TRICOTOMISMO – A ESTRUTURA DO HOMEM SEGUNDO A BÍBLIA | JP Padilha
Ao abrirmos a Bíblia vemos muitos versículos que falam do corpo, da alma e do espírito do homem. Mas a pergunta que não se cala é esta: “Existe diferença entre espírito e alma, ou essas duas partes do ser humano são sinônimos?” É certo que o homem é composto de corpo e alma. Todavia, em certos casos o termo "espírito" é acrescentado em alguns versículos mais concisos da Bíblia. Também sabemos que tanto a alma como o espírito são colocados em contraste ao corpo para significar a parte incorpórea do homem. Existe, porém, uma distinção entre alma e espírito. A alma é empregada para expressar a imortal parcela moral do ser humano, e é usada algumas vezes para significar "pessoa", como no versículo em Gênesis 46.26 que diz: "Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito". Também temos outros exemplos, tais como: "Oito almas se salvaram" (1 Pedro 3.20); "A alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18.4). Jamais vemos a palavra “espírito” sendo usada para designar o pecado do homem, visto que o nosso espírito batalha contra a carne a partir do momento em que nos tornamos cristãos (Gl 5.17).
A palavra hebraica, normalmente traduzida como "alma", é "nephesh". Em muitas passagens ela é traduzida como "vida", como em Jonas 1.14: "...não pereçamos por causa da vida deste homem". No Novo Testamento a mesma palavra grega é usada tanto para alma como para vida: "Porque aquele que quiser salvar a sua 'vida' (ou 'alma') perde-la-á, e quem perder a sua 'vida' (ou 'alma') por amor de mim, acha-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua 'alma' (ou 'vida')? ou que dará o homem em recompensa da sua 'alma' (ou 'vida')?".
A alma, distinta do espírito, é onde se encontram os apetites, desejos e emoções. O homem rico disse: "E direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos: descansa, come, bebe e folga" (Lucas 12.19). Naquela noite sua "alma" foi pedida. A salvação da alma não pode ser separada da salvação da pessoa.
O espírito é distintamente a parte mais elevada do homem. Ele identifica a consciência, a individualidade, e distingue o homem das criaturas inferiores na criação. Deus soprou nas narinas do homem o sopro da vida, e assim o homem foi colocado em um relacionamento com Deus, e não pode ser verdadeiramente feliz separado dEle, tanto na existência presente como eternamente. As mesmas palavras usadas no original hebraico e grego para "espírito" são também as que são usadas constantemente para o Espírito de Deus ou Espírito Santo, sendo também usadas para anjos, no sentido de espíritos, e para os espíritos maus.
A Palavra de Deus é afiada, e capaz de dividir a alma e o espírito de um homem, embora possa não ser fácil para a mente humana perceber esta divisão. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4.12).
O apóstolo Paulo rogou pelos Tessalonicenses para que tanto o espírito (o qual é provavelmente mostrado como o lugar em que Deus opera), como também a alma e o corpo pudessem ser santificados: “E, agora, que o Deus da paz os torne santos em todos os aspectos, e que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam mantidos irrepreensíveis até a volta de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama fará isso acontecer, pois ele é fiel (1 Tessalonicenses 5.23-24).
Na epístola aos Hebreus lemos dos "espíritos" dos justos aperfeiçoados; seu lugar é com Deus por meio da redenção. A palavra ali significa, aparentemente, a pessoa separada do seu corpo.
Havendo o cristão recebido o Espírito Santo como uma fonte de vida em Cristo, ele é exortado a orar com o espírito, cantar com o espírito (1Co 14.15) e andar no Espírito (Gl 5.16), de forma que em alguns casos torna-se difícil distinguir entre o Espírito de Deus e o espírito do cristão.
A propósito, 1 Coríntios 14.15 é mais uma base bíblica para a tricotomia humana: “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente (ou alma); cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente (ou alma)”.
Os dicotomistas (que creem que espírito e alma são uma mesma coisa) precisam fazer malabarismos enormes para explicar seu ponto de vista. Seus textos costumam ser grandes, não porque possuem conteúdo com bases bíblicas sólidas, mas porque exigem dos autores um esforço descomunal para defender seu ponto de vista sem respaldo bíblico.
CONCLUSÃO:
Corpo, alma e espírito se referem a três partes deste todo indivisível que é o homem. Espírito é a parte que faz do homem uma pessoa feita à imagem de Deus e capaz de comunhão com Deus. Alma, que vem do latim anima, é o que o homem tem em comum com os animais, isto é, vida. Sem vida o homem é um corpo inanimado – morto. Corpo é o fundamento material do homem feito de ossos, músculos, nervos, etc.
– JP Padilha
___________________________________________________
Acesse o blog do livro E-BOOK "O Evangelho Sem Disfarces" completo e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html
Coleção do livro “O Evangelho Sem Disfarces”:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-volume-4
Compre o livro “O EVANGELHO SEM DISFARCES” com todos os volumes reunidos em uma só obra aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces-2
Compre o livro “A OBRA DA SALVAÇÃO” aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/a-obra-da-salvacao
Compre o livro “O FIM DOS TEMPOS” aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-fim-dos-tempos-2
OBSERVAÇÃO: Nesse site você encontra os volumes da coleção “O Evangelho Sem Disfarces” separados por tema. Basta rolar o mouse para baixo. Meus livros estão todos no link acima.
– Facebook JP Padilha
– Página JP Padilha
– BLOG JP Padilha: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– BLOG “O Evangelho Sem Disfarces”: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/
– YOUTUBE: https://www.youtube.com/@jppadilha7523/featured
Assinar:
Postar comentários (Atom)
QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?
Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai". Você ...
-
Para entender a relação entre o Natal, sinal da cruz, o famoso "santíssimo sacrário" em forma de sol e sua relação com Tamuz e...
-
Deus pode não estar ouvindo suas orações devido a pecados não confessados, falta de fé, pedidos egoístas, pedidos desalinhados com a vontade...
-
Verdadeiros cristãos sofrem por uma combinação de fatores: vivem em um mundo caído e pecaminoso, são disciplinados por Deus para refinamento...

Nenhum comentário:
Postar um comentário