Como me manter encorajado quando não consigo nem um bom emprego? | JP Padilha
Primeiramente, vamos desfazer o mito de que “o homem é o provedor do lar”. Nós, homens de Deus, estamos acostumados a nos cobrar demais pelo fato da Bíblia dizer que somos líderes e responsáveis pelo nosso lar. “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo” (Efésios 5.23). Com isso, muitas vezes somos induzidos por falsos mestres a pensar que o papel de prover o lar é nosso. Bom, de fato, por conta do papel do homem em uma casa ser de liderança, automaticamente ele trabalhará com suas mãos para sustentar sua casa. Deus ordena que o homem trabalhe com suas próprias mãos para que não necessite de nada e não sirva de peso para outros (1Ts 4.11-12). Esta ordem foi sim dada aos homens, não às mulheres. Todavia, é um grande engano pensar que a Bíblia, em algum versículo, diz que o homem é responsável pela provisão da família. A Bíblia não diz que o homem é o provedor do lar, mas que Deus é o responsável pela provisão. A Bíblia ensina que homens devem trabalhar e cuidar de sua família, mas não diz que ele é O provedor do lar. Senão, vejamos:
“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois é o Senhor quem dá o sustento àqueles que Ele ama, ainda que estejam dormindo” (Salmos 127.1-2).
O quê? O que acabamos de ler acima? Quem é o Provedor do lar? O homem? Não. O Provedor do lar é Deus. Vamos desmistificar toda essa lambança que fizeram com a cabeça de muitos crentes piedosos por meio do que chamam de “teologia”. Sempre que a Bíblia fala de “Provisão”, ela fala de Deus sendo o Provedor, seja na família, seja na assembleia, seja individualmente, etc. (Mt 6.25-34).
Jesus disse que todas as coisas do mundo, tais como comida, bebida e vestimentas, são os pagãos que procuram. Ele nos ensina que não devemos ser como os pagãos, e que devemos buscar antes o reino de Deus e a Sua justiça ao invés de buscar pelas coisas materiais. E acrescenta: “Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.32-33).
Agora, tratemos do tema proposto: Como me manter encorajado quando não consigo sequer um bom emprego para cuidar da minha família? Bom, o que é importante reconhecer em meio a situações que parecem impossíveis – como encontrar um bom emprego – é que, quando entregamos o problema ao controle de Deus, tal problema automaticamente entra no reino do possível porque com Deus todas as coisas são possíveis (Mt 19.26). Vivemos no país do desemprego. Os últimos anos foram marcados por estatísticas de recorde de desemprego no Brasil.
Todavia, a Palavra de Deus transcende nossas circunstâncias. Não importa o que estejamos enfrentando em nossas vidas – ainda podemos confiar no que Deus diz sobre Si mesmo. Uma coisa que sabemos sobre Deus é que Ele ouve nossas orações e sabe do que precisamos antes mesmo de pedirmos a Ele (Mt 6.7-8). Somos ordenados a não nos preocuparmos com o futuro pela mesma razão. Deus conhece nossas necessidades e é o nosso Provedor (Mt 6.25-34). Porém, não se preocupar não significa “não agir”, mas simplesmente reconhecer que Deus está no controle e que tem nossos melhores interesses em mente (Rm 8.28). Mesmo quando não vemos nada acontecendo, podemos ter certeza de que Deus está trabalhando ativamente em nosso favor. Ele não está sentado de braços cruzados (cf. Rute 3.18).
Deus prometeu que proveria para nós tudo o que necessitamos, mesmo quando não conseguimos encontrar um bom emprego. Devemos orar para que possamos experimentar a paz e o encorajamento embutidos nessa verdade.
O desânimo é uma condição do coração. Uma boa pergunta a se fazer é a seguinte: No que estou focando minha atenção e pensamentos? No problema ou em Deus? Embora a preocupação dos homens seja encontrar um bom emprego, Deus Se preocupa mais com a condição de nossos corações (cf. 1 Samuel 16.7). Filipenses 4.4-7 diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”. Quando conscientemente escolhemos louvar e agradecer a Deus em meio à nossa busca pelo emprego, abrimos nossos corações e mentes para receber a Sua paz.
Também é importante perceber que, embora Deus tenha planos incríveis para cada um de nós (Jr 29.11), também temos um inimigo, a saber, Satanás, que adoraria nada mais do que nos desencorajar de confiar em Deus para cumprir esses planos para nossas vidas. A Bíblia descreve Satanás como aquele que “anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5.8 ). A maneira mais fácil de um leão derrubar a presa é primeiro isolá-la do seu rebanho. É muito mais fácil para Satanás nos desencorajar quando estamos desconectados do Corpo de Cristo. Ter pessoas piedosas (irmãos em Cristo) em nossas vidas que sabem pelo que estamos passando e podem orar conosco e por nós quando as coisas estão difíceis é um grande encorajamento (Hb 10.24-25; Tg 5.16).
– JP Padilha
___________________________________________________
Acesse o blog do livro E-BOOK "O Evangelho Sem Disfarces" completo e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html
– Fonte 1: Facebook JP Padilha
– Fonte 2: Página JP Padilha
– Fonte 3: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– Fonte 4: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?
Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai". Você ...

-
INTRODUÇÃO O problema do mal, na filosofia e teologia, refere-se à dificuldade em conciliar a existência do mal com a crença em um Deus oni...
-
"Se, todavia, alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e Ele é a PROPICIAÇÃO pelos nossos pecados" (...
-
Muitos estudiosos da Bíblia encontram um irreconciliável conflito entre Paulo e Tiago acerca do que ensinaram sobre a fé e as obras. Paulo e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário