Os salvos participam do Julgamento Final? | JP Padilha



É impossível ser mais claro do que João 5.24. Segue abaixo as diferentes versões para que o leitor possa comparar e testificar (LITV e YLT são traduções literais do grego para o inglês):

(ACF) Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

(ARC) Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

(Biblia) Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida. 


(Darby) Verily, verily, I say unto you, that he that hears my word, and believes him that has sent me, has life eternal, and does not come into judgment, but is passed out of death into life.

(KJV) Verily, verily, I say unto you, He that heareth my word, and believeth on him that sent me, hath everlasting life, and shall not come into condemnation; but is passed from death unto life.

(LITV) Truly, truly, I say to you, The one who hears My Word, and believes the One who has sent Me, has everlasting life, and does not come into judgment, but has passed out of death into life.

(NVI) "Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

(PJFA) Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.

(YLT) `Verily, verily, I say to you--He who is hearing my word, and is believing Him who sent me, hath life age-during, and to judgment he doth not come, but hath passed out of the death to the life.

Atente-se para os tempos dos verbos, os quais revelam uma transformação imutável na posição do pecador salvo: “ouve”, “crê”, “TEM”, “ENTRARÁ”, “PASSOU”. A passagem NÃO diz que o salvo “terá” vida eterna, mas que tem a vida eterna no momento em que crê, o que significa um direito adquirido por graça, e tão somente pela graça.

Há diferentes tipos de juízo que você encontra na Bíblia, mas é importante distinguir cada um deles. Na ordem dos eventos proféticos, primeiro vem o arrebatamento da Igreja (os salvos) e dos que morreram em Cristo.

Para estes não há julgamento ou condenação, pois Cristo pagou o preço de sua redenção. Nas palavras de Mario Persona, “Deus seria tão injusto de julgar um crente quanto um juiz humano seria injusto de julgar alguém por um crime que outro confessou e pagou a pena. Cristo confessou nossos pecados (levou sobre si) e pagou a pena”.[1]

O “GRANDE TRONO BRANCO” NÃO É O “TRIBUNAL DE CRISTO”

Os crentes não são julgados no Grande Trono Branco, pois são salvos desde o princípio do mundo. O que os crentes encontrarão é o Tribunal de Cristo descrito em 2Co 5.10: "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal". Em 1 Coríntios Paulo fala mais desse tribunal que não tem caráter condenatório, mas de apreciação das obras praticadas pelo crente. É algo parecido com um concurso de pintura, onde o que está sendo julgado não é o pintor, mas a qualidade de seu trabalho.

"E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal SERÁ SALVO, todavia como pelo fogo" (1 Coríntios 3.12-15). 

Essa passagem nos ensina de forma clara que até mesmo aquele que não fez obra alguma digna de ser aproveitada SERÁ SALVO.

Durante o reino milenar de Cristo haverá julgamentos todas as manhãs com a aplicação da Pena de Morte imediata. Todavia, essa pena é para os indivíduos que estiverem vivendo na Terra. A Igreja não estará necessariamente na terra no milênio, mas estará vivendo no céu. Ao final desse milênio haverá o Grande Trono Branco onde serão julgados todos os que não foram salvos, cujos nomes não estavam no Livro da Vida.

Quando analisamos Apocalipse 20, percebemos como esse julgamento se trata de um ato judicial que visa apenas dar a sentença. Esse julgamento não tem a finalidade de estabelecer se a pessoa deve ou não ser salva. Todos são condenados ali. Não há um salvo em Cristo que participa desse evento, mas somente os predestinados à perdição (os réprobos).

–– JP Padilha
–– Fonte 1: Página JP Padilha
–– Fonte 2: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
_________________________________________________
DICA DE ARTIGOS DE MARIO PERSONA SOBRE O TEMA:

“O que é o Tribunal de Cristo?”
https://www.respondi.com.br/2005/06/o-que-o-tribunal-de-cristo.html

“Tudo o que eu fizer será revelado?”
https://www.respondi.com.br/2009/04/tudo-o-que-fiz-sera-revelado-quando.html

“O Julgamento dos Bodes e Ovelhas”
 https://www.3minutos.net/2009/01/107-bodes-ovelhas-e-pequeninos.html

“Resumo Profético”
https://manjarcelestial.blogspot.com/2009/06/resumo-profetico-ce-lunden.html

“Quem participa da Primeira Ressurreição?”
https://www.respondi.com.br/2009/06/quem-participa-da-primeira-ressurreicao.html

“Qual é a Segunda Morte?”
https://www.respondi.com.br/2009/03/qual-e-segunda-morte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?

Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai"....