Se eu
encontrar uma linda carta de amor na rua, cujo destinatário tem por nome
Geraldo, eu não tenho o direito de tomar aquelas palavras para mim. Elas foram
escritas para o Geraldo, não para o JP Padilha. Assim acontece com as promessas
de restauração terrena, benção terrena, juízo terreno, etc., que Deus fez
somente à nação de Israel e que muitos cristãos professos querem tomar para si
(Se bem que eles revindicam somente as promessas de "bençãos
terrenas" e isolam as de "juízo terreno". Curioso, não?).
No evangelho da graça não há promessas de prosperidade terrena! As promessas de
prosperidade terrena são feitas somente à Israel, a nação terrena de Deus. A
Igreja é a nação celestial de Deus e não terrena. Por isso que é necessário ir
até o Antigo Testamento para encontrar promessas de prosperidade que NUNCA
foram feitas à Igreja, a qual só veio a existir em Atos 2. Essas promessas
ainda serão cumpridas à nação de ISRAEL futuramente, em uma próxima
dispensação, no reino milenar de Cristo sobre a Terra.
Com a IGREJA a conversa é totalmente diferente. Basta ir nas epístolas,
especialmente de Paulo. Na terra nós somos como "a escória do mundo".
Somos peregrinos aqui. Somos odiados pelo mundo, e não amados por ele (Lc 21.17).
Por meio das instruções a Timóteo, Paulo nos ordena: "Procura
apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar,
que maneja bem a palavra da verdade. Mas evita os falatórios profanos, porque
produzirão maior impiedade" (2 Timóteo 2.15,16). A versão de J.
N. Darby, se traduzida para o português, ficaria assim: “Esforça-te
diligentemente para apresentar-te aprovado a Deus, como obreiro que não tem de
que se envergonhar, cortando com precisão a palavra da verdade”. Nesta
versão, a imagem que temos é de um bisturi nas mãos de um hábil médico que
separa os órgãos corretamente, de acordo com seu lugar, posição e função.
A primeira edição da Bíblia em inglês, publicada em 1535 por iniciativa do Rei
Tiago da Inglaterra, ou “King James”, trazia um prefácio de Miles Coverdale que
trazia um conselho semelhante: “Será de grande auxílio para entenderes as
Escrituras se atentares, não apenas para o que é dito ou escrito, mas de quem e
para quem, com que palavras, em que época, onde, com que intenção, em quais
circunstâncias, e considerando o que vem antes e o que vem depois”.
Sendo assim, não se pode querer entender a Bíblia como um saco de versículos
que você sacode, mistura e tira dali uma passagem qualquer para embasar uma
doutrina. Como escreveu Coverdale, é preciso saber “de quem e para quem...
onde, com que intenção e em quais circunstâncias” aquela passagem aparece ali.
Mas alguém vem e me pergunta: Mas e se Deus quiser abençoar algum crente
materialmente? Sim, Deus pode prosperar na vida de um crente materialmente...
mas Ele só faz isso quando quer e não porque prometeu isso. O apóstolo Paulo chega
a mencionar esse grupo de "ricos segundo o mundo" na Igreja dos
santos (crentes em Cristo, servos de Deus, que devem ser liberais com suas
riquezas, abençoando os irmãos mais pobres com tudo que possuem – cf. 1Tm
6.17,18). O apóstolo ainda os adverte dizendo que eles não devem buscar por
mais riquezas além do que já possuem naturalmente, pois isso pode levá-los ao
"amor ao dinheiro" ou às "coisas terrenas” (1Tm 6.8-11).
– JP Padilha
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