Quem compilou a Bíblia? Deus ou o homem? | JP Padilha
Não há uma pessoa ou grupo específico que tenha definido o cânon bíblico, pois a seleção dos livros foi revisada e alterada ao longo da história. Marcião de Sinope foi o primeiro líder cristão a propor um cânone bíblico, mas foi condenado por heresia. O desenvolvimento do cânon do Novo Testamento ocorreu nos primeiros anos do cristianismo. O Sínodo de Hipona, em 393 d.C., aprovou o Novo Testamento como conhecemos hoje. O Conselho de Cartago repetiu essa decisão em 397 d.C. e em 419 d.C. A Igreja Ortodoxa formalizou o reconhecimento dos livros do Novo Testamento como autoritativos no Concílio Quinissexto, em 692.
Não há consenso acadêmico sobre quando o cânone da Bíblia Hebraica foi estabelecido. Alguns estudiosos defendem que foi fixado pela dinastia dos asmoneus (140-40 a.C.), enquanto outros defendem que não foi fixado até o século 2º ou mesmo depois.
O AUTOR DA BÍBLIA
A Bíblia foi escrita por cerca de 40 pessoas diferentes, mas o verdadeiro autor foi Deus. As pessoas que escreveram os livros da Bíblia foram inspiradas por Deus (2Pe 1.20-21). Possui 66 livros que são reconhecidos e aceitos pelos cristãos. É por isso que dizemos que a Bíblia é a Palavra de Deus.
As pessoas que escreveram a Bíblia viveram ao longo de cerca de 1500 anos, em Israel e em vários outros países. Tinham culturas e modos de vida muito diferentes, mas a mensagem de todos os livros da Bíblia é a mesma. Deus guiou as palavras de cada autor da Bíblia para transmitir Sua Palavra ao mundo.
AUTORES E LIVROS: Quantas pessoas escreveram a Bíblia
Os autores dos vários livros da Bíblia tinham algo em comum: todos eles proclamavam o mesmo Deus, apesar de perspectivas e cenários diferentes, mas falam a respeito do único e verdadeiro Deus!
A Bíblia, apesar de ter sido escrita em um grande intervalo de séculos, nos mostra um quadro interessante de estilos literários e de estilos de personalidade. Por exemplo, Moisés era um pastor de ovelhas, Paulo era um fazedor de tendas, João era um pescador e Mateus um coletor de impostos. Mas não são tantos os livros na Bíblia que nomeiam claramente o autor do mesmo.
Os livros da Bíblia contêm:
• Um autor por livro – por exemplo, o livro de Tiago foi escrito por Tiago, irmão de Jesus.
• Um autor para vários livros – Paulo, por exemplo, escreveu 13 livros da Bíblia!
• Vários autores para um livro – o livro de Salmos é um conjunto de poemas escritos por várias pessoas diferentes, como Davi, Salomão, Moisés e vários sacerdotes.
• Um autor e um editor – o livro de Deuteronômio é um conjunto de sermões de Moisés, mas o relato de sua morte no fim do livro sugere que alguém depois os organizou e completou a informação.
• Autor desconhecido – são poucos os livros da Bíblia que não têm autor reconhecido; ninguém sabe quem escreveu Jó e a autoria do livro de Hebreus é muito discutida.
DEUS, O COMPILADOR DA BÍBLIA
Deus cuidou de compilar o Antigo Testamento que já era usado nos tempos de Jesus e é usado até hoje pelos judeus. O que a Igreja fez por volta do ano 400 foi adotar alguns livros a mais do que os existentes no cânone utilizado pelos judeus e mais tarde pelos protestantes, como Judite, Tobias, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque e os dois livros de Macabeus, além de alguns trechos adicionais em Daniel, Ester e Esdras. Isso foi oficializado mais tarde no concílio de Trento, em 1546.
Quanto ao Novo Testamento, há uma espécie de referência cruzada que ajuda a determinar os livros considerados inspirados. Por exemplo, o versículo em 1 Timóteo 5.18 que Paulo menciona é tirado metade do Antigo Testamento (Dt 25.4) e metade de Lucas 10.7. Assim, Paulo endossa Lucas, considerando o que ele escreveu como "escritura". Outras formas como determinaram a inspiração de outros livros do Novo Testamento foi observar a correspondência dos primeiros cristãos e suas citações. Esse cânone que hoje temos do NT já era mencionado em correspondências dos dois primeiros séculos.
