O MOMENTO DO APRISIONAMENTO DE SATANÁS | Matthew Waymeyer


Em Apocalipse 20.1-3, a visão de João focaliza sobre o status de Satanás durante o reinado milenar de Cristo. O apóstolo escreve:

“E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.” (Apocalipse 20:1-3)

Uma questão primordial envolve o momento do aprisionamento de Satanás. De forma simples, seria agora ou no futuro? Em outras palavras, será que Satanás está atualmente preso no abismo durante a era atual, ou será que seu aprisionamento de mil anos se dará após a segunda vinda de Cristo? Amilenismo e Posmilenismo vêem a prisão de Satanás como uma realidade presente – o milênio é agora, segundo eles – enquanto o Premilenismo Futurista a vê como futuro.

O confinamento de Satanás não pode ser considerado uma realidade presente, pois os eventos de Apocalipse 20.1-3 são incompatíveis com a descrição do Novo Testamento de sua constante influência durante a era atual. De acordo com a visão de João, Satanás será cortado inteiramente de toda a atividade terrena durante os mil anos. A imagem dele sendo lançado no abismo e tendo-o fechado e selado sobre ele fornece uma ilustração vívida de uma remoção total de sua influência sobre a Terra. De fato, se uma visão tem a intenção de ensinar que Satanás ficará completamente inativo durante os mil anos descritos [com riqueza de detalhes] em Apocalipse 20, fica difícil [e ilógico] imaginar como isso poderia ser retratado de forma mais clara.

A localização específica da prisão de Satanás torna isso especialmente claro. A palavra Abismo se refere a uma prisão para os espíritos malignos. Quando os espíritos malignos são confinados no abismo, a Bíblia indica que eles são impedidos de vagar livremente pela terra. Isto é evidente em Lucas 8, onde Jesus deparou-se com um homem possuído por [vários] demônios. Quando Jesus passou por este homem, os demônios que o habitavam suplicaram que não fossem mandados para o abismo, mas que os permitisse entrar em uma manada de porcos próxima ao local (8.31-32). A razão para o pedido dos demônios não era porque eles estavam meramente determinados a matar os porcos, mas porque a prisão no abismo os teria cortado de ter qualquer influência neste mundo – pelo menos enquanto eles estivessem no abismo – enquanto que uma saída e refúgio na manada de porcos lhes permitiriam continuar a vaguear livremente pelo mundo e a causar estragos na terra.

NOTA: “E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?” (Mateus 8:29). “Antes do tempo” foi a expressão usada pelos demônios para se referirem à segunda vinda propriamente dita de Jesus Cristo para o Seu Reinado, quando os espíritos malignos estarão presos no abismo e impedidos de atuarem no mundo. (JP Padilha)

O mesmo pode ser visto no livro de Apocalipse. Em Apocalipse 9.1-3, uma multidão de demônios deve, primeiramente, ser liberada do abismo antes de causar danos na Terra. Antes dessa liberação, no entanto, os demônios não têm nenhuma influência terrena, qualquer que seja. Da mesma forma, em Apocalipse 20, Satanás deverá primeiro ser “solto da sua prisão” (20.7) para que possa “sair a seduzir as nações” (20.8). Mas enquanto ele estiver confinado no abismo, o diabo não é capaz de sair de sua prisão e, portanto, sua atividade na terra é completamente nula.

Em contraste com isto, o Novo Testamento deixa bem claro que Satanás – que é descrito como “o deus deste século” (2Co 4.4) e “o príncipe deste mundo” (Jo 12.31; 14.30; 16.11; cf. 1Jo 4.4) – é extremamente ativo na terra durante a era atual. Ele não somente “anda em derredor, como leão que ruge, buscando a quem possa devorar” (1Pe 5.8), mas também está envolvido em uma série de outras atividades: ele conta mentiras (Jo 8.44); ele tenta crentes a pecar (1Co 7.5; Ef 4.27); ele se disfarça como um anjo de luz (2Co 11.13-15); ele procura enganar os filhos de Deus ( 2Co 11.3); ele arrebata o evangelho dos corações incrédulos (Mt 13.19; Mc 4.15; Lc 8.12; cf 1Ts 3.5); ele leva “vantagens” sobre crentes (2Co 2.11); ele influencia as pessoas a mentir (At 5.3); ele mantém os incrédulos sob seu poder (At 26.18; Ef 2.2; 1Jo 5.19); ele “esbofeteia” os servos de Deus (2Co 12.7); ele impede o progresso do ministério (1Ts 2.18); ele procura destruir a fé dos crentes (Lc 22.31); ele promove guerra contra a igreja (Ef 6.11-17); ele ilude e engana as pessoas, mantendo-as cativas para fazerem sua vontade (2Tm 2.26). É impossível conciliar esta vasta descrição bíblica das atividades atuais de Satanás com a visão de que ele esteja atualmente selado no abismo.

Amilenistas e Posmilenistas têm respondido a esta incongruência insistindo que a prisão de Satanás só o impede de enganar as nações, porém, deixando-o livre para se envolver nestas outras atividades. Afinal – dizem eles – esse é o único propósito declarado do aprisionamento de Satanás em Apocalipse 20.3: “... para que não mais enganasse as nações”. Desta forma, Amilenistas e Posmilenistas dizem que a atividade de Satanás na era atual é limitada, mas não eliminada.

O problema deste argumento é que ele focaliza no propósito declarado no versículo 3 enquanto ignora a localização real do aprisionamento de Satanás. Se o diretor de uma prisão coloca um prisioneiro em confinamento solitário com o propósito declarado de impedi-lo de matar outros presos, isso não significa que ele está livre para roubá-los e fazer outras atividades. Afinal de contas, a localização do confinamento solitário o remove completamente do resto da prisão e o separa inteiramente dos outros prisioneiros. Da mesma forma, o grau de restrição de Satanás em Apocalipse 20 é determinado não somente pelo propósito declarado, mas também pela localização de sua prisão – o abismo – que o remove da terra e o corta de qualquer influência lá.[4]

Adicionalmente, o Novo Testamento ensina que Satanás está envolvido em enganar as nações durante a era atual. De acordo com 2Coríntios 4.4, Satanás “cegou o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo”. Em outras palavras, Satanás está atualmente enganando os incrédulos que compõem as nações deste mundo, cegando-os e impedindo-os de abraçar o evangelho. Além disso, o livro do Apocalipse ensina que Satanás e seus demônios continuarão a enganar as nações até o momento em que Jesus retorna para estabelecer Seu reino, e, só então, Satanás será lançado no abismo (Ap 12.9; 13.14; 18.23; 19.20). Se Satanás está impedido de enganar as nações durante o reinado milenar de Cristo e ainda assim está enganando as nações na era atual, os mil anos de Apocalipse 20 não podem estar ocorrendo agora. O aprisionamento de Satanás tem de ser futuro.[5]

– Matthew Waymeyer / Os Planos Proféticos de Cristo: Um guia básico sobre o Premilenismo Futurista – John MacArthur & Richard Mayhue – Cap. 6, Pág. 121-123.
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📚 SÉRIE: Os Planos Proféticos de Cristo
🔍 FONTE: https://jppadilhabiblia.blogspot.com.br/

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