O verdadeiro significado de "Apostasia" em 2 Tessalonicenses 2.3 | JP Padilha



Grande parte dos cristãos professos costuma pensar que antes do arrebatamento ocorrer e os crentes se reunirem a Jesus nos ares será necessário que ocorra uma grande rebelião de cristãos professos contra o evangelho. Tal crença é baseada em 2 Tessalonicenses 2.3, que diz: "Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição".

Todavia, a palavra "apostasia" nunca foi traduzida nas bíblias antigas no sentido de "abandono da fé". Somente com o advento da Bíblia King James é que esse sentido passou a ser adotado por muitos crentes, sem que eles soubessem que não há razão alguma para aplicar esse sentido ao termo “apostasia”. Infelizmente, porém, a bíblia King James Version teve uma influência tão grande que até mesmo os léxicos do Novo Testamento passaram a definir "apostasia" como mero "abandono da fé".

A verdade, contudo, é que a palavra "apostasia" significa apenas "Partida". Ou seja, somente o contexto de uma determinada passagem pode definir se o termo “apostasia” se trata de uma partida em que uma pessoa abandona algo bom ou algo ruim. Assim, a ideia de que a "partida" citada em 2 Tessalonicenses 2.3 signifique “abandono da fé” resulta de um trabalho de dedução e não de tradução.

Em contraste com o entendimento negativo de que o termo signifique somente “abandono da fé”, está o fato de que a hermenêutica nos mostra que o verbo que está na raiz da palavra "apostasia" é aphistemi, que ocorre quinze vezes no Novo Testamento e significa simplesmente "partir" (ou “ir embora”). Temos exemplos disso em Lucas 2.37, 4.13 e em Atos 12.10, versículos que retratam a ação de ir embora, partir ou deixar um lugar ou alguém.

Portanto, em 2 Tessalonicenses 2.3 podemos constatar com veemência que Paulo está lembrando os crentes de Tessalônica que a Segunda Vinda do Senhor não ocorrerá sem que antes ocorra a "partida", isto é, o arrebatamento da igreja, o que ocorrerá bem antes da segunda vinda de Jesus para reinar na terra. Tudo isso confirma a posição dispensacional da Bíblia.

O artigo definido acoplado ao termo "apostasia" no texto em pauta aponta para o fato de que a partida de que Paulo falava era algo com que os tessalonicenses já estavam familiarizados. Do mesmo modo, a menção da "nossa reunião com Ele" no verso 1 cria um contexto em que a noção de "partida" da Igreja se encaixa melhor ao assunto tratado do que a ideia de "abandono da fé".

Portanto, o sentido de “Apostasia” em 2 Tessalonicenses 2.3 está relacionado à nossa partida para o céu, quando o Senhor Jesus vier nos ares para nos arrebatar antes que ocorra a tribulação sobre a terra. Mais um ponto para a visão dispensacional das Escrituras.

– JP Padilha | O Evangelho Sem Disfarces – cap. 2 – Fim dos Tempos
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