Pela fé ou pelas obras? A Bíblia entra em contradição? | JP Padilha


Muitos estudiosos da Bíblia encontram um irreconciliável conflito entre Paulo e Tiago acerca do que ensinaram sobre a fé e as obras. Paulo ensina que a salvação é recebida pela graça, mediante a fé, e não pelas obras (Ef 2.8-9). Tiago, por sua vez, ensina que sem obras a fé é morta (Tg 2.17). A grande pergunta é: Existe alguma contradição entre Paulo e Tiago? Estão esses dois escritores bíblicos em conflito? A fé exclui as obras ou as obras dispensam a fé?

Primeiramente, precisamos entender que não há contradições nas Escrituras. Se, porventura, há um aparente paradoxo nas Escrituras, quem está errado não é a Palavra de Deus, mas a nossa mente confusa e nossa má interpretação dos textos sagrados. Então, o que devemos fazer é reler e verificar onde erramos em nossa exegese e hermenêutica.

Paulo e Tiago não estão batendo cabeça. Eles estão falando a mesma verdade, porém, sob perspectivas diferentes. Paulo fala da causa da salvação e diz que somos salvos pela fé independente das obras. Tiago fala da consequência da salvação e diz que as obras é que dão testemunho da fé.

Tanto a fé como as obras são fundamentais quando se trata da salvação. A fé é a raiz e as obras são o fruto. A fé produz o fruto das obras e as obras procedem da seiva que vem da raiz. A fé é a causa e as obras o resultado. Não somos salvos por causa das obras, mas para as boas obras (Ef 2.10). Não praticamos boas obras para sermos salvos, mas porque já fomos salvos pela fé. As obras não nos levam para o Céu, mas aqueles que vão para o Céu, porque foram salvos pela fé, serão acompanhados por suas obras. É importante ressaltar que quem opera tanto o querer como o efetuar é Deus, não nós mesmos (Fp 2.13).

Tanto a fé como as obras procedem de Deus. A fé é dom de Deus. Não geramos a fé; recebemo-la. As obras que praticamos são inspiradas pelo próprio Deus, pois é Ele quem opera em nós tanto o querer como o realizar. Desta forma, não há espaço para a soberba por parte de quem crê nem por parte de quem realiza boas obras, pois tanto a fé como as obras vieram de Deus e devem ser direcionadas para Deus. Nossa fé deve estar em Deus e nossas obras devem ser feitas para a glória de Deus.

Deus mesmo planejou nossa salvação e Ele mesmo a executa. Ele mesmo é quem abre nosso coração para crermos e Ele mesmo nos dá poder para realizarmos as boas obras que atestam a autenticidade da fé. A fé prova nossa salvação diante de Deus e nossas obras são testemunhos diante dos homens. Deus vê a fé, os homens vêem as obras. Fé e obras não se excluem; completam-se. A raiz sem frutos está morta; o fruto sem a raiz inexiste.

Aqueles que defendem a salvação pela fé sem a evidência das obras – a obediência aos mandamentos de Deus – laboram em erro. De igual forma, aqueles que julgam estar salvos pelas obras estão no caminho da perdição, pois nossas próprias obras são consideradas como “trapo da imundícia” por Deus: “Todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia" (Isaías 64.6). É preciso afirmar com meridiana clareza que a salvação é somente pela fé e não pela “fé mais as obras”. Porém, a fé salvadora nunca vem só. A fé salvadora produz obras. Não provamos nossa salvação pela fé sem dar testemunho de Cristo em nossas vidas, mas pela fé mediante a imagem de Cristo em nós. As obras não são a causa da salvação, mas sua evidência.

Jesus disse: “Toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7.17-21).

