Histórico das traduções de "APOSTASIA" de 2 Tessalonicenses 2.3 | Thomas Ice
As sete primeiras traduções da palavra “Apostasia” em inglês renderizaram o substantivo como "partida" ou "partindo" (vide imagem). A maioria dos estudiosos diz que ninguém conhece a razão para a mudança da tradução. Entretanto, uma teoria plausível foi divulgada por Martin Butalla em sua dissertação de Mestrado em Teologia elaborada no Seminário Teológico de Dallas em 1998. Parece que a tradução católica romana da Vulgate Latina de Jerônimo para o inglês, conhecida como a Bíblia Rheims (1576), foi a primeira a romper a tendência da tradução. Apostasia deixou de ser "partida", e passou a ser a "Rebelião Protestante", explica Butalla.
"Rebelião" é a terminologia ainda em uso atualmente quando o catolicismo ensina a história da Reforma Protestante. Sob esse aspecto, "apostasia" se referiria à partida dos Protestantes saindo da Igreja Católica". Os tradutores católicos parecem ansiosos por se engajarem na polêmica contra a Reforma até mesmo permitindo que ela cause um impacto sobre a tradução da Bíblia.
Em 1611, quando a versão original da Bíblia King James foi divulgada, os tradutores mudaram a tradução inglesa de "partida" para "afastamento", “abandono da fé, “rebelião” ou "queda", que implicaria em apostasia. Tal mudança foi uma resposta teológica para a noção católica de que a Reforma era uma rebelião contra a verdadeira igreja; em vez disso, os protestantes viam as crenças católicas como "a queda" ou "a grande apostasia". Isto significa que a mudança na tradução não foi baseada em pesquisas sobre o significado da língua original, mas numa polêmica teológica contra os falsos ensinamentos do romanismo.
É amplamente estabelecido que E. Schuyler English é tido como o primeiro pré-tribulacionista a propor que "a partida" em 2 Tessalonicenses 2:3 é uma partida física e, assim, é uma referência ao Arrebatamento pré-Tribulacional. Todavia, a história registra que alguns homens já pensavam sobre isso antes da série de artigos de English em 1950. Diz-se que, já em 1859, J.S. Macy apresentou a visão de que "a partida" se refere ao Arrebatamento; isto aconteceu durante uma conferência sobre profecias realizada em Los Angeles. Mais tarde, ele descreveu sua proposição num artigo publicado em novembro de 1895, em um periódico denominado Morning Star. Outro proponente anterior à English sobre "a partida" ser o Arrebatamento foi John R. Rice, em um livro em 1945.
Os críticos do pré-tribulacionismo contendem que, se o Arrebatamento antes da Tribulação é ensinado no NT, onde ele é claramente citado? Creio que outras passagens ensinam também, entretanto 2 Tessalonicenses 2 ensina que o Arrebatamento deve ocorrer antes do “dia do Senhor” (isto é, a Tribulação). O propósito do escrito de Paulo aos crentes tessalonicenses em sua segunda carta foi de confortá-los e admoestá-los contra o falso ensinamento de que eles estavam vivendo os dias da Tribulação.
Se "apostasia" se referisse ao “abandono da fé” antes da Tribulação, como isto poderia ser confortador? No entanto, se a partida for o Arrebatamento, então há um conforto, já que eles serão resgatados e levados ao céu para estarem com o SENHOR antes da vinda da ira da Tribulação. Da mesma forma, se nesta passagem "apostasia" não se refere ao Arrebatamento, a iminência se perde porque eles estariam buscando uma grande apostasia ao invés de estarem buscando a Cristo. Maranata!
– Thomas Ice
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