QUEM DISSE QUE LÚCIFER É SATANÁS? | JP Padilha
O nome Lúcifer é frequentemente aplicado a Satanás em todos os textos onde o respectivo termo é usado, mas não há base bíblica para esta ideia. Como podemos ver em Isaías 14.12, por exemplo, a palavra "Lúcifer" é a tradução da palavra hebraica "heylel”, que significa “estrela da manhã”. Todavia, ainda neste artigo veremos outras traduções que foram inseridas na maioria das Bíblias. Versões da Bíblia bem conhecidas, tais como a “Revista e Corrigida”, “Revista e Atualizada” e “Linguagem de Hoje”, traduzem essa palavra como "estrela da manhã”. Mas, será que “Lúcifer” designa Satanás nas Escrituras? A resposta é obviamente não.
Na Bíblia, vemos esse termo sendo usado para se referir ao rei de Babilônia (Is 14) e a Jesus Cristo (2Pe 1.19; Ap 2.28; 22.16). Sim, o termo “Lúcifer” é também atribuído a Jesus nas Escrituras. Em 2 Pedro 1.19 o vocábulo se encontra como “estrela da alva” e em Apocalipse 2.28; 22.16 encontramos a palavra "estrela da manhã". Todas essas traduções estão corretas.
Em todas as passagens do Novo Testamento a “estrela da manhã” não é Satanás nem qualquer outra criatura blasfema. Cristo é a brilhante “estrela da manhã” nestes versos.
Em Isaías 14.12 encontramos diversas versões para a palavra “Lúcifer”, tais como "estrela da manhã", "filho da alva", "astro brilhante", "filho da aurora", "filho da alvorada", "brilhante", "Lúcifer". Qualquer um desses sinônimos usados em diferentes traduções desse texto afirma que o personagem subirá acima de Deus. Isaías 14 é uma profecia sobre a queda do rei de Babilônia (cf. 14.4). Este rei exaltava-se, buscando tomar a glória que pertence a Deus.
O contexto da passagem começa falando sobre a queda do rei de Babilônia do céu; mas isso não quer dizer que ele esteve no céu, mas sim que seu desejo de “subir ao céu” e estar “acima das estrelas” (anjos) de Deus o levou a esta queda. Senão, vejamos:
Primeiro vemos Deus dizendo: “Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!” (Isaías 14.12)
No versículo posterior vemos o porquê de Deus ter dito isso. O rei de Babilônia disse: “Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14.13,14).
A resposta de Deus vem logo nos versículos seguintes: “E contudo levado serás ao inferno (a palavra “Inferno” vem do hebraico Sheol e do grego Hades, e significa Sepultura), ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem (aqui fala de um homem, ou seja, o rei de Babilônia, Nabucodonosor) que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos? Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua morada. Porém tu és lançado da tua sepultura (inferno – Hades), como um renovo abominável, como as vestes dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um cadáver pisado. Com eles não te reunirás na sepultura; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo; a descendência dos malignos não será jamais nomeada. Preparai a matança para os seus filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e nem possuam a terra, e encham a face do mundo de cidades. Porque me levantarei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos, e extirparei de babilônia o nome, e os sobreviventes, o filho e o neto, diz o SENHOR. E farei dela uma possessão de ouriços e a lagoas de águas; e varrê-la-ei com vassoura de perdição, diz o Senhor dos Exércitos. O Senhor dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará” (Isaías 14.15-24).
Acabamos de ver que Deus amaldiçoou o rei de Babilônia pela sua arrogância e pretensão em pensar que poderia ser mais do que Deus. Sendo assim, por que o nome "Lúcifer" é frequentemente aplicado a Satanás? O uso partiu de uma interpretação errada de Isaías 14.12. Muitos comentaristas inseriram algo maior neste texto, vendo-o como uma explicação da origem de Satanás. Certamente há razão para acreditar que o Diabo foi um dos anjos de Deus (Jó 1.6), que ele tem estado em rebelião contra Deus desde antes da criação da Terra (1Jo 3.8; cf. Gn 3) e que vários anjos seguiram sua desobediência e serão castigados eternamente (Jd 1.6).
A partir dessas referências, o que podemos salientar é que o rei de Babilônia cometeu o mesmo tipo de pecado que o Diabo: desafiar a autoridade do Rei dos reis. Neste sentido, podemos pensar em "Lúcifer" como um filho ou discípulo de Satanás (cf. Jo 8.44). Todavia, a profecia de Isaías 14.12 não está falando especificamente do Diabo.
Esta é uma lição permanente para nós de Isaías 14. O rei de Babilônia serve como um lembrete claro da verdade das palavras de Jesus em Lucas 14.11: "... todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado”. Que possamos aprender com este maravilhoso ensino e andar humildemente com nosso Deus, “com temor e tremor” (Fp 2.12).
– JP Padilha
___________________________________________________
Acesse o blogger do livro "O Evangelho Sem Disfarces" e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html
– Fonte 1: Facebook JP Padilha
– Fonte 1: Página JP Padilha
– Fonte 2: https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– Fonte 3: https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?
Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai"....

-
Para entender a relação entre o Natal, sinal da cruz, o famoso "santíssimo sacrário" em forma de sol e sua relação com Tamuz e...
-
“Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhece...
-
Este artigo é um resumo introdutório que objetiva esclarecer as principais dúvidas dos católicos romanos que buscam um relacionamento pessoa...
Nenhum comentário:
Postar um comentário