4 - Só mais uma coisa é necessária


Por mais valiosos que sejam esses cinco princípios de interpretação (vide trecho anterior – Cinco Princípios Para a Interpretação Correta da Bíblia), eles serão inúteis sem a iluminação do Espírito Santo. Em 1 Coríntios 2, Paulo escreveu:


“Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente... Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (v. 12, 14).

Paulo estava descrevendo o ministério de ‘iluminação’ do Espírito Santo. Somente o Espírito Santo pode mostrar-nos a verdade espiritual. Qualquer pessoa é capaz de ouvir os fatos, estudar os ensinos de outras pessoas e obter alguma compreensão intelectual a respeito do significado da Escritura. Todavia, sem a obra do Espírito Santo, a Bíblia não penetrará nem transformará o coração humano. A obra do Espírito de Deus traz a iluminação — o verdadeiro significado do que foi escrito. Todo crente possui o Espírito Santo, Aquele que inspirou os escritores da Bíblia. E, sem o ministério de iluminação do Espírito Santo a nosso favor, a verdade da Escritura não poderia penetrar nosso coração e mente.

Freqüentemente, ao ler um livro, chego a uma seção que não compreendo. Tenho desejado, muitas vezes, ter o autor ao meu lado para lhe perguntar o significado de suas palavras. O cristão sempre tem o Autor da Bíblia à disposição. O Espírito Santo vive em nós e pode ajudar-nos a entender a Palavra de Deus.


Entretanto, digo-o novamente: o ministério de iluminação do Espírito Santo não deve substituir o estudo diligente. Eles atuam em conjunto. Devemos ter em mente que o próprio Deus exige que sejamos diligentes (2Tm 3.16). À medida que estudamos toda a Escritura com dedicação, o Espírito Santo usa o conhecimento que possuímos e toda sabedoria à qual nos expusemos como meios para iluminar-nos o coração. Alguém já afirmou corretamente que apelar à Escritura sem a dependência completa do Espírito Santo é presunção. Esperar que o Espírito Santo nos oriente sem a Escritura é “fanatismo subcristão”.

Todo cristão deve guardar-se cuidadosamente de entender de modo errado 1 João 2.27: “Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou”.

Qual é a mensagem deste versículo? Ele nos diz que não precisamos de mestres e líderes para aprendermos a sabedoria divina? Isso seria incoerente com Efésios 4.11-12, que nos informa sobre o fato de que Deus outorgou “pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do Corpo de Cristo”.

O Espírito Santo concedeu a muitas pessoas o dom de ensinar (Rm 12.6-7) e chama todos os crentes a ensinarem uns aos outros (2Tm 2.2). Em vez de contradizer essas instruções dadas pelo Espírito, João falava a respeito de hereges — anticristos que desviavam as pessoas. Esta passagem não nos autoriza a fazer o que desejarmos com a Bíblia. Aliás, ela reafirma a possibilidade de conhecermos a diferença entre a heresia e verdade concernente ao evangelho de Cristo (cf. 1Jo 2.22), porque temos o Espírito. Isto não é uma garantia absoluta de interpretação correta de todo versículo da Bíblia.

Muitas pessoas sinceras usam erroneamente 1 João 2.27 para justificar sua falta de estudo e aprendizado, chegando a interpretações equivocadas da Escritura à medida que abrem a Bíblia e “deixam o Espírito Santo ensinar-lhes o significado”. Essa atitude tem levado muitas pessoas ao erro — esse é precisamente o tipo de erro para o qual o movimento carismático se tornou um solo fértil.

–– John MacArthur | O Caos Carismático
–– Fonte 1: Página JP Padilha
–– Fonte 2: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?

Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai"....