Crentes
professos da atualidade costumam justificar sua amizade com pecadores dizendo
que Jesus andava com pecadores. O versículo usado por esses crentes é o de
Mateus 9.10, que diz: "E aconteceu que, estando ele em casa sentado à
mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente
com Jesus e seus discípulos". A mesma justificativa é usada como desculpa para participar de festas
mundanas com o objetivo de evangelizar. Uma dessas festas mundanas é o
Carnaval. Porém, o ano tem 365 dias e apenas 3 ou 4 deles são de carnaval. Por
que não encontrar essas pessoas em outros dias? As pessoas não se tornam
pecadoras por participarem do carnaval; elas já são pecadoras o ano todo.
Mas, voltemos à pergunta: Será que, com base no versículo de Mateus 9.10,
podemos afirmar que Jesus convivia com pecadores? Seria este mantra, usado pela
maioria dos crentes hoje, uma realidade nas Escrituras? Esse tipo de visão
relativista deu ensejo à outra pergunta interessante: Teria Jesus desobedecido
ao Salmo 1, onde diz que o justo não se mistura com os ímpios? Vamos à
passagem:
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o
conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos
pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmos 1.1).
O sentido aqui é totalmente diferente das circunstâncias em que Jesus é
encontrado em Mateus 9.10. O Salmo 1 se refere a alguém que QUER SER como
os ímpios. Por isso ele passa por um processo: caminha, pára e senta.
Porém, o Senhor não andava com pecadores. Preste muita atenção nos evangelhos e
veja que Jesus não andava com os pecadores, mas passava por eles durante um
tempo com a intenção de salvá-los, e não porque queria ser como eles. Em
segundo lugar, o Senhor é o único Homem que andou aqui que, mesmo em contato
com o pecador e a contaminação, não se contaminava porque não tinha pecado.
Quando ele tocava um cadáver ou um leproso, ele não ficava contaminado e nem
precisava oferecer sacrifícios para se purificar, conforme a lei exigia.
“E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê
limpo. E logo a lepra desapareceu dele” (Lucas 5.13).
“E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam
pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto
assentou-se, e começou a falar” (Lucas
7.14).
“Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o
leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato
com algum morto” (Números
5.2).
A razão de ele não se contaminar era por ser o único Homem totalmente
sem pecado, sem uma resposta interior ao pecado vindo de fora e sem qualquer
possibilidade de pecar. Assim, percebemos que, embora participando da
humanidade em todos os aspectos, naquilo que dizia respeito ao pecado o Senhor
era completamente diferente de nós. Totalmente isento de pecado.
Ao contrário dele, todos nós nascemos pecadores, temos em nós a carne que é
capaz de responder aos apelos do pecado mesmo depois de convertidos, quando não
é ela própria que gera esses apelos e concupiscências, e estamos sempre aptos a
pecar quando baixamos a guarda e não andamos no Espírito.
Então, devo participar do Carnaval com o objetivo de pregar para as pessoas
ali? Eu não faria isso porque não demoraria muito para estar de olho nas mulheres
nuas e seminuas ao invés de ter minha mente ocupada com Cristo. É uma ilusão
pensarmos que somos fortes ou que ficamos imunes ao pecado depois de
convertidos. Salvação não é vacina. Temos de Deus uma nova natureza, mas a
velha continua ali, agachadinha, pronta para colocar suas asinhas de fora.
Aquilo que Deus disse a Caim continua valendo até para o cristão: "E
se não fizeres bem, o pecado jaz à porta" (Gênesis 4.7). Para entender esta
passagem, pense em uma cascavel morando na soleira da porta de sua casa. Você
passaria pela porta descuidado, sabendo que ali tem uma cascavel pronta para
dar o bote ao menor descuido? Não.
O cristão que, alegando querer imitar o Senhor, contraria o Salmo 1 e acaba andando
segundo o conselho dos ímpios, se detendo no caminho dos pecadores e se assentando
na roda dos escarnecedores corre um sério risco de ser picado pela
cascavel. Ele não é Jesus, imune ao pecado. Portanto, como ensina Judas
1.23, o cristão deve odiar "até a roupa contaminada pela
carne".
Na Lei, qualquer roupa contaminada pelo contato com o leproso ou com um cadáver
devia ser queimada. Quando temos contato com as coisas e costumes associados ao
pecado também ficamos vulneráveis a cair nos mesmos pecados. Até quando
pregamos para pessoas envolvidas em determinadas práticas devemos ser
cuidadosos para não sucumbirmos à tentação e sermos levados pelo mesmo caminho.
