Deus nunca prometeu prosperidade terrena à Igreja | JP Padilha



Em nenhum lugar do Novo Testamento Deus promete prosperidade terrena aos Seus filhos em Cristo. Nossas bênçãos são celestiais, não terrenais. As promessas de prosperidade terrena são feitas à ISRAEL, no Velho Testamento, e muitas dessas promessas ainda não se cumpriram, mas se cumprirão no futuro.

Se as promessas do Velho Testamento fossem direcionadas aos cristãos, todos nós estaríamos ricos. Mas o que vemos é o contrário: Muitos cristãos não possuem nem o que comer em casa. Existem cristãos que não têm uma roupa para se vestir.

Veja como Paulo foi "próspero" em sua vida na terra: "Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, com fome e sede, em jejum muitas vezes, com frio e em nudez" (2 Coríntios 11:25-27).

Além do mais, em 2 Coríntios 12.7-10 a Bíblia nos mostra que Paulo tinha um “espinho na carne”. A Bíblia não diz com clareza o que era esse espinho. Porém, ao nos atentarmos ao contexto histórico e textual de 2 Coríntios percebemos que o espinho na carne de Paulo provavelmente era algum homem que atuava entre os coríntios – uma figura religiosa influente dentro da igreja de Corinto –, o qual se opunha ao ministério de Paulo, perturbando sua vida, desrespeitando-o, caluniando-o, estimulando a perseguição contra ele, desencorajando a igreja a ajudá-lo em suas necessidades e deixando-o muito abatido. Essa interpretação nos parece mais sensata porque explicaria o fato de que no verso 10 Paulo associa o espinho na carne a injúrias, necessidades, perseguições e angústias. Portanto, uma enfermidade na alma, como por exemplo a depressão, ou qualquer coisa que esteja mais associada aos males da alma, parece se encaixar melhor ao espinho na carne de Paulo. Não dá para ter certeza, mas é certo afirmar que o contexto da passagem nos dá essa pista.

Além de todos esses sofrimentos e necessidades, Paulo, Timóteo e Trófimo ficaram doentes fisicamente. Em Gálatas 4.13, Paulo está, de fato, falando de uma “enfermidade física” que lhe acometeu (versão Almeida Revista e Atualizada), e, ainda assim, Deus não o curou, mas o ensinou a depender dEle naquela dificuldade.

Timóteo tinha "freqüentes enfermidades", mas Paulo não o curou, nem lhe indicou alguém que o curasse, mas o aconselhou que utilizasse um remédio para sua enfermidade (1Tm 5.23).

Em 2 Timóteo 4.20, Paulo deixou Trófimo doente em Mileto, embora tivesse curado tantas pessoas durante seu ministério apostólico (Atos 19.11,12; 28.8,9).

JESUS NOS ORIENTA A NUNCA BUSCAR POR RIQUEZAS TERRENAS

"E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; e arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: LOUCO! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque AS NAÇÕES DO MUNDO BUSCAM TODAS ESSAS COISAS; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Lucas 12:15-31).

"Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou" (João 6:27).

O AMOR AO DINHEIRO É A RAIZ DE TODOS OS MALES

"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é SOBERBO, e nada sabe, mas DELIRA acerca de QUESTÕES E CONTENDAS DE PALAVRAS, das quais nascem INVEJAS, PORFIAS, BLASFÊMIAS, RUINS SUSPEITAS, PERVERSAS CONTENDAS DE HOMENS CORRUPTOS DE ENTENDIMENTO, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de LUCRO; aparta-te dos tais. Mas é grande ganho a PIEDADE COM CONTENTAMENTO. Porque NADA trouxemos para este mundo, e manifesto é que NADA podemos levar dele. TENDO, PORÉM, SUSTENTO, E COM QUE NOS COBRIRMOS, ESTEJAMOS COM ISSO CONTENTES. Mas os que QUEREM SER RICOS caem em TENTAÇÃO, e em LAÇO, e em muitas CONCUPISCÊNCIAS LOUCAS E NOCIVAS, que submergem os homens na PERDIÇÃO e RUÍNA. Porque O AMOR AO DINHEIRO É A RAIZ DE TODA A ESPÉCIE DE MALES; e nessa COBIÇA alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, FOGE DESTAS COISAS, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito BOA CONFISSÃO diante de muitas TESTEMUNHAS. Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão, que guardes este MANDAMENTO SEM MÁCULA e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. Manda aos ricos deste mundo que NÃO SEJAM ALTIVOS, NEM PONHAM A ESPERANÇA NA INCERTEZA DAS RIQUEZAS, mas em Deus, que abundantemente nos dá TODAS as coisas para delas gozarmos; que façam bem, ENRIQUEÇAM EM BOAS OBRAS, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna. Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos CLAMORES VÃOS E PROFANOS e às oposições da falsamente chamada CIÊNCIA, a qual professando-a alguns, SE DESVIARAM DA FÉ. A graça seja contigo. Amém" (1Timóteo 6:3-21).

"Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Lucas 16.13).

– JP Padilha
___________________________________________________
Acesse o blogger do livro "O Evangelho Sem Disfarces" e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html

– Fonte 1: Página JP Padilha
– Fonte 2: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– Fonte 3: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?

Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai"....