De algumas décadas para cá, temos visto como a falta de conhecimento de Deus e o avanço tecnológico tornam a vinda de Cristo mais próxima do que nunca. Todavia, isso não deveria ser uma surpresa para um cristão. É óbvio que estamos diante dos últimos tempos, pois Jesus e os apóstolos já nos alertavam sobre isso há mais de dois mil anos. A questão que gera confusão, principalmente entre os "teoristas da conspiração" e adeptos da herética Teologia do Pacto, é que as instruções dadas à Igreja no evangelho da graça (epístolas dos apóstolos) são para os cristãos esperarem pelo ARREBATAMENTO DA IGREJA, que ocorrerá bem antes da manifestação do Anticristo e da “Tribulação” (conhecida como Septuagésima Semana de Daniel – Dn 9.24-27), como será mostrado aqui.
Devido ao engano de Satanás e de “doutores” que deviam ter estudado a Bíblia por mais tempo ao invés de ensiná-la, muitos têm deixado de lado o estudo saudável dos acontecimentos proféticos. E isso é uma realidade muito triste, visto que as Escrituras estão repletas de ensinos que poderiam libertar as pessoas de muitas dúvidas cruéis.
Para facilitar o entendimento dos que de fato desejam aprender a ordem dos acontecimentos proféticos, resolvi tecer aqui um resumo que desfará o nó da cabeça de muitos:
Vamos considerar a ordem cronológica dos eventos proféticos de forma resumida: Primeiro vem o arrebatamento da Igreja (1Ts 4.16-17), a Tribulação de sete anos sobre a terra (Mt 24; Dn 9.24-27), a Segunda Vinda de Cristo para julgar as nações (Mt 25; Ap 1.7), o Reino Milenar de Cristo sobre a terra (Ap 20.2-7), o Juízo Final – o Grande Trono Branco, onde somente os perdidos são julgados (Ap 20.9-15), e o Estado Eterno – Novos céus e nova terra (Ap 21).
O ARREBATAMENTO
Em primeiro lugar, acontecerá o arrebatamento da Igreja (1Ts 4.16-17). Esse evento é iminente, ou seja, está para acontecer a qualquer momento. Entretanto, no arrebatamento Jesus não desce à terra, mas “vem nos ares” e arrebata para Si todos os “salvos desde o princípio do mundo”. Nesse dia, os que estiverem mortos ressuscitarão antes, e os que estiverem vivos serão transformados e subirão para o Céu juntamente com os ressuscitados. Com isso, ficarão na terra dois grupos de indivíduos: 1) Aqueles que ouviram o evangelho da graça e não creram; 2) Os que não ouviram o evangelho da graça e não tiveram a oportunidade de estarem entre os salvos. Ambos os grupos sofrerão os horrores da Tribulação, mas somente o segundo grupo terá a oportunidade de se arrepender.
Não haverá uma segunda chance para os que ouviram e não creram. Esses indivíduos continuarão incrédulos porque Deus os fará crer na mentira do Anticristo que se levantará após o arrebatamento da Igreja (1Ts 2.7‑12). Já aqueles que nunca ouviram, tanto judeus como gentios, poderão ainda se converter na Tribulação que durará sete anos na terra (Dn 9.24-27; Mt 24).
Outra coisa importante que deve ser ressaltada é que somente os salvos são ressuscitados para o arrebatamento. Os perdidos só serão ressuscitados após o Reino Milenar de Cristo para serem julgados no Grande Trono Branco (Juízo Final). Ou seja, há um intervalo de mil anos entre a ressurreição dos mortos salvos e a dos mortos condenados.
HAVERÁ MAIS DE UMA RESSURREIÇÃO
Haverá mais de uma ressurreição além daquelas que aconteceram nos evangelhos, mas que não eram definitivas. Das que ainda virão, a primeira, em Apocalipse 20.4-6, é a ressurreição da vida (Jo 5.29) e ressurreição do justo (Lc 14.14). É uma ressurreição "de entre os mortos" (Fp 3.11; Cl 1.18 etc. – Veja na Versão Almeida Revisada Fiel), ou seja, mostra que são tirados de entre outros mortos. Isso porque os mortos não ressuscitarão todos ao mesmo tempo, mas uns (os "justos") são tirados de entre os "ímpios" na primeira ressurreição.
