A TRINDADE | JP Padilha


Com o surgimento de seitas anticristãs, tais como as Testemunhas de Jeová, os Espíritas e os Mórmons, incluindo todas as seitas pentecostais conhecidas como “igreja evangélica”, juntamente com teorias conspiratórias, tais como aquelas que dizem que a Bíblia foi alterada, que os “Illuminatis” dominam o mundo e que o Anticristo é o fulano de tal, etc., muitas pessoas têm ficado confusas e até mesmo céticas diante de questões simples das Escrituras Sagradas. As pessoas estão tão envolvidas com os enganos promovidos por esses sites e vídeos de “especialistas no mal” que acabam abandonando a fé e simplesmente se tornam inimigas da verdade do evangelho. Embora seus “tutores” conspiracionistas digam que agora elas possuem uma “verdade oculta” aos crentes da Igreja de Deus, na verdade elas abandonaram a única verdade que leva à salvação – a Palavra de Deus. Sendo assim, este artigo visa responder, sob a base da Escritura, se uma pessoa precisa ou não crer na Trindade para ser salva.

Trinitarianismo é o ensino contido na Bíblia de que Deus é um Ser triuno. Isto é, Deus tem Se revelado em Sua Palavra por meio de três pessoas igualmente eternas, e essas três Pessoas são, ao mesmo tempo, UM. Ou seja, não se trata de “três deuses”, mas de um Deus que coexiste em três pessoas divinamente distintas. Deus não se revela de “três modos”, como acreditam alguns, mas Ele se revela por meio de três pessoas divinas. É fundamental que saibamos que só existe UM Deus. A Trindade não é um conjunto de três deuses. As Escrituras são claras em dizer que só existe UM Deus.

A PALAVRA “TRINDADE”

A palavra “Trindade” não aparece na Bíblia. Esse termo foi elaborado para dar nome ao conceito bíblico irrefutável de que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são Um mesmo Deus. Sabemos que há só um Deus (Is 44.6). Não existe outro deus além dEle. Como já fora dito anteriormente, esse Deus se manifesta por meio de três pessoas:

O Pai –– O Deus Pai é a origem de todas as coisas. Todos os Seus eternos decretos estão expressos na Pessoa do Pai (Mc 13.32). Sua soberania, bondade, ira, santidade e juízo sobre todo o mundo são conceitos expressos com detalhes descritivos em toda a Escritura.

O Filho –– O Filho é a manifestação visível de Deus: Jesus Cristo. Jesus é Deus em forma humana, o qual conseguimos ver e compreender (Jo 1.14). Por meio de Jesus Cristo, Deus trouxe a salvação aos Seus escolhidos somente (Rm 8.30). Jesus é o único acesso ao Pai (1Tm 2.5-6) e somente Ele, por meio de Seu sacrifício na cruz, cobre os pecados dos eleitos de Deus (Jo 15.16; 17.9).

O Espírito Santo –– O Espirito Santo é o Espírito de Deus agindo em nós. Deus passa a fazer morada em nosso espírito por meio do Seu Espírito Santo (Mc 1.8; Jo 3.5; 1Co 2.11-12). O Espírito Santo veio ao mundo para habitar nos santos espalhados no mundo, a fim de glorificar a Cristo. É o Espírito Santo que nos faz entender os ensinamentos de Cristo. É o Espírito Santo que nos leva a seguir os caminhos de Cristo. É o Espírito Santo que nos capacita a ser como Cristo, e somente Ele, o Espírito Santo, nos convence de toda a Verdade revelada na Palavra, que é Cristo (Jo 16.13). Sendo assim, o papel do Espírito Santo na Igreja jamais é o de enaltecer a si mesmo ou falar de si mesmo, mas o de enaltecer a Cristo, falar da pessoa de Cristo e esclarecer tudo quanto Cristo nos ensinou.

A TRINDADE EM POUCAS PALAVRAS

Jesus é Deus, assim como o Pai é Deus e o Espírito Santo é Deus. Não há como entender isso com a nossa mente, mas apenas crer por meio da fé operada pelo Espírito Santo (Ef 2.8-9). A Trindade pode ser vista logo no início da criação do mundo:

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gênesis 1.26).

Perceba a conjugação “Façamos” e “nossa”. Tanto o Pai como o Filho e o Espírito Santo estavam ali presentes no momento da criação. Tudo foi criado por Deus, e, tudo foi criado pelas três pessoas que compõem esse Deus – o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

O PAI É DEUS

“EU SOU O QUE SOU” (Êxodo 3.14).

“Quem poderá falar e fazer acontecer, se o SENHOR não o tiver decretado? Porventura não é da boca do Altíssimo que sai tanto o bem como o mal?” (Lamentações 3.37-38).

“Vede agora que Eu, Eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; Eu mato, e Eu faço viver; Eu firo, e Eu saro, e ninguém há que escape da minha mão” (Deuteronômio 32.39).

“Ainda antes que houvesse dia, Eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo Eu, quem o impedirá?” (Isaías 43.13).

"Eu formo a luz, e crio as trevas; Eu faço a paz, e crio o mal; Eu, o Senhor, faço todas estas coisas" (Isaías 45.7).

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade” (Filipenses 2:13).

"O Senhor fez todas as coisas para atender aos Seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal" (Provérbios 16.4).

"Bendito O DEUS E PAI de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual NOS ABENÇOOU com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também NOS ELEGEU nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E NOS PREDESTINOU para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, em quem TEMOS A REDENÇÃO pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; DESCOBRINDO-NOS O MISTÉRIO DA SUA VONTADE, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; nele, digo, em quem também FOMOS FEITOS HERANÇA, havendo sido PREDESTINADOS, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo O CONSELHO DA SUA VONTADE; com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; em quem também vós estais, depois que OUVISTES a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também CRIDO, FOSTES SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO DA PROMESSA. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória" (Efésios 1.3-14).

