas! Por exemplo, se interpretássemos "mundo" como "cada indivíduo do mundo" em João 3.16, teríamos que aplicar o mesmo sentido em 1 João 5.19 – “Todo o mundo está no maligno” --, e então teríamos um grande e terrível paradoxo. Todavia, a Bíblia não contém paradoxos. Ela não contradiz a si mesma. Quando João diz que “todo o mundo está no maligno”, ele está claramente dizendo que todo o mundo, fora do círculo de crentes em Jesus Cristo, está no maligno. Ele está se referindo ao mundo dos descrentes/perdidos, não ao mundo dos crentes.


Ainda que não possamos ter todo o entendimento da língua grega, a Bíblia contém passagens com explicações amplas que nos fornecem o significado de “mundo” em toda a Escritura. Sem um método histórico-gramatical consistente na interpretação da Bíblia, fica impossível entender a palavra "mundo" em toda a Escritura, pois essa palavra pode significar VÁRIAS coisas em toda a Escritura.

Segue abaixo uma lista de significados de “Kosmos” (Mundo) que, mesmo para aqueles que não são “expert” em grego, fica fácil de entender apenas pelo seu contexto gramatical:

1 - "Kosmos" é usado para definir o Universo como um todo:

Atos 17.24 – “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra”.

2 - "Kosmos" é usado para definir a Terra:

João 13.1 – "Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim”. Na Bíblia, a frase “Passar deste mundo” significa “deixar esta terra”.

Efésios 1.4 – “Como também nos elegeu nEle antes da fundação do mundo”. Essa expressão significa “antes da terra ser fundada” (cf. Jó 38.4).

3 - "Kosmos" é usado para definir o sistema mundial:

João 12.31 – “Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo”. Confira também Mateus 4.8 e 1 João 5.19.

4 - "Kosmos" é usado para definir toda a raça humana:

Romanos 3.19 – “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus”. Aqui sim nós vemos a palavra “mundo” sendo usada para se referir a cada indivíduo do mundo, pois é dito na Bíblia que todos nós nascemos debaixo da ira de Deus (cf. Romanos 3). A menos que Deus partisse em resgate de alguns, todos os homens estariam condenados.

5 - "Kosmos" é usado para definir a humanidade com exceção dos crentes; isto é, para se referir somente aos descrentes/perdidos:

João 15.18 – “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim”. Os crentes não “odeiam” a Cristo, de forma que “o mundo” aqui significa o mundo dos descrentes em contraste com os crentes que amam a Cristo.

Romanos 3.6 – “E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.) De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Deus o mundo?”. Aqui vemos outra passagem onde “o mundo” não pode significar “você, eu e cada pessoa da humanidade”, pois os crentes não serão “julgados” por Deus (cf. João 5.24). Sendo assim, aqui também é o “mundo dos descrentes” que está sendo mencionado.

6 - "Kosmos" é usado para definir os gentios (nós, que não somos de Israel) em contraste com os judeus (que são israelitas: povo terrenal de Deus):

Romanos 11.12 – “E, se a sua (de Israel) queda é a riqueza do mundo, e a sua (de Israel) diminuição, a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude (de Israel)!”. Note como a primeira menção ao mundo é definida pela riqueza que ele adquiriu por meio de uma nação em especial: Israel. Aqui, novamente, “o mundo” não pode significar toda a humanidade porque o texto faz distinção entre a nação de Israel e o restante da humanidade, que é o mundo fora de Israel!

7 - Finalmente, "Kosmos" é usado para se referir somente aos crentes/salvos – tanto da Igreja de Deus como do Israel de Deus (Jo 1.29; 3.16,17; 6.33; 12.47; 1Co 4.9; 2Co 5.19). Desta vez, deixarei que o leitor abra sua Bíblia e seja abençoado com sabedoria e entendimento. Basta uma simples leitura e o discernimento do Espírito Santo para que toda a dúvida acerca do tema seja aniquilada.

A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO GRAMATICAL


Interpretar uma passagem gramaticalmente requer que sigamos as regras gramaticais exigidas pelo texto sagrado e que reconheçamos as nuances do hebraico e grego.

Por exemplo, quando Paulo escreve que Deus já havia feito Sua escolha entre Jacó e Esaú antes mesmo de eles terem nascido, antes mesmo de terem feito bem ou mal a alguém (Rm 9.11), as regras gramaticais atestam categoricamente que Deus não escolhe as pessoas pelas suas obras, mas as escolhe incondicionalmente para as boas obras, as quais Ele mesmo preparou para que Seus escolhidos pratiquem (Ef 2.10), e isso está em perfeita harmonia com todo o contexto apresentado pela Escritura a respeito da escolha de Deus em salvar alguns e condenar outros soberanamente, antes mesmo que o mundo existisse. Em outras palavras, o apóstolo Paulo claramente aponta para o fato de que o homem não pode se queixar quando Deus faz Suas escolhas, e que Deus faz o que bem entender com Suas criaturas, sem nada precisar perguntar a elas (Rm 9.13-24).

A Palavra de Deus não traz dúvidas, mas respostas. O Deus da Palavra não é um Deus de confusão e nunca traz confusão para nossa mente (1Co 14.33).

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