Concluímos afirmando que não há qualquer conflito entre Paulo e Tiago. Não há qualquer contradição entre fé e obras. Não podemos confundir causa e efeito. Toda causa tem um efeito e todo efeito é produzido por uma causa. As obras não substituem a fé, nem a fé pode vir desacompanhada das boas obras operadas pelo Espírito Santo. Fé e obras caminham de mãos dadas. Não estão em lados opostos, mas são parceiras. Ambas têm o mesmo objetivo: glorificar a Deus pela salvação. Somos salvos pela fé e somos salvos para as obras. Recebemos fé e fomos preparados de antemão para as boas obras. Não há merecimento na fé nem nas obras. Ambas vêm de Deus. Ambas devem glorificar a Deus. Ambas estão conectadas com nossa salvação.

A fé nos leva a Cristo e as obras nos levam ao próximo. A fé nos coloca de joelhos diante de Deus em adoração e as obras nos colocam de pé diante dos homens em serviço. Somos salvos pela fé para adorarmos a Deus e somos salvos para as obras para servirmos ao próximo.

As boas obras são fruto da salvação, e não um pré-requisito para ser salvo. Essas boas obras vêm acompanhadas de uma fé única em Jesus Cristo e especialmente de conhecimento de Deus.

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2.8-10). Ou seja, somos salvos “para” as boas obras e não “pelas” boas obras.

O TRIBUNAL DE CRISTO (2Co 5.10)

Os crentes não participam do Julgamento das Nações porque já estarão no Céu no mínimo sete anos antes, e não passarão pela grande tribulação. Os crentes também não são julgados no Grande Trono Branco (Juízo Final), pois são salvos desde o princípio do mundo. O que os crentes encontrarão é o Tribunal de Cristo descrito em 2 Coríntios 5.10: "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal". Em 1 Coríntios Paulo fala mais desse tribunal que não tem caráter condenatório, mas de apreciação das obras praticadas pelo crente. É algo parecido com um concurso de pintura, onde o que está sendo julgado não é o pintor, mas a qualidade de seu trabalho.

"E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal SERÁ SALVO, todavia como pelo fogo" (1 Coríntios 3.12-15).

Essa passagem nos ensina de forma clara que até mesmo aquele que não fez obra alguma digna de ser aproveitada SERÁ SALVO. No final das contas, toda nossa preocupação com boas obras para se obter a salvação é inútil e pecaminosa, pois exclui o fato de que a salvação não depende de nós, mas de Cristo.

O “ladrão da cruz” passou a vida pecando, não foi batizado nas águas, não participou da Ceia do Senhor, nunca foi ao Templo (que na época era o único lugar de se adorar a Deus, visto que a Igreja ainda não existia), nunca deu esmolas ou fez qualquer obra de caridade, etc. Ainda assim, foi salvo (Lc 23.39-43). Por quê? Porque creu em Cristo. Sendo assim, o pré-requisito para ser salvo é crer em Cristo (At 16.31). A salvação não depende das nossas obras. Depende de Cristo.

Leia mais sobre o assunto nos links abaixo:

Somos salvos pelas obras ou pela graça? – Parte 1
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/05/somos-salvos-pelas-obras-ou-pela-graca_12.html

Somos salvos pelas obras ou pela graça? – Parte 2
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/05/somos-salvos-pelas-obras-ou-pela-graca_13.html

Somos salvos pelas obras ou pela graça? – Parte 3
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/05/somos-salvos-pelas-obras-ou-pela-graca_14.html

O que significa Propiciação na Bíblia?
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/02/o-que-significa-propiciacao-na-biblia.html

A certeza da salvação
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/04/a-certeza-da-salvacao-jp-padilha.html

LEGALISMO E ANTINOMIANISMO: DOIS EXTREMOS OPOSTOS QUE PISAM NA GRAÇA
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2024/05/legalismo-e-antinomianismo-dois.html

SUMÁRIO – PELAS OBRAS OU PELA GRAÇA?
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/07/sumario-pelas-obras-ou-pela-graca-jp.html

– JP Padilha
___________________________________________________
Acesse o blog do livro E-BOOK "O Evangelho Sem Disfarces" completo e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html

Compre o livro impresso aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-2

– Fonte 1: Facebook
JP Padilha
– Fonte 2: Página 
JP Padilha
– Fonte 3: 
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– Fonte 4: 
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?

Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai". Você ...