Mas, essa primeira ressurreição vem em três partes: Primeiro Cristo, que é "as primícias", ou mostrando como será com os outros. Depois os que são de Cristo na Sua vinda nos ares (Arrebatamento – 1Ts 4.15-18; 1Co 15.23) e por fim os martirizados durante a Tribulação (Ap 14.13).
A segunda ressurreição pode ser chamada de ressurreição para condenação (Jo 5.29) ou dos injustos (At 24.15), ou seja, dos condenados. Vão ressuscitar somente após os mil anos do reinado de Cristo (Ap 20.7,11-15). TODOS os que ressuscitarem nessa ocasião terão que enfrentar o Grande Trono Branco e serão julgados. TODOS estes serão condenados (Ap 20.11-15). Não lemos nada sobre salvação para os que ressuscitam na segunda ressurreição, após o Milênio.
A primeira parte do versículo 5 deve ser entendida como um parêntese: “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram” (Apocalipse 20.5a). Os "outros mortos" refere-se aos incrédulos de todas as eras que serão ressuscitados no final do Milênio para estarem diante do julgamento do Grande Trono Branco.
A frase "Esta é a primeira ressurreição", na segunda parte do verso 5, refere-se ao versículo 4: “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos”. A primeira ressurreição não é um evento único. Ela descreve a ressurreição dos justos em diferentes períodos. Inclui a ressurreição de Cristo (1Co 15.23), a ressurreição dos que são de Cristo quando Ele arrebatar a Igreja (1Ts 4.13-18), a ressurreição das duas testemunhas cujos corpos ficarão nas ruas (Ap 11.11) e a ressurreição dos santos mortos na Tribulação, os quais são descritos aqui nesta passagem (veja também Dn 12.2). Em outras palavras, a primeira ressurreição inclui a ressurreição de Cristo e de todos os verdadeiros crentes, apesar de ressuscitarem em épocas diferentes.
A primeira ressurreição ocorre em vários estágios. Os que participarem da primeira ressurreição não serão incluídos na segunda morte, quando todos os incrédulos serão lançados no Lago de Fogo (Ap 20.14).
A SEGUNDA VINDA DE CRISTO COM SUA IGREJA
Em segundo lugar, ao fim da Tribulação de sete anos, os salvos arrebatados descerão com Cristo para julgar as nações. Essa é a Segunda Vinda de Cristo, descrita em Mateus 25 e Apocalipse 1.7. Naquele momento, o Reino Milenar de Cristo terá iniciado – Será o Reino de mil anos de Cristo sobre a terra. Digno de nota é que os santos arrebatados não serão súditos na terra durante o Milênio, mas reinarão juntamente com Cristo sobre a terra (2Tm 2.12). Apenas os judeus e gentios que se converterão durante a Tribulação é que serão súditos durante o Reinado de Cristo. Eles viverão como pessoas comuns e não terão corpos glorificados como os santos arrebatados.
O JUÍZO FINAL
Por fim, virá o Juízo Final, conhecido como "Grande Trono Branco". Ali sim os mortos em seus pecados recebem seus corpos de volta e são trazidos diante do Senhor para receberem a sentença do castigo eterno. Os salvos NÃO participam desse ato judicial, pois foram salvos para sempre antes de tudo isso. Quem chegar diante do "Grande Trono Branco" com um pecado sequer já estará condenado.
A passagem abaixo deixa claro que aquele que crê em Cristo não entra em juízo ou julgamento: "Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, e não entra em juízo, mas passou da morte para a vida" (João 5.24).
As expressões "ouve", "crê", "tem", "não entra em juízo" e "passou da morte para a vida" no momento em que creu são expressões muito claras nesse sentido. Veja a conjugação do verbo: “Passou da morte para a vida” – Aqui não diz que aquele que creu “passará” da morte para a vida, mas sim que “passou” da morte para a vida. Uma vez salvo, sempre salvo. Todo aquele que creu em Cristo tem o Espírito Santo habitando em si como garantia de sua salvação. Jesus fez uma promessa aos escolhidos, e essa promessa é indissolúvel: O Espírito Santo nunca deixará o crente. Portanto, pessoas convertidas, habitadas pelo Espírito Santo, NÃO comparecerão jamais diante do "Grande Trono Branco" para serem julgadas (cf. Jo 14.16; Ef 1.13).
Todavia, haverá sim uma escala de condenação, pois o Senhor Jesus nos ensinou isso quando disse que haveria “maior juízo” para uma cidade do que para outra, ou quando falou dos religiosos de Sua época, alertando os discípulos: "Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes talares e muito apreciam as saudações nas praças, as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes; os quais devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações; estes sofrerão juízo muito mais severo" (Lucas 20.46-47).