Um exemplo prático: um cristão que tenha dificuldades com assuntos relacionados
ao sexo, prostituição ou pornografia não deveria pregar o evangelho para uma
prostituta. Se fosse o caso de visitar alguém assim para falar, o melhor seria
ele ir acompanhado de um irmão sério ou até mesmo enviar outras pessoas em seu
lugar, reconhecendo seu próprio "calcanhar de Aquiles".
Não devemos ser tolos, pensando que podemos resistir ao pecado. Devemos
resistir ao diabo, mas do pecado nós devemos FUGIR o mais rápido possível. Não
devemos lutar contra o pecado, mas sim FUGIR do pecado. Senão, vejamos:
"Eis que uma mulher lhe sai ao
encontro com vestes de prostituta, e astúcia de coração" (Provérbios
7.10). O que você faz em uma situação dessas? Se assenta para bater um papo com
a vadia? Não. Você foge. Não tente ser forte. Fuja! Não lute contra o pecado.
Apenas diga "tchau-tchau"! É isso que a Bíblia ensina.
“E ela [esposa de Potifar] lhe pegou pela
sua roupa, dizendo [a José]: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão
dela, e fugiu, e saiu para fora” (Gênesis 39.12). Veja o verso. José não se
sentou para falar sobre a lei de Deus com a vagabunda. Ele FUGIU. Ele nem mesmo
parou para pensar em se vestir.
Como vencer um pecado? Fugindo dele, não lutando contra ele.
“Fugi
da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o
que se prostitui peca contra o seu próprio corpo” (1 Coríntios 6.18).
“Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1 Coríntios
10.14).
“Foge
também das paixões da juventude; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com
os que, com um coração puro, invocam o Senhor” (2 Timóteo 2.22).
Envolver-se com coisas como o Carnaval ou outras atividades claramente carnais
e pecaminosas com o argumento de fazer isso para evangelizar é dar ocasião à
carne. Ela vai aproveitar a ocasião e quando você menos espera a cascavel dará
o bote.
“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da
liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo
amor” (Gálatas 5.13).
“Porventura tomará alguém fogo no seu seio, sem que suas vestes se
queimem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés?” (Provêrbios
6.27-28).
O próprio Espírito Santo demonstrou ter este cuidado nas instruções que Paulo
dá a Tito, quando este estivesse exortando os cristãos em Creta. Para evitar
que Tito caísse em tentação ao tratar diretamente com as jovens, Paulo sabiamente
abre uma exceção neste caso. Ele devia falar diretamente aos velhos, às idosas,
aos jovens e aos servos, mas não às jovens. A mensagem dirigida a elas deveria
ser dada às idosas para que estas falassem às jovens:
“Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. Os velhos, que
sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência; as
mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu
viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras
no bem; para
que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a
amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas
donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja
blasfemada. Exorta semelhantemente os jovens a que sejam
moderados. Exorta os servos a que se sujeitem a seus
senhores, e em tudo agradem, não contradizendo” (Tito 2.1-9).
Em seu livro “A Ordem de Deus”, Bruce Anstey faz um comentário
interessante:
"Com muita frequência vemos uma
inversão na ordem do ministério de irmãos e irmãs. Por exemplo, ouvimos falar
de irmãos (no papel do "Pastor") que têm encontros em particular com
mulheres -- geralmente mulheres jovens -- com o objetivo de aconselhá-las em
sua vida pessoal. É frequente pessoas assim acabarem caindo em algum tipo de
imoralidade, para desonra do Senhor. Temos um artigo que mostra que
mais de 80% dos homens no "ministério" que caíram em imoralidade
chegaram a tal ponto como resultado de sessões de aconselhamento! Muito
disso teria sido evitado se esse ministério na igreja fosse desempenhado por
mulheres".
DEVEMOS
NOS SEPARAR DOS PECADORES SIM
“Não vos prendais a um jugo desigual
com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que
comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou
que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os
ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles
habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus e eles serão o meu
povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis
nada imundo, e Eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim
filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso" (2 Coríntios
6.14-18).
Talvez esta seja a doutrina mais importante da Escritura Sagrada: a Doutrina da
Separação. Por que? Porque toda a história testamentária se trata de Deus
chamando o Seu povo para se separar do mundo e de suas concupiscências. Seja
com o Seu povo terrenal, Israel, seja com o Seu povo celestial, a Igreja, a
ordem é sempre a mesma: “Saiam do meio deles” (v. 17).
