FORA DO ARRAIAL – O que significa “arraial” em Hebreus 13.13? | JP Padilha
Hebreus 13.13 está fazendo referência ao arraial ou sistema religioso judaico, com o qual os cristãos nada mais têm a ver. "Saiamos pois, a ele, para fora do arraial, levando o seu vitupério”. A carta aos cristãos hebreus os exorta a saírem para fora de todo aquele sistema que, mesmo que no passado tivesse sido estabelecido por Deus, já não tinha nenhum sentido, pois Cristo fora colocado fora dele.
A pergunta que não se cala é: Como esta passagem se aplica ao cristão hoje? O arraial hoje se trata da cristandade organizada pelos homens e que traz um bom número de elementos do culto do judaísmo, como templos, sacerdotes, vestimentas especiais, clero, dízimos, lugares santos, objetos santificados etc. Quando somos exortados a sair para fora do arraial, isto não significa que no arraial, ou seja, na cristandade, não existam verdadeiros cristãos. É certo que lá hajam pessoas salvas, embora elas estejam descontentes com sua instituição religiosa, pois sabem que a institucionalização da Igreja é algo que Jesus nunca intentou para o seu povo. Jesus jamais ordenou ou permitiu que a Igreja fosse institucionalizada e se transformasse numa casta de várias denominações religiosas, cada qual com sua doutrina preconcebida. Porém, infelizmente, hoje, a maioria dos cristãos está lá, creio eu. Todavia, esses sistemas que os homens inventaram não tiveram suas origens em Deus e, portanto, devo afastar-me deles.
Ainda sobre o denominacionalismo, vê-se que a maioria das denominações não está interessada em pregar a Cristo, mas sim apregoar seus rótulos. Não digo que todas sejam assim, mas é certo afirmar que a maioria está interessada em números, não em conversões genuínas. Os novos convertidos são convidados a se tornarem membros de algo que não está na Bíblia. Mas a verdade é que nem mesmo o próprio convertido tem poder para se acrescentar ao corpo de Cristo. Ninguém pode acrescentar-se a si mesmo ao corpo de Cristo. Quando alguém crê no Senhor, este alguém é acrescentado pelo próprio Senhor à igreja, que é o corpo de Cristo, tornando-se assim seu membro (At 2.47b). Não é necessário que se torne membro de coisa alguma. Já é membro da única Igreja que encontramos na Palavra de Deus. É a única que inclui todos os salvos. Se você é membro de alguma igreja que não inclua em seu rol todos os salvos, tal igreja não é a que encontramos na Bíblia. Porém, se você disser que foi convidado ou se tornou membro de uma seita (denominação), então a frase está correta. Mas isso não pode, de forma alguma, ser dito a respeito da Igreja. Como já fora dito, é o Senhor quem acrescenta os salvos à sua Igreja, e não o homem.
Muitos pensam que é mais correto congregar em uma denominação do que reunir-se em uma casa com alguns poucos irmãos. Mas você não conseguirá encontrar na Bíblia nenhum versículo que o autorize a se reunir num sistema denominacional criado pelo homem, enquanto, por outro lado, o Senhor promete estar onde dois ou três estiverem reunidos ao Seu nome (e em mais nenhum nome – Mt 18.20). Se você chegar ao ponto de reconhecer que o denominacionalismo é algo contrário aos planos de Deus, aprenderá, de 2 Timóteo 2.19, que não cabe a nós dizer quem é do Senhor e quem não é; Ele conhece os que Lhe pertencem, onde quer que estejam. Vale ressaltar que isso não se aplica àqueles que negam a fé e se voltam contra o evangelho, sendo excomungados pela Igreja. Neste caso, sabemos que estes não pertencem a Deus.
Mas, atenção! Ao servo que entende a vontade de Deus, a este recai a responsabilidade de apartar-se da iniquidade e seguir a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor (2Tm 2.22), mesmo que tenha que fazê‑lo com apenas um ou dois irmãos em sua própria casa. Isto será mais precioso aos olhos do Senhor do que dois mil ou três mil sujeitos a estatutos, faculdades teológicas, doutores em divindade, reverendos e outras dezenas de coisas instituídas pelo homem e denominadas “cristianismo”.
Entenda mais sobre o que é Igreja segundo a Bíblia nos links abaixo:
O que é Igreja?
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/o-que-e-igreja.html
A Bíblia ensina que os cristãos devem congregar no templo?
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/a-biblia-ensina-que-os-cristaos-devem.html
Fim dos Templos:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/fim-dos-templos.html
CRISTIANISMO OU JUDAÍSMO? - O Judaísmo não é o padrão para a adoração cristã:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/cristianismo-ou-judaismo-o-judaismo-nao.html
– JP Padilha
___________________________________________________
Acesse o blog do livro "O Evangelho Sem Disfarces" e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html
Compre o livro impresso aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/o-evangelho-sem-disfarces
– Fonte 1: Facebook JP Padilha
– Fonte 2: Página JP Padilha
– Fonte 3: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– Fonte 4: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?
Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai"....

-
Para entender a relação entre o Natal, sinal da cruz, o famoso "santíssimo sacrário" em forma de sol e sua relação com Tamuz e...
-
“Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhece...
-
Este artigo é um resumo introdutório que objetiva esclarecer as principais dúvidas dos católicos romanos que buscam um relacionamento pessoa...
Nenhum comentário:
Postar um comentário