JESUS CRISTO É DEUS

"Eu e o Pai somos UM" (João 10.30).

"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna"
(1 João 5.20).

"NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus"
(João 1.1).

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade"
(João 1.14).

"O QUE era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida"
(1 João 1.1).

“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”
(Tito 2.13).

“Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”
(João 14.8,9).

“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados”
(João 8.23,24).

“Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU”
(João 8.28).

O ESPÍRITO SANTO É DEUS

O Espírito Santo é uma Pessoa divina que pensa, sente, sofre, fala, etc.

"Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são UM" (1 João 5.7).

"E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado" (Atos 13.2).

"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção" (Efésios 4.30).

“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (João 3.5,6).

“Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim” (João 15.26).

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade” (Gálatas 5.22).

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14.26).

“Ele vos batizará com o Espírito Santo” (Mateus 3.11).

Inclusive, vemos na Bíblia o Espírito Santo conduzindo Jesus ao deserto para ser tentado por satanás: “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mateus 4.1).

Há muitas outras referências ao Espírito Santo na Bíblia (Ef 5.18; Rm 14.17; At 2.38; Lc 4.18; Jo 14.16-26; 2Co 1.22; Hb 9.14; Jo 3.5-7; Sl 51.11; Mt 10.19,20; etc).

COMO ORAR A UM DEUS TRINO?

A oração do santo é sempre teocêntrica. Devemos derramar nossos corações diante do Pai suplicando somente por meio do santo nome de Cristo, que é a única intercessão entre Deus e os homens (1Tm 2.5-6). A Bíblia diz que por nós mesmos não sabemos orar, mas que, ao nos entregarmos à oração por meio da intercessão de Cristo, o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26), e é nisto que descansamos com confiança. Devemos, sobretudo, reconhecer que a verdadeira oração é um dom do Pai e não do homem. Ele, o SENHOR, outorga a oração por meio do Filho e opera-a em nós através do Seu Espírito Santo. O Espírito Santo, por sua vez, eleva esta mesma oração de volta ao Filho, Jesus Cristo, o qual a santifica e a apresenta aceitável ao Pai. A oração é uma cadeia teocêntrica — movendo-se do Pai, por meio do Filho, mediante o Espírito Santo, que a envia de volta ao Filho para que chegue até o Pai.

A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO GRAMATICAL

Interpretar uma passagem gramaticalmente requer que sigamos as regras gramaticais exigidas pelo texto sagrado e que reconheçamos as nuances do hebraico e grego. Por exemplo, quando Paulo escreve sobre "nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" em Tito 2.13, as regras gramaticais atestam categoricamente que “Deus” e “Salvador” são termos paralelos e ambos conectados a Jesus Cristo. Em outras palavras, Paulo claramente aponta Jesus como "nosso grande Deus”.

A Palavra de Deus não deixa espaço para dúvidas. O Deus da Palavra não é um Deus de confusão e nunca traz confusão para nossa mente (1Co 14.33). Há um só Deus que coexiste em três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo. É aqui que a mente humana estaciona. Nós, a Igreja de Deus, mesmo com todos os nossos limites, devemos crer na Trindade por temor a Deus. Se pudéssemos compreender a DEUS em Sua plenitude, Ele não seria Deus.

“TENHO QUE CRER NA TRINDADE PARA SER SALVO?”

A resposta é Sim. A divindade de Cristo é de uma importância crucial na soteriologia (doutrina da salvação). Muitas pessoas hoje, se dizendo “cristãs”, não creem que Jesus seja Deus. Isso é algo sério demais e que deve ser tratado com severidade. Se Jesus não fosse Deus, Sua morte não poderia ter pagado a penalidade infinita do pecado. Sua morte teria sido vã e Seu sacrifício absolutamente nulo. No entanto, somente Deus é infinito. Ele não teve começo nem fim. Todas as criaturas nos céus, na terra e nas águas debaixo da terra, incluindo os anjos, são finitos – eles foram criados por Deus. Somente a morte de um Ser infinito poderia quitar a dívida dos nossos pecados por toda a eternidade. A Bíblia nos ensina que Jesus é o Salvador, o Messias, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Todo e qualquer posicionamento não-bíblico da divindade de Cristo desemboca inevitavelmente em uma heresia grave sobre a obra da salvação.

Uma das marcas patentes das seitas “cristãs” que negam a divindade de Cristo é o ensino herético de que o homem necessita adicionar suas “obras” ao sacrifício vicário de Cristo para que as pessoas possam se converter e ser salvas. Porém, o que lhes restará, senão que suas vãs filosofias que com astúcia espalham virem fumaça ao refutarmos suas cavilações sob a base da Palavra de Deus?

Em suma, a fé cristã consiste em adorar a um único Deus em Trindade, e a Trindade em Unidade. Não se deve confundir as Pessoas que compõem a Trindade, nem dividir a Sua essência. A Pessoa do Pai é uma, a do Filho é outra, e a do Espírito Santo outra. Todavia no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma mesma Divindade, igual em glória e co-eterna majestade.

Não se pode compreender a Trindade intelectualmente, nem mesmo entendê-la de forma exaustiva, pois não nos foi dado entendimento para isso. Deus simplesmente ordena que creiamos e confiemos em Jesus Cristo como Deus encarnado e Salvador daqueles que Deus predestinou para a salvação. Tentar entender a Trindade custará a sua sanidade mental. Negá-la custará a sua alma.

– JP Padilha | O Evangelho Sem Disfarces – cap. 11 – Trindade
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