REVELAÇÃO (APOCALIPSE) 6 E UM DERRETIMENTO MILENAR | Jesse Johnson
Comecei este mês com uma experiência: ouvir 12 sermões de Apocalipse 6, de 12 conhecidos pastores; Metade amilenistas e metade pré-milenistas. Eu terminei este mês com um argumento novo (para mim) para o pré-milenismo. Deixe-me explicar:
A Revelação é, obviamente, o livro do Novo Testamento, onde a visão milenar de alguém afeta substancialmente a interpretação do livro como um todo. Premilenistas e amilenistas discordam sobre capítulos como 1 Coríntios 15, Atos 1 e Romanos 11. Mas, em geral, os pontos de vista milenar permitem um acordo substancial sobre coisas como 1 Coríntios 1-14, Atos 2-27 e Romanos 1-10 / 12-16.
Mas quando se trata de Revelação, todas as apostas estão desligadas.
Isso não quer dizer que não há algum acordo sobre partes do Apocalipse. Por exemplo, enquanto a maioria dos pré-milenistas insistem que as igrejas de Apocalipse 1-3 eram igrejas literais, há muitos amilenistas que dirão a mesma coisa.
Mesmo em Apocalipse 4-5, onde a visão de João se move da terra para o céu, há também uma sobreposição substancial entre pós-milenistas e pré-milenistas - Jonathan Edwards e John Piper dizem a mesma coisa sobre Apocalipse 5, por exemplo.
E então vem Apocalipse 6. Apocalipse 6 é a descrição dos seis primeiros dos sete selos do julgamento de Deus. Os quatro primeiros selos são representados pelos quatro cavaleiros - uma passagem tão familiar que "os quatro cavaleiros do apocalipse" se tornaram idiomáticas. Para os não-cristãos, esta poderia ser a passagem mais conhecida no Apocalipse.
Com isso em mente, em preparação para pregar Apocalipse 6, ouvi uma dúzia de sermões de pregadores conhecidos nesta passagem. Enquanto eu normalmente não escuto sermões em uma passagem que estou prestes a pregar, a mudança entre Apocalipse 5 e 6 é tão rígida que eu queria ver o que outros pastores fizeram com ela - o tipo de pastores cujas conferências eu vou e cujos livros eu compro.
O que eu encontrei me surpreendeu.
Primeiro, uma nota lateral: não há nada neste capítulo que seja expressamente milenar. Em Apocalipse 7, há uma pausa entre o sexto e o sétimo selos, e 144.000 israelitas são selados. Mas nos confins de Apocalipse 6, não há nada sobre Israel, o reino, ou o retorno de Cristo.
No entanto, ao contrário de Apocalipse 1-5, aqueles que sustentam o pré-milenismo pregam Apocalipse 6 de forma muito diferente dos amilenistas.
Mas o que mais me surpreendeu não foi esse abismo. Pelo contrário, foi a consistência notável entre pré-milenistas nesta passagem, em contraste com a total inconsistência entre amilenistas.
Para o plano: aqui estão os seis selos:
1. A falsa paz liderada pelo anticristo
2. Guerra global
3. Fome induzida por guerra
4. Um quarto da terra morre
5. Os mártires rezam por vingança, e o Senhor ouve suas orações
6. As colisões cosmológicas balançam a terra.
Todos os pré-milenistas que eu ouvi viram os seis selos como seqüenciais. Se não for estritamente cronológica, pelo menos logicamente correlacionados; Um leva ao outro. Todos viram o primeiro selo descrito em detalhe em Daniel 11:36. Todos eles tomaram o desenrolar dos selos como a continuação da cena em Daniel 12, e todos entenderam isso como o cumprimento de Daniel 12:9. Todos viram os primeiros quatro selos descritos em Lucas 21:20-25, Mateus 24 e Marcos 13. Eles tomaram Apocalipse 6 como o que foi profetizado em 2 Tessalonissenses 2:3-12. Eles entenderam que Apocalipse 6 era o Dia do Senhor predito no Velho Testamento.