COMO ENTENDER O JUÍZO FINAL? QUEM PARTICIPA DESSE JUÍZO? EM QUE MOMENTO ISSO OCORRE?
O Juízo Final é apenas para os perdidos, pois daquele evento não sairá um salvo sequer. O Juízo Final é para lavrar a pena de cada um de acordo com o que praticaram em vida. Basta lembrar que bastou um pecado apenas para que Adão e Eva fossem expulsos da presença de Deus. Quem, pois, poderia alegar hoje ter apenas um pecado? E quem poderia dizer que nunca pecou? Segue abaixo o texto em Apocalipse que descreve tudo isso:
"O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre. Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades (inferno) entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. Então a morte e o Hades (inferno) foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo."(Apocalipse 20.10-15)
O QUE É O LAGO DE FOGO? ALGUÉM JÁ FOI PRA LÁ?
O Lago de Fogo e Enxofre, confundido por muitos com o "inferno", foi preparado para o diabo e seus anjos, que é para onde vão também os perdidos. Mas este lugar, por enquanto, está vazio. Ninguém nunca esteve lá, como pensam muitos. Os mortos em seus pecados (sem salvação) estão no hades (grego – “Inferno”, que significa “Sepultura”), que é uma condição de morte enquanto aguardam a ressurreição de seus corpos para serem lançados no “lago de fogo” (Mt 25.41; Ap 20.10-15). Trata-se de um lugar temporário, no qual os mortos perdidos aguardam o Juízo Final para a condenação deles (Pv 15.24; Mt 23.33; 2Pe 2.4-17). Essa condenação é eterna, pois assim o Senhor a chama: "E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna" (Mateus 25.46). Se duvidarmos que a condenação é eterna, teremos de duvidar também que a vida seja eterna. O Senhor avisou de forma clara que o fogo "nunca" se apaga: “Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga” (Marcos 9.44). Da mesma forma, Ele consolou os Seus escolhidos dizendo que "nunca" pereceriam nem seriam arrebatados de Sua mão: “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10.28).
O destino dos perdidos é serem ressuscitados somente após o Milênio para serem julgados no Grande Trono Branco. O Lago de Fogo será a habitação final e eterna dos perversos, preordenados para este mesmo fim, mediante os decretos de Deus (Sl 9.7; Mt 25.41; Jd 1.4). No fim, o Lago de Fogo será inaugurado quando a besta e o falso profeta forem lançados lá (Ap 20.10-15), juntamente com os perdidos. Os salvos não fazem parte dessa lista, pois já estão com Cristo e jamais serão tirados de Sua presença (Jo 5.24).
QUAL O PAPEL DE SATANÁS NISSO TUDO?
Durante os mil anos de reinado de Cristo e Sua Igreja sobre a terra, Satanás estará preso (Ap 20.1-4). Ele não terá poder para tentar ninguém durante esse tempo. Após esses mil anos, Satanás será solto novamente (vv. 7-8) para que sejam revelados aqueles que viverem no reino terreno de Cristo sem terem realmente se convertido (Lembre-se de que o reino de mil anos será habitado por pessoas vivas em seus corpos naturais. Esse grupo de pessoas não faz parte do grupo de salvos com corpos glorificados). Esse tempo de liberdade de satanás durará pouco, como é dito em Apocalipse 20.3, e então ele será finalmente lançado no lago de fogo onde o tormento é "para sempre" (v. 10), e não temporário como ensinam algumas seitas e religiões.
Sendo assim, a esperança dos apóstolos, especialmente enfatizada por Paulo, era de serem arrebatados ainda em vida, visto que Jesus prometeu que arrebataria Sua amada noiva (Igreja) a qualquer momento (Jo 14.2-3; 1Ts 4.16-17). Esse evento é iminente e totalmente distinto de Sua Segunda Vinda juntamente com os santos arrebatados para REINAR EM ISRAEL – o que ocorrerá após a Tribulação.
Portanto, a esperança do crente é a vinda de Cristo para arrebatá-lo nos ares, e não a vinda do Anticristo, o qual não tem nenhuma associação com a Igreja de Deus. A Igreja não espera pelo Anticristo, mas sim por Cristo. Simples assim.
Quanto ao Estado Eterno – “novos céus e nova terra”, deixaremos para tratar do assunto no final deste livro.
– JP Padilha
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