A PALAVRA ‘CAPETA’ | JP Padilha

A palavra capeta vem da junção da palavra "capa" com o sufixo "eta", que é um diminutivo. Assim, originalmente, capeta significava uma "capa pequena ou curta".

O nome "capeta" provavelmente ficou associado ao diabo por causa de representações antigas do diabo, que o mostravam usando uma capa curta. Antigamente, dava-se muito mais valor ao "poder" das palavras e à importância de um nome. Muitas pessoas tinham receio de dizer o nome do diabo, por medo de o invocar. Assim como dizer o nome de uma pessoa é uma forma de chamar essa pessoa, dizer o nome do diabo ou de algum demônio poderia fazê-lo aparecer, causando muitos problemas.

Por causa disso, as pessoas deram muitos apelidos diferentes ao diabo a fim de evitar dizer seu nome. Um desses nomes foi "capeta", devido à associação com a capa curta. Assim, chamar o diabo de capeta era como dizer “aquele que usa a capa curta”. O mesmo aconteceu com o apelido “chifrudo”, uma vez que o diabo era muitas vezes representado com chifres.

O nome capeta não aparece na Bíblia; é uma invenção da língua portuguesa. A Bíblia não descreve a aparência do diabo.

A palavra "capa" vem do latim medieval "cappa", que era uma peça de vestuário usada por cima da roupa para se manter quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?

Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai"....