TRICOTOMISMO – A ESTRUTURA DO HOMEM SEGUNDO A BÍBLIA | JP Padilha



Ao abrirmos a Bíblia vemos muitos versículos que falam do corpo, da alma e do espírito do homem. Mas a pergunta que não se cala é esta: “Existe diferença entre espírito e alma, ou essas duas partes do ser humano são sinônimos?” É certo que o homem é composto de corpo e alma. Todavia, em certos casos o termo "espírito" é acrescentado em alguns versículos mais concisos da Bíblia. Também sabemos que tanto a alma como o espírito são colocados em contraste ao corpo para significar a parte incorpórea do homem. Existe, porém, uma distinção entre alma e espírito. A alma é empregada para expressar a imortal parcela moral do ser humano, e é usada algumas vezes para significar "pessoa", como no versículo em Gênesis 46.26 que diz: "Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito". Também temos outros exemplos, tais como: "Oito almas se salvaram" (1 Pedro 3.20); "A alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18.4). Jamais vemos a palavra “espírito” sendo usada para designar o pecado do homem, visto que o nosso espírito batalha contra a carne a partir do momento em que nos tornamos cristãos (Gl 5.17).

A palavra hebraica, normalmente traduzida como "alma", é "nephesh". Em muitas passagens ela é traduzida como "vida", como em Jonas 1.14: "...não pereçamos por causa da vida deste homem". No Novo Testamento a mesma palavra grega é usada tanto para alma como para vida: "Porque aquele que quiser salvar a sua 'vida' (ou 'alma') perde‑la‑á, e quem perder a sua 'vida' (ou 'alma') por amor de mim, achá‑la‑á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua 'alma' (ou 'vida')? ou que dará o homem em recompensa da sua 'alma' (ou 'vida')?".

A alma, distinta do espírito, é onde se encontram os apetites e desejos. O homem rico disse: "E direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos: descansa, come, bebe e folga" (Lucas 12.19). Naquela noite sua "alma" foi pedida. A salvação da alma não pode ser separada da salvação da pessoa.

O espírito é distintamente a parte mais elevada do homem. Ele identifica a consciência, a individualidade, e distingue o homem das criaturas inferiores na criação. Deus soprou nas narinas do homem o sopro da vida, e assim o homem foi colocado em um relacionamento com Deus, e não pode ser verdadeiramente feliz separado dEle, tanto na existência presente como eternamente. As mesmas palavras usadas no original hebraico e grego para "espírito" são também as que são usadas constantemente para o Espírito de Deus ou Espírito Santo, sendo também usadas para anjos, no sentido de espíritos, e para os espíritos maus.

A Palavra de Deus é afiada, e capaz de dividir a alma e o espírito de um homem, embora possa não ser fácil para a mente humana perceber esta divisão. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4.12).

O apóstolo Paulo rogou pelos Tessalonicenses para que tanto o espírito (o qual é provavelmente mostrado como o lugar em que Deus opera), como também a alma e o corpo pudessem ser santificados: “E, agora, que o Deus da paz os torne santos em todos os aspectos, e que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam mantidos irrepreensíveis até a volta de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama fará isso acontecer, pois ele é fiel (1 Tessalonicenses 5.23-24).

Na epístola aos Hebreus lemos dos "espíritos" dos justos aperfeiçoados; seu lugar é com Deus por meio da redenção. A palavra ali significa, aparentemente, a pessoa separada do seu corpo.

Havendo o cristão recebido o Espírito Santo como uma fonte de vida em Cristo, ele é exortado a orar com o espírito, cantar com o espírito (1Co 14.15) e andar no Espírito (Gl 5.16), de forma que em alguns casos torna‑se difícil distinguir entre o Espírito de Deus e o espírito do cristão.

A propósito, 1 Coríntios 14.15 é mais uma base bíblica para a tricotomia humana: “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente (ou alma); cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente (ou alma)”.

– JP Padilha
___________________________________________________
Acesse o blog do livro "O Evangelho Sem Disfarces" e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html

Compre o livro impresso aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces

– Fonte 1: Facebook JP Padilha
– Fonte 2: Página JP Padilha
– Fonte 3: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– Fonte 4: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?

Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai"....