Mateus 18.20 ensina a congregar ou fala de perdão? | JP Padilha


“Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18.20).

Na verdade, Mateus 18.20 ensina as duas coisas. Basta ler o contexto (Mateus 18.15-20). A intenção de Jesus aqui é ensinar o modo simples de congregar como igreja, mas Ele começa falando de uma disputa entre irmãos dentro da congregação. De fato, a passagem começa falando de perdão, mas termina falando da IGREJA. Veja que Jesus dá o título de "igreja" aos “dois ou três” reunidos ao nome dEle.

"Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão" (Mt 18.15). Aqui já são dois juntos, mas não indica que isso tenha algo a ver com o que o Senhor irá ensinar na conclusão do contexto.

"Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada" (Mt 18.16). Aqui eles já estão em três ou quatro, mas tudo indica que ainda não tem o mesmo caráter dos "dois ou três" do versículo 20 mais adiante.

"E, se não as escutar, dize-o à IGREJA (perceba que aqui já é uma IGREJA); e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano" (Mt 18.17).

Agora sim Ele está chamando de "IGREJA" os “dois ou três” congregados ao Seu Nome, e não simplesmente se encontrando informalmente para resolver alguma questão. Os "dois ou três" congregados ao Seu Nome têm autoridade na terra para tomar ou suspender decisões ("ligar" ou "desligar") que têm o endosso garantido nos Céus. Não que elas sejam sempre decisões corretas, mas seguem o princípio da autoridade delegada. Um policial pode se enganar ao me multar, mas, mesmo assim, ele tem autoridade para fazê-lo. Mas, do que se trata esse “ligar” ou “desligar” na terra? Este é outro problema na interpretação do verso 18 de muitos cristãos professos de hoje. Ali diz: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu”.

Quantas vezes já ouvimos alguém usando esse versículo no meio de uma oração? O entendimento errôneo desta passagem dá a entender que os nossos pedidos feitos aqui na terra serão atendidos no Céu. De fato, há textos bíblicos que realmente falam sobre a realização dos nossos pedidos, mas não é o caso desse texto. De qual “ligação” o texto está falando então? De uma pessoa ao reino de Deus. Ou seja, os discípulos estavam recebendo autoridade para “ligar”, isto é, receber uma pessoa na igreja – para fazer parte da família de Cristo, ou “desligar”, que quer dizer “excluir” ou “excomungar” essa pessoa caso ela não estiver de acordo com as regras de Deus na igreja.

O ensinamento de como congregar entre irmãos vem no verso 20. Preste atenção em todo o contexto da passagem e então você não terá mais dúvidas de que Jesus está causando uma ruptura no modo judaico de adoração e estabelecendo uma nova ordem de reunião aos cristãos da Igreja, a qual viria a ser inaugurada somente em Atos 2. Do versículo 15 ao 20 de Mateus 18 lemos: “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada (até aqui, no verso 16, o assunto era o perdão). E, se não as escutar, dize-o à igreja (agora Jesus já está ensinando a exercer o perdão dentro da igreja); e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu (ligar ou desligar aqui tem a ver com receber ou excomungar alguém da igreja). Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. – e agora vem o princípio de como congregar entre irmãos – Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mateus 18.15-20 – grifo meu).

Em Mateus 18 encontramos dois irmãos com problema entre eles. Não conseguem solucionar o problema. Então Jesus aconselha que busquem a ajuda de mais alguém. O problema não é solucionado e repare que aqui já são três. Por que o texto não pára aí? Porque Jesus diz para eles levarem isso à igreja, revelando depois Sua presença nesse caráter de dois ou três”, e não simplesmente no meio dos dois ou três que tinham se encontrado antes tentando resolver a disputa.

Portanto, o texto de Mateus 18.15-20 começa falando de perdão, mas termina falando da reunião como IGREJA para adoração e ministério no verso 20 – Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” – igreja (Veja como Jesus a intitula no verso 17).

– JP Padilha
___________________________________________________
Acesse o blog do livro "O Evangelho Sem Disfarces" e baixe-o gratuitamente clicando aqui:
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/2019/08/sumario-o-evangelho-sem-disfarces.html

– Fonte 1: Facebook JP Padilha
– Fonte 2: Página 
JP Padilha
– Fonte 3: 
https://jppadilhabiblia.blogspot.com/
– Fonte 4: 
https://jppadilhabiblia2.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM É O JP PADILHA? QUAL É A SUA PROFISSÃO?

Se você me perguntar o que eu sou, eu lhe responderei: "sou esposo". Se você insistir, lhe responderei: "sou pai"....