Por que os verdadeiros cristãos sofrem? - Parte 1 | JP Padilha


Verdadeiros cristãos sofrem por uma combinação de fatores: vivem em um mundo caído e pecaminoso, são disciplinados por Deus para refinamento, enfrentam perseguição por causa de sua fé, cometem seus próprios erros e, acima de tudo, são lembrados de que sua pátria não é aqui, mas sim o Céu. Por isso o mundo os odeia! Finalmente, os verdadeiros cristãos experimentam o sofrimento como parte da peregrinação em um mundo que odeia a Cristo, sendo lembrados por Jesus de que haveria aflições para o Seu povo, mas que Ele venceu o mundo, oferecendo esperança e propósito no sofrimento para se crescer espiritualmente, consolar outros e aguardar a Sua vinda.

RAZÕES BÍBLICAS E TEOLÓGICAS PARA O SOFRIMENTO CRISTÃO:

1. Um Mundo Pecaminoso: A Bíblia ensina que o pecado entrou no mundo trazendo sofrimento e maldição (Gn 3.17-19). Cristãos não são imunes a tsunamis, doenças ou crises, pois são parte da humanidade enquanto peregrinam em um mundo estranho a eles. Às vezes, sofrem até mais do que os mundanos, pois estão em um lugar que não lhes pertence – um lugar hostil para aqueles que seguem a Cristo. A Bíblia frequentemente descreve os cristãos como "estrangeiros e peregrinos" na terra (1Pe 2.11). O mundo, em seu estado atual, é visto como um lugar temporário e imperfeito, em contraste com o lar celestial definitivo do cristão.

2. Disciplina de Deus: Deus pode decretar o sofrimento como uma forma de disciplina amorosa para corrigir e refinar Seus filhos, assim como um pai disciplina um filho amado (Hb 12.5-13).

3. Perseguição pela Fé: A retidão e a pregação do evangelho muitas vezes confrontam os valores do mundo, levando à perseguição, rejeição, calúnias, injúrias, insultos, necessidades, angústias e até martírio (Mt 5.10-12; Jo 15.20; 16.33; 1Pe 4.16; 2Co 12.10; 2Tm 3.12; Mt 24.9; At 2.1-2; 7.59-60; Ap 6.9).

4. Refinamento da Fé: O sofrimento age como um fogo purificador que remove impurezas e noções erradas sobre Deus, testando e fortalecendo a fé,
a qual é muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo (1Pe 1.6-7).

5. Crescimento Espiritual: Momentos difíceis nos aproximam de Deus (Rm 8.38-39; Sl 56.8 ), revelam fraquezas e nos ensinam a depender mais d'Ele, levando a um maior crescimento e dependência do Senhor. Momentos difíceis nos aproximam de Deus ao revelar Sua força em nossa fraqueza (2Co 12.7-9), Sua presença constante (Is 41.10), Seu propósito em tudo (Rm 8.28-35) e Seu refúgio seguro em tempos de angústia (Sl 46.1), incentivando-nos a buscar nEle a coragem, a paz e o auxílio, lembrando que Ele está conosco para nos fortalecer e sustentar. Vários versículos bíblicos falam da nossa dependência de Deus, tendo como destaque João 15.5 ("Sem mim, nada podeis fazer"), Salmos 23.1 ("O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta"), 1 Pedro 5.7 ("Lancem sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós") e Provérbios 3.5-6 ("Confia no Senhor de todo o teu coração... reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas"). Esses textos enfatizam que somos incapazes de qualquer coisa sem Ele, que Ele supre todas as nossas necessidades e que devemos entregar a Ele nossas preocupações, confiando em Seu cuidado constante. 

6. Identificação e Consolo: O sofrimento nos capacita a consolar outros cristãos que passam por tribulações, pois recebemos a consolação de Deus para compartilhá-la
. Como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo. Mais importante do que tudo isso é que, se somos atribulados, é para nossa consolação e salvação (2Co 1.3-7).

7. Um Lembrete de que Não Somos Deste Mundo: O sofrimento nos lembra que nossa verdadeira pátria não é aqui, e que somos apenas peregrinos e forasteiros numa terra que não nos pertence, incentivando-nos a ansiar pelo Céu e a não nos apegar às coisas terrenas (Fp 3.20-21; 1Pe 2.11; Hb 13.14; Cl 3.1-2; Mt 6.19-21,33; 2Co 4.17-18; Lc 12.15-21; 1Tm 6.6-12; Jo 12.25).

Em resumo, o sofrimento cristão é uma realidade da vida em um mundo caído e com data de validade. Para o cristão, este mundo é transformado em “deserto” – uma ferramenta para o crescimento, purificação e glorificação em Cristo Jesus, sendo um sinal de que, mesmo nas aflições, há propósito e esperança em Jesus Cristo, em especial a própria salvação que Cristo conquistou na cruz por nós (Rm 5.8-9).

Leia a parte 2 aqui:
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2025/12/por-que-os-verdadeiros-cristaos-sofrem_24.html

– JP Padilha
___________________________________________________
Acesse o blog do livro E-BOOK "O Evangelho Sem Disfarces" completo e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html

Coleção do livro “O Evangelho Sem Disfarces”:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-volume-4

Compre o livro “O EVANGELHO SEM DISFARCES” com todos os volumes reunidos em uma só obra aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-2

Compre o livro “A OBRA DA SALVAÇÃO” aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/a-obra-da-salvacao

Compre o livro “O FIM DOS TEMPOS” aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-fim-dos-tempos-2

OBSERVAÇÃO: Nesse site você encontra os volumes da coleção “O Evangelho Sem Disfarces” separados por tema. Basta rolar o mouse para baixo. Meus livros estão todos no link acima.

– Facebook
JP Padilha
– Página 
JP Padilha
– BLOG JP Padilha: 
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– BLOG “O Evangelho Sem Disfarces”: 
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/
– YOUTUBE: https://www.youtube.com/@jppadilha7523/featured

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?

Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai". Você ...