Então, ocorre um impasse aqui: foi a igreja católica romana, como instituição, que determinou qual seria o cânone do Novo Testamento, ou foi Deus quem fez isso? Certamente até o mais ferrenho defensor do catolicismo irá concordar que isso é obra de Deus, e não de homens. Portanto, os diferentes concílios não decidiram qual seria o cânone do Novo Testamento, mas apenas reconheceram o que já era notório entre os cristãos ao longo dos primeiros séculos, porque Deus simplesmente quis que fosse assim. Ou terão os homens poder e autoridade para determinar o que é Palavra de Deus e o que não é?
– JP Padilha
___________________________________________________
Acesse o blog do livro E-BOOK "O Evangelho Sem Disfarces" completo e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html
– Fonte 1: Facebook JP Padilha
– Fonte 2: Página JP Padilha
– Fonte 3: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– Fonte 4: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/
A DEPRESSÃO DE UM CRISTÃO – Satanás pode estar por detrás disso | JP Padilha
Não podemos ignorar o fato de que, apesar da Depressão Clínica ou Reativa ser realidade inata, o DIABO ataca principalmente os que sofrem de tal desgraça, e é aí que entra a parte espiritual junto. A Bíblia nos mostra que satanás ataca com mais violência aqueles que estão ABATIDOS NA ALMA, lançando mentiras e calúnias sobre os tais com o intuito de enfraquecê-los ainda mais. Isso NÃO pode ser negado. Por isso, a FÉ somada ao CONHECIMENTO é tão crucial para a vida cristã. Discernir causas e efeitos em meio à turbulência da Depressão, pois, em alguns momentos satanás é EXPERT em confundir a mente de um homem debilitado mentalmente, fazendo com que não consigamos detectar quando a causa é clínica ou espiritual. A depressão é do humano, mas a causa pode variar por muitas vezes, sendo ora orgânica, ora circunstancial, ora reativa, ora espiritual.
Outrossim, o mais importante na vida de um cristão depressivo é a total dependência de Deus e muita ORAÇÃO E CONHECIMENTO, pois, embora o diabo não tenha poder para arrebatar um filho de Deus de Suas mãos, ele tem poder para LANÇAR MENTIRAS e ENFRAQUECER ATRAVÉS DE ACUSAÇÕES – "Você é um fraco... sem fé... sem Deus... etc", levando o crente a um sofrimento extra que poderia ser evitado em sua vida através da companhia e oração coletiva, com irmãos e amigos mais chegados e também à nível de tratamento médico, seja medicamentoso ou psicoterápico.
Outro fator importantíssimo a ser considerado é que um depressivo NÃO pode ficar sozinho; ele deve ser acompanhado por irmãos que se compadeçam e lhe dirijam palavras de ENCORAJAMENTO, e não de cobrança. Jamais devemos tratar um irmão depressivo com cobranças, pois ele mesmo já se cobra o bastante por possuir a FÉ e ainda assim passar por tais extremos de desgraça.
É um assunto muito sério e delicado, onde satanás NÃO deve ser subestimado, porém, detectado no momento em que estiver se aproveitando da fragilidade da alma do crente enfermo. Elias desejou a MORTE e pediu para que Deus o levasse (1Rs 19.4). A atitude desesperada deste grande profeta foi provocada por satanás, quando este ofuscou a visão de Elias em sua nítida DEPRESSÃO, pois ele jamais teria desejado a morte em sã consciência. Quando este fato ocorreu, DEUS se apressou em socorrer Elias com carinho, providência e encorajamento, devolvendo-lhe a correta interpretação dos fatos em meio à sua grande batalha espiritual (1Rs 19.5-21).
– JP Padilha
___________________________________________________
Acesse o blog do livro E-BOOK "O Evangelho Sem Disfarces" completo e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html
– Fonte 1: Facebook JP Padilha
– Fonte 2: Página JP Padilha
– Fonte 3: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– Fonte 4: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/
Assinar:
Postagens (Atom)
QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?
Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai"....
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfj72IdoMRZrlZhDw0cZ3nqnYxdL28HQmjVKpaGA0GtxVHpSvnEK7AFkgscbGMjszVaj7UaD8w_ia4qjZcaN5UtIvJshVUL4KoX-PJOtTZGq3DqWxDuhV1XzZ0FhWF7rJCH-WnnrwGDvI/s400/1+-+PAPAI+E+JO%25C3%2583O+1.jpg)
-
Para entender a relação entre o Natal, sinal da cruz, o famoso "santíssimo sacrário" em forma de sol e sua relação com Tamuz e...
-
“Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhece...
-
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as ...