Em outras palavras, todos concordaram que esses selos são seqüenciais, futuros, profetizados e constituem o Dia do Senhor (E quando D.A. Carson, John MacArthur e S. Lewis Johnson - entre outros - todos pregam uma passagem difícil com essencialmente os mesmos pontos e referências cruzadas, é algo notável). Eles entenderam que Revelação (Apocalipse) 6 não estava ensinando algo novo, mas sim conectado a quase uma dúzia de outras passagens, e a maioria dos seis caras todos usaram as mesmas passagens.
Para os premilenistas, Apocalipse 6 faz sentido em conexão com muitas outras passagens, e harmoniza com eles muito bem.
Em contraste, os amilenistas que escutei estavam em todo o mapa.
☞ Um deles disse que todos os sete selos foram desenrolados quando Adão comeu o fruto no jardim, e que Apocalipse 6 descreve a forma como o mundo tem sido desde o Éden. Esse pastor disse que esses selos explicam por que há sofrimento em um mundo caído. Para este pregador, os selos eram cronológicos, e descrevem a saída do Éden para o dilúvio. Mas ele também disse que os crentes são poupados da ira desses selos, porque Jesus suportou a ira dos sete selos para os eleitos de todas as idades.
☞ Outro disse que os selos foram abertos na cruz de Cristo, e eles são derramados sobre o mundo a partir da cruz para a frente até o céu. Esta pessoa observou que os crentes realmente recebem essa ira, e assim esta passagem explica por que mesmo os crentes sofrem e morrem em um mundo caído.
☞ Ainda outro disse que os selos foram abertos na ascensão/Pentecostes, e marca a ira que Deus está derramando à todos aqueles que rejeitam Cristo. Por essa razão, eles não podem ser cronológicos ou correlacionados, mas são apenas diferentes descrições da ira de Deus derramando como Deus traz este mundo para o inferno.
☞ Ainda um amilenista proeminente principal disse que estes selos não são para a terra em tudo, mas em vez disso dão uma imagem da ira reservada para aqueles no inferno.
☞ Um dos pastores que ouvi foi aparentemente consciente das diversas interpretações, e explicou-lhes dizendo que o gênero de Revelação é como uma pintura de arte moderna. Ele transmite diversas mensagens ("e até mesmo contraditórias"), mas "a beleza do gênero do Apocalipse é que todas essas visões não só podem ser verdadeiras, mas também pretendidas pelo autor".
☞ Finalmente, eu ouvi um pastor pregar isso em uma conferência de missões (ele foi aparentemente atribuído ao texto), e ele apontou como é impossível fazer com que dois comentaristas concordem em qualquer coisa em Apocalipse 6, então o óbvio é que Revelação 6 (Apocalipse) está na Bíblia para nos manter humildes, e nos ajudar a perceber que a ira de Deus é horrível, e cai sobre os orgulhosos.
Esta experiência não só me confirma no meu pré-milenismo, mas quanto mais eu pensei nisso, mais se tornou para mim um forte argumento para o pré-milenismo. Quando os pré-milenistas lidam com essa passagem, sua hermenêutica lhes permite dar sentido a ela, e amarrá-la a outros lugares, e demonstrar o cumprimento da profecia.
Em contraste, os amilenistas que eu escutava - as mesmas pessoas que freqüentemente elogiam o gênero do Apocalipse, e como o “entendimento” os ajuda a interpretar corretamente o livro - afasta-se não fazendo muito sentido da passagem. Alguns até afirmaram que ele foi projetado para ensinar coisas contraditórias, e sobre as principais questões (são os selos seqüenciais? É este o Dia profetizado do Senhor? É isso mesmo futuro em tudo?). Parecia que nenhum dos dois concordaram um com o outro.
Comecei este estudo pensando que Revelação 6 (Apocalipse) não tinha muito a dizer sobre o milenismo, mas termino vendo que a mesma hermenêutica que leva ao premilenismo, também me leva mais à clareza em passagens difíceis.
➤ Jesse Johnson
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