A passagem de 2 Coríntios 6.14-18 resume toda a exortação divina para que o
Seu povo não se misture ou tenha vínculos com o mundo. Trata-se de um chamado
para os que pertencem a Cristo a se manterem longe de todo o tipo de associação
íntima com os ímpios. Ele expressamente os proíbe de entrar em alianças com os
não-convertidos. Deus definitivamente proíbe Seus filhos de andarem de mãos
dadas com os mundanos. É uma advertência aplicável a todas as fases e áreas das
nossas vidas – religiosa, doméstica, social, comercial, etc., e jamais houve um
momento em que mais necessitamos pressionar os cristãos a cumprirem com este
mandamento do que agora. Os dias em que vivemos são marcados pelo
"espírito de compromisso" (ecumenismo). A maioria esmagante dos
cristãos professos acredita piamente que pode andar com Deus e com o mundo ao
mesmo tempo. Mesmo com tantas exortações bíblicas, a impressão é que esses
ditos cristãos nunca leram sequer uma linha das Escrituras ou, no mínimo, não
enxergaram o que está ali. Por todos os lados vemos misturas profanas, alianças
ímpias e jugos desiguais. Muitos cristãos professos parecem estar tentando
descobrir quão perto do mundo podem andar e ainda ir para o céu.
EM
CADA DISPENSAÇÃO,
A ORDEM SEMPRE FOI: SEPARE-SE
Em cada dispensação da Bíblia essa ordem divina foi dada.
Para Abraão, a Palavra peremptória de Deus foi: “Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a
terra que eu te mostrarei” (Gênesis 12.1).
Para Israel, Ele disse: “Não fareis
segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as
obras da terra de Canaã, para a qual vos levo, nem andareis nos seus estatutos”
(Levítico 18.3). E disse também: “Não
andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós” (Levítico
20.23). Todavia, o descaso de Israel com relação à ordem de se separar do mundo
resultou nos severos castigos que caíram sobre essa nação.
Nos evangelhos, vemos João Batista, o precursor de Cristo, do lado de fora do
judaísmo organizado dos seus dias. João Batista estava ali para exortar os
homens a fugirem da ira vindoura. “Raça
de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos
dignos de arrependimento;... E também agora está posto o machado à raiz das
árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no
fogo” (Mateus 3.7,8,10).
Cristo disse sobre si mesmo: “o Porteiro
abre (a porta) e chama às Suas ovelhas pelo nome, e as traz para fora”
(João 10.3).
Em Atos 2 vemos que, no dia de Pentecostes, a palavra de Deus à Igreja foi: “Salvai-vos desta geração perversa”
(Atos 2.40).
Em Hebreus, vemos Paulo exortando os crentes a saírem para fora do sistema
religioso judaico e de toda relação com o mundo: “Saiamos, pois, a Ele (Jesus), para fora do arraial” (Hb 13.13).
Arraial é o nome dado à forma como o povo judeu era guiado por Deus na antiga
dispensação. O arraial se difere amplamente do “rebanho” de Cristo, que é a
Igreja na nova dispensação (Conferir cap. 1 – Artigo: “O que é a Igreja?”).
O chamado de Deus para o Seu povo na Babilônia da nossa geração é: “Sai dela, povo meu, para que não sejas
participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas”
(Apocalipse 18.4).
Em Romanos 16.17 é dito para nos desviarmos daqueles mundanos que se infiltram
entre nós: “E rogo-vos, irmãos, que
noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que
aprendestes; desviai-vos deles”.
Em 2 Timóteo 2.20-21 nos é comunicado: “Ora,
numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e
de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém
se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso
do Senhor, e preparado para toda a boa obra” (2 Timóteo 2.20,21). O termo
“grande casa” significa a cristandade professa num todo, onde devemos estar
preparados para nos purificar do que é sujo e nos separar daqueles que são “vasos para desonra”.
Em 2 Timóteo 3.2-5 temos a ordem clara de nos separarmos dos “homens amantes de si mesmos, avarentos,
presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos,
profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes,
cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais
amigos dos deleites do que amigos de Deus, os quais, tendo aparência de
piedade, negam a eficácia dela”. E a passagem termina com um sonoro “Destes afasta-te” (v. 5).
O comando para a Igreja em 2 Tessalonicenses 3.14 é: “se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e
não vos mistureis com ele”.
Certamente que a ordem de Deus em 1 Coríntios 5.11 é uma das mais radicais na
Escritura: “Mas agora vos escrevi que não
vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou
idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais”.
