Prefácio | John MacArthur

Imagine o seguinte diálogo hipotético sobre o milênio entre dois cristãos bem-intencionados. Um deles orgulhosamente anuncia: “Sou ‘Pro-milenista’ seja lá o que isso envolva, embora não possamos realmente saber com certeza, eu sou!” O outro responde: “Bem, eu sou ‘Pan-milenista’ – embora profecia não seja tão importante para os cristãos, tenho certeza de que tudo vai ‘terminar’ no final”. O primeiro cristão conclui que não se pode saber ao certo o que a Escritura diz sobre questões proféticas e o segundo declara que não é importante saber. Ambos são sinceros, mas lamentavelmente ignorantes quanto ao fato de que a Escritura está cheia de informações sobre coisas futuras. Cristãos biblicamente ocupados não têm que se contentar com uma abordagem tão confusa acerca da escatologia.

Este livro “básico” pretende fornecer uma explicação bíblica clara e convincente à abordagem interpretativa da Escritura, que resulta no reconhecimento de uma visão futurista do reino milenar de Cristo na terra, a validade certa das promessas de Deus para o futuro Israel e a diferença fundamental entre Israel (como um povo e uma nação) e a igreja do Novo Testamento. O dispensacionalismo, um termo mais amplo do que “Premilenismo futurista” (veja o quadro na p. 10), vê distintamente um grande contraste entre o tratamento passado e o futuro de para com Israel nacional e a sua relação com a igreja.

O Premilenismo Futurista serve como um termo mais focado do que dispensacionalismo ao tratar de questões proféticas. O premilenismo futuro contrasta com o premilenismo histórico (ou Aliança), que é uma das três principais opções proféticas associadas à teologia do pacto, juntamente com o Amilenismo e o Posmilenismo.

Muitas pessoas não entendem o termo “dispensacionalismo”. Mas, isto não precisa ser assim. O dispensacionalismo decorre basicamente de:

1. Interpretação da Escritura normal como seria qualquer outra peça de literatura, resultando em...

2. Compreensão das promessas de restauração feitas a Israel no Antigo Testamento e os eventos do Apocalipse de João, como futuro, o que exige...

3. A distinção decisiva entre Israel e a Igreja.

Como resultado, os dispensacionalistas ensinam que Israel era o foco principal do plano redentor de Deus em uma dispensação. A igreja, que consiste de pessoas resgatadas, incluindo judeus e gentios, é o foco em outra dispensação. Todos os dispensacionalistas acreditam que pelo menos uma dispensação ainda está no futuro – o reino de mil anos de Cristo na terra, conhecido como o milênio, em que Israel voltará a assumir um papel central e, durante o qual, Jesus Cristo reinará na terra a partir de Seu trono em Jerusalém como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Dispensações não são apenas períodos de tempo, mas diferentes administrações na realização do propósito redentor de Deus. É essencial compreender que o caminho da salvação – pela graça de Deus somente através da fé em Jesus Cristo, continua a ser a mesma em cada dispensação. O plano redentor de Deus nunca muda, mas a forma como ele o administra tem variado de uma dispensação para outra. E sucessivas gerações, desde o tempo de Moisés compreenderam esta verdade com mais detalhes à medida que a revelação progressiva de Deus, especialmente com o Novo Testamento.

Os dispensacionalistas esperam que todas as promessas futuras das alianças de Deus (Abraão, Davi e Nova) para Israel serão literalmente cumpridas – incluindo as promessas de bênçãos terrenas e um reino messiânico terreno. Deus prometeu a Israel que eles iriam possuir a Terra Prometida por um tempo prolongado e que seus descendentes iriam florescer (Gn 13.1-4. 17; Ex 32.13). A Escritura prediz que o Messias vai governar sobre os reinos da terra por mil anos de Jerusalém (Zc 14.9-11; Ap 20.1-6). A profecia do Antigo Testamento explica que todo o Israel um dia retornará a terra Prometida. (Am 9.14-15), o templo será reconstruído (Ez 40.1-48.35), e o povo de Israel vai ser redimido (Jr 23.6; Rm 11.26-27).

O premilenismo futurista resulta da compreensão e aplicação da profecia bíblica da forma mais consistente com a abordagem normal ou literal [1] de interpretação das Escrituras. Quando se tem o cuidado de não presumir certos resultados proféticos antes da interpretação bíblica e, ao mesmo tempo se emprega uma abordagem normal, consistente para entender a Escritura, se chegará ao Premilenismo futurista como o verdadeiro plano profético de Deus para todas as eras. Os capítulos que seguem definem e discutem a abordagem bíblica que conduz ao premilenismo futurista, começando com o porquê um cristão deve estudar a profecia bíblica e concluindo com razões convincentes para se ter certeza de um retorno futuro e terreno de Cristo.

- John MacArthur / Os Planos Proféticos de Cristo: Um guia básico sobre o premilenismo futurista / John MacArthur & Richard Mayhue
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[1] “O literalista (assim chamado) não é aquele que nega que a linguagem figurada e os símbolos são usados na profecia, nem nega que grandes verdades espirituais estão ali estabelecidas; sua posição é, simplesmente, que as profecias devem ser normalmente interpretadas (ou seja, de acordo com as leis recebidas da linguagem) como quaisquer outras declarações são interpretadas – o que é manifestamente literal sendo considerado como literal, o que é manifestamente figurativa sendo assim considerada”.

(E. R. Craven, Ed., “The Revelation of John,” in lange’s Commentary on the Holy Scriptures (1874; repr., Grand Rapids: Zondervan, 1968), 12:98).

SUMÁRIO: Os Planos Proféticos de Cristo

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