EZEQUIEL 28.11-19 ESTÁ FALANDO DE SATANÁS? | JP Padilha
A resposta é “não”. Embora Satanás não seja encontrado no cenário de Ezequiel 28.11-19, podemos ficar curiosos a respeito dos versículos 12 e 13, que dizem: “Tu eras o selo da perfeição... Estiveste no Éden, jardim de Deus”, etc. Todavia, esses são os únicos versículos em que podemos deduzir alguma coisa sobre Satanás. Todo o restante do texto se refere tão somente ao rei de Tiro, e não a Satanás. Mas, como entender isso? Na verdade, essas passagens deixam bem claro que o personagem se trata do rei de Tiro sendo influenciado por Satanás em seus maus caminhos. Mas o contexto não se trata de Satanás, nem de qualquer ser angelical. Basta ler o contexto. Vamos examiná-lo?
"Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniquidade. Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniquidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre" (Ezequiel 28.11-19 – Grifo meu).
Encontramos nesse texto um recado dado ao "rei de Tiro", que era um ser humano. Ele não era um anjo. Porém, podemos deduzir quem estava por detrás do rei, influenciando-o a fazer o mal. Se prestarmos atenção na passagem de Ezequiel 28.11-19, constataremos que ali está falando do rei de Tiro, certo? Todavia, quem está por detrás desse rei? Certamente a resposta é Satanás. O verso 13 diz: “Estiveste no Éden, jardim de Deus”. De fato, esta é uma referência a Gênesis 3, quando Satanás assumiu a forma de uma serpente para tentar Eva. Mas este é o único momento em que Deus faz referência a Satanás neste capítulo. É importante entender que o texto de Ezequiel 28.11-19 não fala especificamente de Satanás, mas da pessoa do rei de Tiro sendo influenciada por Satanás.
Vejamos algumas referências bíblicas que nos ajudam nessa interpretação:
1. Se atentarmos bem ao texto de Ezequiel 28.11-19, veremos nos evangelhos que Pedro também foi influenciado da mesma forma por Satanás ao dizer que Jesus deveria recuar e desistir de seu sacrifício. Qual foi a resposta de Jesus a Pedro nessa situação? "Para trás de mim, Satanás; porque não cuidas das coisas que são de Deus, mas sim das que são dos homens" (Mateus 8.33). Jesus, ao se dirigir a Pedro, não estava falando especificamente com Pedro, mas com quem estava o influenciando, colocando palavras enganosas em sua boca. Porém, a pessoa de quem o verso fala continua sendo Pedro, não Satanás. O pecado é atribuído a Pedro, não a Satanás. O pecador ali é Pedro, não Satanás, embora Satanás tenha o tentado. A partir disso, vemos o motivo de Deus fazer referência a Satanás apenas no verso 13 de Ezequiel 28. Todo o restante do capítulo fala da pessoa e dos pecados cometidos pelo rei de Tiro.
2. Em 1 Timóteo 3.6 aprendemos que o pecado de Satanás foi a soberba e que, assim como ele, não devemos cair na mesma tentação: "...para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo".
Assim, podemos entender o caso do rei de Tiro em Ezequiel 28.11-19. Em nenhum momento o texto sagrado fala de Satanás ali, mas sim de um homem sendo influenciado por Satanás. Simples assim.
– JP Padilha
___________________________________________________
Acesse o blogger do livro "O Evangelho Sem Disfarces" e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html
– Fonte 1: Facebook JP Padilha
– Fonte 1: Página JP Padilha
– Fonte 2: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– Fonte 3: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/
Assinar:
Postagens (Atom)
QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?
Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai"....
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfj72IdoMRZrlZhDw0cZ3nqnYxdL28HQmjVKpaGA0GtxVHpSvnEK7AFkgscbGMjszVaj7UaD8w_ia4qjZcaN5UtIvJshVUL4KoX-PJOtTZGq3DqWxDuhV1XzZ0FhWF7rJCH-WnnrwGDvI/s400/1+-+PAPAI+E+JO%25C3%2583O+1.jpg)
-
Para entender a relação entre o Natal, sinal da cruz, o famoso "santíssimo sacrário" em forma de sol e sua relação com Tamuz e...
-
“Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhece...
-
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as ...