Isto é, a ordem de Deus é para que, quando detectarmos um falso irmão entre
nós, alguém que nos chama de irmão, mas não o é, devemos nos separar dele.
“Não
vos prendais a um jugo desigual” – Essa sempre foi e continua sendo a
palavra de Deus para o Seu povo hoje: Não permanecer sozinho, mas em um só
corpo como Igreja, longe da intimidade com o mundo e seu sistema.
O
QUE FAZER QUANDO ALGUÉM
PERMANECE NA HERESIA E NO PECADO?
“Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação,
evita-o, sabendo que esse tal está pervertido, e vive em pecado, estando já em
si mesmo condenado” (Tito 3.10,11).
Quando detectamos a teimosia de alguém que se diz irmão, mas não é, devemos
parar de forçá-lo a crer na verdade das Escrituras, visto que ele não ouvirá
nenhuma admoestação. Ele nem sequer possui ouvidos espirituais para ouvir (Mt
13.9). "Como está escrito: Deus lhes
deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não
ouvirem, até ao dia de hoje" (Romanos 11.8 ).
"Não deis aos cães as coisas santas,
nem deiteis as vossas pérolas aos porcos, para que não aconteça que eles as
pisem com os pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem" (Mateus
7.6).
É justamente quando damos pérolas a um cão que saberemos que ele é um cachorro
devido a sua reação de pisar as pérolas, visto que um cachorro não distingue
pérolas de pedras. Isto é, ao ouvir as verdades do evangelho, o pecador
intitulado como “cachorro” por Cristo interpreta seus ensinamentos como
pedradas, ou seja, como uma ofensa. Igualmente, é assim que se sucede a um
porco: Ambos, cão e porco, ao receberem as “coisas santas”, reagem como se
estivessem sendo agredidos, pisoteiam as “pérolas” e nos atacam com a
finalidade de nos espedaçar. As pessoas que rejeitam o evangelho que pregamos
ficam com raiva das coisas que estamos dizendo, pois o que estamos dizendo vem
da Palavra de Deus e elas odeiam os preceitos de Deus, por mais que não
admitam. Elas podem não admitir, mas a irritação delas diante das grandes
verdades do evangelho mostra quem elas são: cães e porcos.
Devemos tirar do nosso meio todo aquele que, se dizendo irmão, for um pecador
não arrependido. "Por que eu teria
que julgar os que estão de fora da igreja? Não julgais vós os que estão dentro?
Mas Deus julga os que estão de fora. TIRAI POIS DENTRE VÓS A ESSE INÍQUO" (1
Coríntios 5.12,13).
O
QUE FAZER QUANDO UM
FALSO MESTRE BATER À NOSSA PORTA?
A passagem de 2 João
1.10-11 é extremamente vigorosa a respeito do combate ao erro da heresia, e
João deixou isso muito bem registrado por meio da revelação de nosso Senhor
Jesus Cristo. Aqui ele adverte a um grupo de cristãos a não receber em suas
casas qualquer um que não traz a sã doutrina, muito menos dar-lhes as
boas-vindas, “porquanto aquele que lhe dá
boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más” (2Jo 1.10,11).
Para que a unidade cristã funcione, é imprescindível que haja SEPARAÇÃO dos
mundanos e heréticos. Quando teimamos em nos unir com os ímpios numa tentativa
emocional de que isso os leve para o céu, estamos simplesmente desonrando a
Deus a fim de manter uma comunhão que Ele proibiu em Sua Palavra. Quanto a
isso, J. N. Darby disse o seguinte: "O próprio Deus deve ser a fonte e o
centro da unidade, e somente Ele pode estar no comando e preeminência. Qualquer
centro de unidade fora de Deus será uma completa negação da Sua divindade e
glória. Considerando que existe o mal – sim, é esta a nossa condição natural – não
pode existir uma união da qual o santo Deus seja o centro e o poder, senão por
meio da separação do mal. A separação é o primeiro elemento de unidade e
união".
Leia mais sobre a Doutrina da Separação clicando nos links abaixo:
2 Coríntios 6.14-18 – Um chamado à separação
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2019/11/2-corintios-614-18-um-chamado-separacao.html
2 João 1.10-11 – Aparte-se dos falsos mestres
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/2019/11/2-joao-110-11-aparte-se-dos-falsos.html
– JP Padilha
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Será que Jesus desobedeceu ao Salmo 1? | JP Padilha
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